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Inovação e Tendências

Pós-NRF 2022 destaca mudanças de perfil no consumidor no varejo

Novas tendências tecnológicas, como o metaverso e os ecossistemas de varejo, também foram discutidas em evento  promivido pelo Grupo OM Marketing & Comunicação

Na última terça-feira (08), Curitiba recebeu no Cinemark do Shopping Mueller, o Pós-NRF 2022, um evento de devolutiva ao mercado regional que discute as novidades e tendências apresentadas no NRF Retail’s Big Show, o maior evento do varejo mundial. O evento foi promovido pelo Grupo OM Marketing & Comunicação, em parceria com o Varejo 180.

Com apresentação de Julio Takano, CEO da Kawahara & Takano Arquitetura de Negócios, e de Zeh Henrique Rodrigues, designer, especialista em Retail e Consumer Experience, sócio e VP de Branding e Varejo da Brainbox, o Pós-NRF trouxe detalhes da “Missão Técnica Varejo 180”, em que executivos do Grupo OM Marketing & Comunicação acompanharam a tradicional feira realizada em Nova York.

Zeh Henrique Rodrigues e Julio Takano apresentaram em Curitiba as principais tendências do varejo no Pós-NRF. Felipe de Souza

Em um primeiro momento, Zeh Henrique discorreu sobre dados de pesquisas internacionais de comportamento do consumidor. Elas indicaram um aumento no consumo em lojas físicas no ‘pós-pandemia’, de 60% para 72%.

 

As vendas online também cresceram, e a tendência segue positiva. De acordo com os números apresentados, 38% dos consumidores desejam ter mais interação online. Além disso, 62% do público da Geração Z (nascidos após 1997) gostaria de fazer compras diretamente de seu feed das redes sociais. “[É uma geração] que está desempenhando um papel bastante interessante no perfil de comportamento”, destacou.

O especialista também apontou alguns gargalos de investimento. “Os clientes desejam processos mais rápidos e com menos atritos”, disse. Sendo assim, o varejo necessita gerar eficiência operacional e logística. Para atingir esse objetivo, investir em tecnologia, pessoas e branding faz parte do repertório.

Metaverso e perfil de consumo da geração Z foram temas do Pós-NRF. Felipe de Souza

Zeh Henrique também falou sobre o metaverso, um dos principais temas de destaque da NRF. O metaverso é um ambiente virtual em que os usuários podem ingressar com o uso de determinados canais, por meio de avatares. É um processo de ‘gamificação’ (gamification), criado para ampliar as relações entre marcas e clientes. Um exemplo é a Nikeland, um mundo de Roblox, popular game online, criado em conjunto com a Nike.

 

 

“O metaverso já é algo que a gente já tem falado nestes últimos dois anos, mas é algo que começa a ganhar um pouco mais de corpo. Teremos uma imersão cada vez maior nesse universo totalmente digitalizado.”

 

 

 

 

Logo em seguida, foi a vez de Julio Takano detalhar visitas técnicas realizadas pela comitiva brasileira em grandes players. Entre os estabelecimentos visitados estavam a Ulta Beauty, a Bed, Bath & Beyond, o Starbucks, o Google, entre outros.

Membros da Varejo 180: Julio Takano, Zeh Henrique Rodrigues, Ronald Nossig e Marcos Andrade. Felipe de Souza

Um dos principais pontos levantados por Takano em relação ao que se viu acontecendo na prática em Nova York é a criação de ecossistemas, que une os grandes varejistas às indústrias e marcas, em uma conexão próxima e personalizada com o cliente.

A Bed, Bath e Beyond, por exemplo, uma loja de cama, mesa e banho que foi dada como ultrapassada, se renovou a partir deste conceito. Em seu interior, o consumidor encontra não apenas os produtos básicos daquele segmento de atuação, mas também uma série de outros produtos e serviços. Os ecossistemas, de uma forma geral, costumam reunir serviços à gama de produtos através de experiências imersivas.

 

“As experiências na jornada do cliente, 360ºC, através de micro momentos de experiência, farão com que o cliente seja muito engajado e volte para a loja. É isso que o cliente quer hoje: vivenciar experiências pós-pandemia”, ressaltou Takano.

 

 

 

 

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