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Marketing e Comunicação

Calendário sazonal 2021: as oportunidades de alavancar negócios de março a abril

Confira nossa curadoria de datas comemorativas e insights do calendário sazonal 2021 para que você não perca nenhuma oportunidade até o mês de abril!

Equipe de Inteligência de Mercado da RPC
Equipe de Inteligência de Mercado da RPC reuniu as principais datas comemorativas e oportunidades dos primeiros meses de 2021.

Vamos falar sobre o seu planejamento de marketing e vendas para os meses de março e abril? Dando continuidade à curadoria de datas comemorativas e insights do calendário sazonal 2021, a equipe de Inteligência de Mercado da RPC separou as próximas oportunidades para inspirar o seu negócio.

Renata Mateus, analista de inteligência de mercado do departamento de marketing da RPC, destaca que a ideia de disponibilizar o calendário aqui no blog é ajudar o mercado a se planejar. Junto com as colegas Cristina Nascimento e Maiara Benjamin, ela é responsável pela curadoria de dados e análise de oportunidades para o mercado paranaense.

Renata Mateus, analista de inteligência de mercado sênior no marketing da RPC

 

“A ideia de trazer mensalmente oportunidades e dados do mercado paranaense é facilitar o planejamento de ações mais amarradas. A RPC sempre olha para essas oportunidades como uma forma de conectar estrategicamente as marcas a temas importantes e participar das conversas com os consumidores. Estamos sempre prontos para pensar em soluções de comunicação focadas nas necessidades dos nossos clientes e parceiros”, explica ela.

 

 

➡️ Olhar com atenção para o calendário sazonal 2021 pode ser uma estratégia e um diferencial competitivo

Observar as oportunidades do calendário sazonal 2021 é uma oportunidade de ir além do esperado. “Datas que trazem temas relevantes para a sociedade, como o Dia da Mulher, funcionam como oportunidade para as marcas mostrarem que se interessam e defendem essa causa e que não estão ali apenas para vender. Uma forma de criar empatia com o consumidor”, pontua Renata.

📌 Confira as próximas datas comemorativas e insights do calendário sazonal 2021

Como você pode ver, aproveitar o calendário sazonal 2021 pode ser uma estratégia imperdível para envolver o seu público, criar empatia e conquistar seguidores. No entanto, o planejamento é essencial para que as ações tenham efetividade, toquem e emocionem o público da sua empresa.

Então, que tal conferir as próximas datas comemorativas e insights para aumentar as chances de sucesso das suas ações ao longo do ano? Aqui vai a nossa curadoria e também sugestões de como aproveitar essas datas, dependendo do seu tipo de negócio:

março de 2021

O terceiro mês do ano tem como destaques o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Consumidor, mas é importante ficar ligado nas outras datas e oportunidades do período.

📌 Dia do Turismo Ecológico (1º)

Diferente do Turismo Convencional, o Turismo Ecológico (ou Ecoturismo) promove a prática de atividades educacionais e esportivas com viés sustentável. Assim, estimula a preservação do meio ambiente e a redução de impactos negativos à biodiversidade.

Dados do ecoturismo no Paraná

A combinação de rios, lagos, montanhas, praias e mata atlântica em abundância faz do Paraná um cenário perfeito para o turismo ecológico de aventura. Confira alguns dados de mercado que comprovam as riquezas e oportunidades no estado:

  • O turismo ecológico representa entre 15 e 20% do setor turístico (Fonte: World Travel & Tourism Council)
  • O segmento Ecoturismo-Natureza-Turismo de Aventura é o segundo mais procurado por clientes de empresas do setor de agências e organização de viagens no Paraná (16,2%).  (Fonte: Ministério do Turismo, 2019)
  • 61% dos curitibanos gostam de entender mais sobre a natureza e quase 1 milhão preferem sair de férias em seu próprio país ao invés de viajar para o exterior. (Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index – Curitiba: BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s) Filtro: Opiniões e Atitudes: Estilo de Vida e Motivações: Eu gosto de entender sobre a natureza: Concorda Totalmente/Parcialmente. Filtro: Opiniões e Atitudes: Viagens e Férias: Prefiro sair de férias em meu próprio país ao invés de viajar para o exterior: Concorda Totalmente/Parcialmente)
Como trabalhar com turismo ecológico no seu negócio

Com tantos lugares lindos em nosso estado, para comemorar essa data do calendário sazonal 2021, nada melhor do que ressaltar as belezas naturais da sua cidade, certo?

