Menu Busca

Comportamento

Uniguairacá prevê aumento de vagas nas áreas de Saúde, TI e Marketing Digital nos próximos anos

Com a missão constante de formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico, a Uniguairacá se tornou, ao longo de 20 anos, uma referência no Paraná em Ensino Superior de qualidade. No dia 28 de abril, Dia da Educação, a instituição forneceu um insight sobre as profissões que estarão em alta nos próximos anos.

Com a missão constante de formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico, a Uniguairacá se tornou, ao longo de 20 anos, uma referência no Paraná em Ensino Superior de qualidade. No dia 28 de abril, Dia da Educação, a instituição forneceu um insight sobre as profissões que estarão em alta nos próximos anos.

“As profissões em alta pós-pandemia serão voltadas à área da saúde, tecnologia da Informação, gestão e marketing digital”, antecipa Jean Koszalka, gestor de comunicação e marketing da universidade. “É Importante ressaltar que profissões tradicionais – como advogado, administrador e engenheiro  – sempre existirão, contudo, este profissional terá que adaptar seu conhecimento aos novos tempos”.

Alguns números sobre esses setores dão uma ideia do potencial do mercado no Brasil. Somente em 2022, de acordo com a Brasscom, espera-se um investimento de R$ 345 bilhões na área, que envolve big data, armazenamento em nuvem e IOT (internet das coisas, em português).

Já a saúde privada no Brasil, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), teve uma receita de R$ 217 bilhões em 2020, levantamento mais recente desde o início da pandemia da Covid-19.

Área de saúde seguirá em alta

De acordo com Koszalka, a necessidade de profissionais médicos se manterá constante nos próximos anos. Por isso, graduações como Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Farmácia e Odontologia já apresentam uma procura muito grande, pois existe uma demanda imediata nestas funções.

“A Uniguairacá possui em seu DNA a preocupação em formar profissionais com forte caráter humanístico, envolvidos com a sociedade e sempre observando as principais tendências em que o mercado apresenta”, destaca. “Por isso, adaptamos constantemente as metodologias em sala de aula, a fim de ter em mente um profissional cujas aptidões estejam adequadas até o ano de 2050”.

Uniguairacá aumentou oferta de cursos

Com essa estimativa de longevidade no conhecimento ensinado, a Uniguairacá também ampliou a oferta de cursos de graduação: hoje, são 24 na modalidade presencial, 23 no ensino à distância (EAD) e 7 no modelo semipresencial. Com o trabalho, foi possível ensinar alunos além das divisas do Paraná.

“O Paraná é um estado que busca o desenvolvimento tecnológico para que sua produção seja sempre mais eficaz. Logo, temos aqui um estado com muitas oportunidades: todas as cidades necessitam de enfermeiros, gestores, engenheiros, agrônomos e desenvolvedores de soluções tecnológicas, entre outros. A diferença estará na demanda de cada cidade”.

 

Conjunto de soft skills gera profissional diferenciado

Koszalka pondera que, além do conhecimento técnico em cada carreira, um diferencial imenso nos próximos anos serão as “soft skills”, isto é, o conjunto de habilidades polivalentes que podem ser aplicados em diferentes setores.

Comunicação eficaz, empatia, organização e flexibilidade são alguns dos conhecimentos e habilidades que farão a diferença no momento da contratação de um profissional, prevê.

“O mercado exige pessoas com a tríade “ACH” (atitude, conhecimentos e habilidades)”, sintetiza. “Essa tríade passa, também, por uma formação acadêmica que venha a trabalhar com as competências destacadas”.

Em qual “profissão do futuro” o seu negócio está investindo? Compartilhe o seu case com a Negócios RPC!

Leia mais:

Estudantes com mais de 30 anos voltam à universidade em busca de requalificação

Artigos relacionados

0 respostas para “Uniguairacá prevê aumento de vagas nas áreas de Saúde, TI e Marketing Digital nos próximos anos”

Deixe uma resposta