Menu Busca

Inovação e Tendências

Cores e decoração: especialistas contam o que estará em alta em 2022

Tendências surgidas na pandemia, maior atenção ao lar e busca por elementos que tragam conforto devem permanecer neste ano

Cores claras, iluminação natural e uso de plantas são algumas tendências para 2022. Foto: Jon Nathon Stebbe/Unsplash.

O boom de reformas e troca de decoração em casas e apartamentos nos anos de 2020 e 2021 – período em que as pessoas precisaram ficar mais reclusas por causa da pandemia de Covid-19 – trouxe outras tendências que, segundo especialistas entrevistados pelo De Olho no Mercado, vieram para ficar. A mudança de comportamento em relação ao lar, com uma maior atenção com os ambientes domésticos, é algo que deve permanecer em 2022: fazer da casa não apenas um lugar de passagem, mas um refúgio.

Esse é o motivo apontado pelo analista de marketing e projetos da Tintas Verginia, Rodrigo Bathke, para a ampliação do uso de cores mais cruas e saturadas. São exemplos os off-whites e os brancos com leve pigmento, em 2022.

“Isso traz uma sensação de santuário para a casa da pessoa”, diz ele. Beges e tons de marrom, de acordo com o analista, também devem vir com força.

 

As cores citadas por Bathke não serão restritas ao mercado de tintas, mas estarão em mobiliários como o sofá, diz o diretor da MCL Móveis Campo Largo, Edson Luiz Marochi. “Essas composições, ao mesmo tempo que trazem conforto, acolhimento e tranquilidade, também são modernas e elegantes. Além do sofá, essas paletas de cores podem estar presentes nas poltronas, bancos, pufes, apresentando a personalidade dos moradores”, destaca Marochi. Sofás em materiais como o couro é uma outra aposta da MCL para 2022.

 “Tons claros, formas orgânicas, uso de plantas nos ambientes e iluminação natural trazem cor e vida para os espaços. E isso se reflete no mobiliário, nas peças decorativas e nos tapetes”, pontua Marochi.

Outro movimento crescente que se estabelece em 2022 é a funcionalidade. Por isso, segundo o diretor da MCL, os móveis planejados ganharão força por aproveitarem ao máximo as dimensões do ambiente. Peças menores ou baixas são outra  grande aposta, pois agregam, diz Marochi, diferentes formas de uso.  “As mesas de apoio se destacam como peça decorativa e também por entregar multifuncionalidade”, exemplifica.

Atmosfera sonhadora

Para Rodrigo Bahtke, da Tintas Verginia, o movimento de reformas e mudança de elementos na casa é algo que deve seguir em 2022. “Seja pelos hotéis e Airbnb’s que vão se preparar para voltar a receber turistas ou para pessoas que, com a consolidação do home office, não precisam mais ficar presos a uma cidade e estão se mudando para locais como cidades litorâneas”, diz.

Ambiente da Tintas Verginia Barigui.

Essa atmosfera de tempos mais leves e concretização de sonhos também estará presente em cores de tintas que devem chegar no mercado em 2022 ou que já estão, mas terão crescimento na procura. “Vejo também muito forte as cores mais etéricas, que são os rosas, lilases, azuis-claros. Tons que formam uma atmosfera mais fantasiosa e aconchegante”.

Quer receber nossa NEWSLETTER SEMANAL?
Inscreva-se!

Artigos relacionados

0 respostas para “Cores e decoração: especialistas contam o que estará em alta em 2022”

Deixe uma resposta