Menu Busca

Inovação e Tendências

Inovação: empresário de Ponta Grossa investe na capacitação de empreendedores

Conhecido por sua trajetória de sucesso, o fundador da Odonto Excellence, Oséias Gomes, aproveita sua experiência para ajudar empreendedores na estruturação de startups

O empresário paranaense Oséias Gomes, fundador e CEO da Odonto Excellence, é conhecido por sua admirável trajetória, na qual conquistou mais de 1200  franquias no Brasil, Portugal, Angola e Paraguai em 12 anos.

Uma de suas características mais notáveis, no entanto,  é a determinação em compartilhar sua experiência e incentivar outros empreendedores a prosperarem.

Nos próximos meses, o empresário vai inaugurar um centro de inovação, o Lions Startups, em Ponta Grossa (PR). Um espaço destinado a oferecer suporte para empreendedores que desejam desenvolver suas startups em qualquer estágio de amadurecimento.

“Empreender é um grande desafio, tem horas que o vento bate nas costas e outras que bate no peito. Vamos ajudar pessoas a estruturarem seu negócio com inovação, tecnologia e modelo de negócio. Muitas ideias boas às vezes se perdem porque não têm estruturação que crie sinergia, acesso e conexão com o mercado”, explica Gomes.

 

Ecossistema de Inovação no Paraná

A julgar pelo crescente número de startups no estado, a demanda no centro de inovação será grande. De acordo com mapeamento realizado pelo Sebrae em 2020, o Paraná tem mais de 1400 startups localizadas em 87 cidades em todas as regiões do estado. Esse número representa um crescimento de 39% em relação à pesquisa anterior, realizada em 2019.

O mesmo estudo aponta, ainda, que 77,4% das startups paranaenses que participaram da pesquisa focam no público B2B2c (empresas e consumidor final) ou B2B (empresas).  E as 6 áreas com mais negócios na modalidade são agro; saúde e bem-estar; internet e comunicação; construção civil;  educação e serviços ao consumidor.

Também é interessante observar que a maioria das startups paranaenses foram criadas recentemente: quase metade surgiu em 2019 ou 2020.

No entanto, o fato de serem jovens não representa necessariamente o estágio de maturidade. Considerando um ciclo composto pelos estágios 1. Descoberta, 2. Validação, 3. Operação, 4. Tração e 5. Scale-up, quase 60% das startups paranaenses encontra- se na fase 2 ou 3.

Experiência compartilhada

Antes de chegar ao topo, um longo caminho permeado com muito trabalho e superação foi percorrido pelo empresário. As lições e conselhos que ele gostaria que tivessem lhe ensinado no início da sua jornada,  ele compartilha no seu primeiro livro, Gestão Fácil publicado em 2019.

A obra traz ensinamentos para gerar facilidades, montar uma equipe de sucesso e multiplicar a empresa de maneira ágil e fácil. Gestão Fácil se tornou best seller na pré-venda da Amazon  e o segundo livro já está a caminho.

“O novo livro fala sobre estruturação de negócios. Muitas vezes ideias maravilhosas não vão para frente por terem uma estruturação errada. Quero ajudar as pessoas a não errar, ou errar menos, durante essa etapa inicial do negócio”, comenta.

Participação no Rocket

O empresário respira empreendedorismo e mais uma vez compartilhou sua experiência com outros empreendedores, agora no Rocket 2021. Oséias foi um dos jurados da etapa final da órbita Gestão, que aconteceu em outubro.

 

“Me sinto em casa nesse ambiente. Estou me capacitando há mais de 30 anos para entender o mundo do empreendedorismo, para falar de gestão, de negócio, de mercado, de conexões.  Então, quando eu posso contribuir com esse meio faço questão. Com certeza é um dos assuntos que mais gosto de falar. Me diverti muito fazendo parte desse projeto”.

Tem uma história de empreendedorismo para compartilhar?  Fale com a gente!

Artigos relacionados

0 respostas para “Inovação: empresário de Ponta Grossa investe na capacitação de empreendedores”

Deixe uma resposta