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Economia e Setores

Varejo inteligente e novo olhar sob a concorrência são destaque no primeiro dia de NRF

A RPC está acompanhando a NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, em Nova York. Confira os destaques e tendências para o setor

A RPC está acompanhando a NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo que acontece entre os dias 12 e 14 de janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. O primeiro dia de programação, neste domingo (12),  já destacou algumas tendências para o varejo mundial.

Camila Leite, coordenadora de estratégias de mercado da RPC, está na NFR e traz os principais hightlights do evento. Acompanhe!

“O varejo pode transformar comunidades”

A abertura da NRF Retail’s Big Show contou com a presença do presidente e CEO da BJ’s Wholesale Club, Chris Baldwin. Para Baldwin, o varejo vai além de vender, mas também tem “o poder de transformar comunidades”.

Ele exemplificou a afirmação trazendo cases  da própria empresa. A BJ’s é uma cadeia de lojas de departamento com mais de trinta anos no ramo e comercializa, para associados, itens de casa, decoração, eletrônicos, entre outros. O CEO falou sobre as doações que a BJ’s faz a populações em situação de risco e vulnerabilidade social e também de que forma a empresa contribui com a pesquisa para o combater ao câncer.

“O varejo é um mercado em potencial e pode contribuir para o crescimento da comunidade onde está inserido. Um exemplo é que os varejistas são os primeiros convocados para ajudar em desastres naturais, seja com suprimentos, alimentos, materiais de construção”, disse. 

Para o presidente e CEO da BJ’s Wholesale Club, Chris Baldwin, o varejo vai além de vender, mas também tem “o poder de transformar comunidades”. Foto: Camila Leite/RPC.

Baldwin tem mais de 30 anos de experiência como executivo nas indústrias de varejo e produtos de consumo. Antes de ingressar na BJ’s em 2015, ele foi CEO da Hess Retail Corporation. O executivo também tem passagem pelas empresas Marathon Petroleum Corporation, Kraft Foods (Nabisco), The Hershey Company e Procter & Gamble. O empresário é presidente do Conselho de Administração da Federação Nacional de Varejo (NRF).

Acesso à informação

O CEO da Microsoft,  Satya Nadella, também marcou presença na NRF e era um dos nomes mais esperados da programação. Em seu discurso, ele destacou o poder do varejo, visto a quantidade de informação dos clientes que este mercado possui. 

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, foi um dos palestrantes da edição 2020 da NRF.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, foi um dos palestrantes da edição 2020 da NRF. Foto: Camila Leite/RPC.

Para Nadella, o grande desafio é desenvolver o “varejo inteligente”, por meio do uso destes dados. Ele apontou alguns fatores que podem possibilitar esse processo:

1 – Conhecer a fundo os consumidores
2 – Empoderar os funcionários
3  – Entregar um serviço de qualidade
4 – Repensar o varejo sempre
5 – Não copiar a concorrência, mas criar uma  própria cara

Nadella colocou a Microsoft como parceira neste processo para um novo varejo, um varejo “personalizado”. Na visão do CEO “o varejo pode construir sua própria tecnologia, com os dados que estão à mão”, disse. Ele destacou também como os softwares e sistemas da empresa podem contribuir para o crescimento de outros negócios”.

Como exemplo, o CEO citou a plataforma da Starbucks, a Azure. Por meio de um aplicativo os clientes recebem sugestões de pedidos personalizados gerados por meio de uma plataforma de aprendizado por reforço criada e hospedada pela Microsoft.

Omnichannel

As soluções que unem canais online e offline tiveram espaço cativo na fala de Nadella durante a NRF.

Ele destacou experiências de gigantes do mercado, como é o caso do Walmart . A rede usa um app que permite que o cliente saiba onde está a loja mais próxima para entregas delivery.

A marca de lojas de departamento Marks & Spencer também foi case pois, por meio de IoT (Tecnologia das Coisas), sensores dentro das unidades identificam o comportamento de compra. Já na Canada Goose, de produtos para a neve, as lojas oferecem a experiência real de estar no frio, em ambientes com temperaturas baixíssimas, para o consumidor provar as peças. A Natuzzi,  por meio da realidade 3D, coloca na casa dos clientes o mobiliário da marca. Todas as companhias utilizam tecnologia da Microsoft. 

