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Inovação e Tendências

Experiências diferentes podem inspirar seus consumidores

Experiências de marca estão se tornando cada vez mais comuns no mundo dos negócios. Pequenas e grandes marcas buscam proporcionar emoções diferenciadas aos seus clientes. O que elas ganham com isso? Leia e descubra!

Já imaginou se hospedar em uma vinícola e ter o seu quarto rodeado por videiras? Ou ir jantar e, enquanto espera a comida, ser convidado a pintar um quadro? Seriam experiências que você jamais esqueceria, pois fogem de formatos mais convencionais aos quais estamos acostumados. Pensando nisso, fomos atrás de algumas experiências diferentes para inspirar o seu dia e, quem sabe, sua próxima viagem ou negócio!

Comida & arte no Canadá

O restaurante Raw Canvas, em Vancouver, no Canadá, coloca seus convidados para pintar um quadro enquanto esperam os pratos – e não precisa ser artista, não. Vale fazer até boneco de palitinho:

Comendo no escuro 

O jornalista Rodolfo Araújo, da Edelman Significa, em São Paulo, viajou para Berlim e jantou no restaurante unsicht-Bar, que apresenta um proposta bem bacana de jantar no escuro – no breu mesmo. A experiência foi tão inesquecível que Rodolfo agora indica o local para todos os amigos que visitam a Alemanha. Ele mesmo conta um pouquinho para nós como  funciona o restaurante:

Legal, não é?! Todas essas iniciativas geraram uma experiência singular na vida de seus clientes, que agora, ao pensarem na marca, são tomados por uma lembrança agradável. Não é assim que você quer ser lembrado pelos seus consumidores? Pois então saiba que não é preciso ter um restaurante, ou um bar, ou um quarto em uma vinícola, para promover ações diferenciadas e inesquecíveis ao seu público. Aliás, foi justamente a demanda por serviços diferenciados  que fez surgir uma modalidade na comunicação chamada de Brand Experience – ou Experiência de Marca.

 Cadeira de quick massage da Construtora PDG e auditório personalizado em evento da Slaviero Hotéis (foto: Remix Promo) e o Sprite Shower, da marca de refrigerantes

Cadeira de quick massage da Construtora PDG e auditório personalizado em evento da Slaviero Hotéis (foto: Remix Promo) e o Sprite Shower, da marca de refrigerantes

A ideia de surpreender e interagir com o seu público pode ser aplicada tanto em serviços permanentes (como a ideia de servir o jantar no escuro) ou temporários (como apresentar empreendimentos durante uma sessão de massagem, ou oferecer um auditório com poltronas e sofás aos convidados de um workshop). A Sprite, por exemplo, instalou em uma das praias do Rio de Janeiro uma máquina de refrigerante gigante, que ao invés de liberar a bebida, liberava água gelada aos banhistas. O Sprite Shower virou um case de sucesso e alavancou as vendas da marca naquela temporada.

Criar experiências ajuda a fidelizar consumidores

RPC Brand experience Conrado da Luz

Segundo Conrado da Luz, da agência de marketing promocional Remix Promo, de Curitiba, ter um comercial bonito não é mais suficiente para envolver e fidelizar os clientes. “Os consumidores estão muito mais atentos às suas aquisições de produtos ou serviços. Por isso, algumas marcas passaram a desenvolver ações de comunicação que proporcionam uma experiência, onde o consumidor interage com a marca ou com o conceito desta marca, fazendo com que se desperte o interesse na aquisição”, diz.

Conrado ainda lembra que não basta sonhar com ações inusitadas e alerta que campanhas como estas precisam ser bem planejadas: “Existem diferentes formas de realizar uma ação de experiência de marca, e com a evolução da tecnologia, as possibilidades se tornaram quase infinitas. Hoje, o grande desafio é conseguir desenvolver ações de experiências que caibam no orçamento, pois mesmo antes da crise econômica, a maioria das marcas já haviam reduzido seus investimentos em publicidade e propaganda, mas as ações não devem parar. O relacionamento com o consumidor deve ser preocupação constante para que a experiência se transforme em fidelização”, finaliza.

Você lembra de algum case de experiência que marcou sua vida? Conte para a gente e vamos juntos!

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