Menu Busca

Inovação e Tendências

Mercado e consumidor: as macrotendências que são destaque em 2020

Descubra as macrotendências que são destaque em 2020 pelo consumidor

Foto: Pixabay.

De nada adianta nadar, e nadar, para morrer na praia. Para continuar firme no mercado, as empresas precisam acompanhar os novos valores do consumidor. Afinal, a velocidade das mudanças e as novas tecnologias obrigam as marcas a explorar seu potencial competitivo. E diante de todas essas mudanças de comportamento, é possível manter a agilidade e ainda assim manter a essência da empresa?

Para o consultor do Sebrae do Paraná, João Luís Moura, o segredo está no propósito da empresa e seu posicionamento de mercado. “Quando você tem uma empresa, é uma vida dedicada a ela. A essência dela é a essência do empreendedor, é algo que vale a pena insistir, é a motivação do dia-a-dia”, explica Moura. Na visão do especialista, a essência tende a se acentuar cada vez mais a médio e a longo prazo. 

A tecnologia e a informação acessível, com a facilidade da internet, transforma o consumidor a cada dia. Para Moura, as pessoas estão mais exigentes e querem mais do que um produto ou serviço de qualidade. “É preciso conexão emocional, uma ligação com o estilo de vida. O consumidor muda bastante e procura empresas que tenham processos facilitados”, garante.

Tendência versus modismo

Diante de tantas exigências, é preciso entender quais são as principais tendências e fugir dos modismos. “Grandes empresas sempre investem com base nas macrotendências e com elas montam suas estratégias. É preciso estar antenado para acompanhar essas mudanças”, afirma o consultor. Focar em modismos pode ser um tiro no pé. Todo o esforço para se adequar a determinado comportamento pode se perder com o tempo. 

Com o propósito de analisar e entender a cada dia os novos hábitos do consumidor, o Sebrae publica anualmente um estudo que mostra as principais macrotendências do mercado. “É uma forma do pequeno empreendedor se guiar e estar antenado com as principais mudanças”, salienta Moura. Veja a seguir o infográfico que mostra sucintamente as quatro macrotendências para 2020 e 2021:

É obrigatório seguir e se adequar a todas as macrotendências. Para o consultor do Sebrae, não existe certo ou errado quando o assunto é empreendedorismo. “Você precisa conhecer a fundo a sua marca e avaliar o que cabe dentro de cada negócio”, sugere.

Conhecer o consumidor é fundamental

Com o propósito de entender cada vez mais as tendências de mercado, a Gadens Incorporadora, em Curitiba, investiu em pesquisa. “Queríamos saber o que o consumidor gostaria no empreendimento e o que ele sonharia para um futuro, que não é o desejo dele agora”, conta a coordenadora de inteligência de incorporação da Gadens Incorporadora Amanda Medeiros. 

Equipe da Gadens Incorporadora. Foto: divulgação.

Não dava para apostar em achismos. Toda a equipe da Gadens e parceiros hoje conhecem muito bem a tendência do consumidor para os próximos anos. “Hoje temos a certeza, com base em pesquisa, que o consumidor quer um padrão elevado de qualidade de vida. Quer ter segurança, comodidade e morar numa localização estratégica. Muitas incorporadoras mal escolhem o terreno, mas hoje a gente sabe que a localização é muito importante”, explica a coordenadora da Gadens. 

Com projetos que demoram em média dois anos para sair do papel, a Gadens Incorporadora sabe que estruturar uma persona a cada novo empreendimento é fundamental. “A cada novo projeto um estudo de consumidor é feito. Muitas vezes reafirmamos uma coisa ou outra, mas a gente sempre renova o posicionamento de mercado”, finaliza.

Artigos relacionados

0 respostas para “Mercado e consumidor: as macrotendências que são destaque em 2020”

Deixe uma resposta