Tecnologia da Canada Goose, varejista de produtos para a neve, oferece a experiência real de estar no frio, em ambientes com temperaturas baixíssimas, para o consumidor experimentar as peças da marca. Solução foi destaque na fala do CEO da Microsoft, Nadella, durante a NRF 2020.

O poder da influência

Representantes da Rent the Runway, serviço online de aluguel de roupas e acessórios de luxo; da Sephora; do Facebook e do Instagram debateram sobre o papel que a influência/influenciadores e as redes sociais têm na decisão de compra no varejo.

Eles conversaram sobre como as mídias sociais, atualmente, são cruciais para a descoberta de novas marcas e produtos e também no compartilhamento de feedbacks pós-compra, o que abre um canal de comunicação importante entre marcas, varejistas e consumidores.

Executivos da Rent the Runway, Sephora, Facebook e Instagram debateram sobre como a indústria está abraçando o poder do comércio social na edição 2020 da NRF. Foto: Camila Leite/RPC.

Alicianne Rand, do marketing da Rent the Runway, disse que 90% do seu conteúdo é “testemunhal”, ou seja, por meio da experiência do consumidor relatada na redes, e dos embaixadores da marca, mais de 5 mil, a Rent the Runway consegue medir sua performance e saber o que está sendo falado sobre ela. “É a partir desta percepção que investimentos em mídia paga”, disse Rand.

Comunidades

Sobre essa relação genuína entre cliente e marca, Amy Eschliman, gerente de engajamento da Sephora, explicou sobre a comunidade Beauty Insider, que soma mais de 2.500 usuários. A plataforma leva ao consumidor informações exclusivas sobre beleza. “Além dos posts e informativos, nos interessa falar sobre a marca e nossos produtos”, disse. A via é de mão dupla. “A comunidade como fonte de informações”, declarou Amy.

Asher Rapkin, do Facebook, finalizou incrementando sobre o poder das plataformas. “Vamos estar onde os consumidores estão. Ele pode curtir um item e comprar no mesmo canal. Estamos formando comunidades”, disse Rapkin.

Layla Amjadi, do Instagram Shopping, endossou o posicionamento de Rapkin. “A ideia do Instagram Shopping é tornar o processo de compra/venda mais integrado. Chegamos a isso a partir das conversas e interações, que ajudam a direcionar nossa mensagem. O futuro está nas comunidades”, afirmou Layla.

Loja do futuro

Gigantes brasileiras como o Grupo de Moda SOMA (detentor das marcas A.Brand, Fábula, FYI, Animale, Farm, Cris Barros e Foxton) e da Grendene S/A (que engloba a Melissa, Ipanema, Rider, Cartago, Ipanema Kids, Zaxy e Grendha) também estão na NRF compartilhando suas expertises. Os executivos dividiram palco com representantes da Rituals, marca de cosméticos, e da Varese Retail, boutique de estratégias de varejo. 

Sobre o papel e as possibilidades do varejo físico os CEO’s declararam que veem os espaços como locais de experiências do consumidor.

“Queremos que as pessoas desacelerem quando entram em nossas lojas”, é o que aposta Alberto Serrentino, da Varese.

Já o Grupo SOMA destacou a importância do poder de influência. A marca vê no vendedor um incentivador também das vendas online e faz com que os 900 “influencers” do Grupo ativem compras além do off, por meio de descontos.

A valorização da trajetória de compra e das histórias por trás dos produtos e pessoas é também a estratégia da Grendene.


Representantes do Grupo de Moda Soma e Grendene estiveram no painel Loja do futuro: repensando o papel e a estratégia do varejo físico. Foto: Camila Leite/RPC.

NRF Retail’s Big Show

NRF Retail’s Big Show está em sua 111ª edição e, neste ano, reúne mais de 38 mil visitantes de mais de 100 países diferentes. Além disso, estão em Nova York discutindo o futuro do varejo mais de 16 mil varejistas representando 3.500 companhias.

Estes foram os destaques do dia de hoje! Amanhã, tem mais conteúdo por aqui, acompanhe.

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