Sua empresa atua no segmento de turismo e está atendendo e organizando viagens e estadias com todos os cuidados estabelecidos por conta da pandemia? Pode ser a hora certa para oferecer descontos especiais ou pacotes exclusivos para comemorar a data.

📌 Dia Internacional da Mulher (8)

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Uma mobilização pela igualdade e respeito, que também abre caminhos para campanhas contra o machismo e a violência.

Como trabalhar o Dia da Mulher em suas ações de marketing

A sua marca pode comemorar o Dia da Mulher de diversas formas. Criar campanha, oferecer cupons e brindes especiais e personalizar pedidos no momento da entrega são algumas ideias. Uma oportunidade para homenagear as mulheres da sua região e as lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho!

Atenção: antes de pensar em qualquer ação de mídia para essa campanha, lembre-se da importância de representar fielmente a realidade. Um estudo feito pela Nielsen, em 2019, mostrou que as mulheres esperam anúncios publicitários que reflitam mais da sua vida real e fujam dos antigos estereótipos.

Em breve teremos uma matéria cheia de dados interessantes para você conhecer as mulheres paranaenses aqui no blog!

📌 Dia Nacional dos Animais (14)

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais. E como não os amar? 

Mais do que parte importante do ecossistema em que vivemos, os animais passaram a ocupar um espaço para lá de especial em muitas famílias. E as pesquisas mostram que o mercado pet está com tudo e repleto de oportunidades para quem quer empreender ou simplesmente vender mais!

De olho no mercado pet!

Números atualizados mostram que o Brasil está em 3º lugar no ranking mundial de faturamento no setor pet, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Já um estudo da Nuvemshop mostra que o comércio eletrônico vem crescendo no país e atraindo os empreendedores para o setor. Entre o primeiro e segundo trimestre de 2020, as lojas do segmento tiveram 219% de crescimento no e-commerce, sendo a segunda categoria com maior aumento no período.

Dados sobre o mercado pet paranaense

➡ Em Curitiba, 66% das pessoas possuem pets e 28% possuem até dois cães. (Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index – Curitiba: BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s) Filtro: Animais domésticos (posse e produtos): Posse: Possui)

➡ Em Londrina, quase um milhão de pessoas compram ração para pets, e 80% deles, estão na RPC. (Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index Light – Londrina. Banco: Ago-Set/2020 – Filtro: Alimentos para Cães e Gatos – Consumo)

Ideias para abordar o Dia dos Animais no seu negócio

Se o seu negócio é do segmento pet, essa é uma ótima oportunidade para oferecer promoções especiais em seus produtos e serviços. Outra ideia, relevante o ano inteiro, é trabalhar campanhas contra os maus tratos aos animais.

Sua empresa não atua nesse mercado? Pode ser o momento ideal para fazer diferente ao mostrar sua preocupação com a causa animal. Que tal promover uma feira de adoção em parceria com alguma ONG para conseguir um lar para os animais abandonados? Além de chamar a atenção do seu público, você ainda promove a responsabilidade social e faz o bem.

📌 Dia Mundial do Consumidor (15)

O Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para mostrar o quanto os seus clientes são importantes e para promover o relacionamento com a marca. A data continua gerando expectativas de ganhos por parte do público. 

Uma pesquisa realizada pelo Google em 2020, mostra que frete grátis, condições de pagamento especiais e pontos extras em programas de fidelidade são os três benefícios que os consumidores mais querem ganhar dos varejistas, além dos descontos.

Insights sobre o consumidor paranaense

➡ Em Curitiba, 68% das pessoas estão sempre procurando por ofertas e descontos. (Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index – Curitiba: BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s) Filtro: Opiniões e Atitudes: Comportamento de Compras: Eu sempre procuro ofertas e descontos:Concorda Totalmente/Parcialmente)

➡ Uma curiosidade do mesmo estudo mostra que, justamente por ser o “seu dia”, o consumidor espera que as empresas façam mais e ofereçam benefícios diferenciados e mimos. Ele quer ser celebrado como consumidor e não somente comprador.

📌 Dia Mundial Sem Carne (20)

O Dia Mundial Sem Carne surgiu em 1985 nos Estados Unidos, com a ONG FARM e é muito celebrada pela comunidade vegana e vegetariana.

Dados sobre o mercado vegetariano

Em alta no Brasil, a população vegetariana já contava com quase 30 milhões de pessoas em 2019. Em seis anos, esse número dobrou. É o que mostra uma pesquisa do Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A tendência é que esse público continue a crescer, principalmente pelo amor aos animais, atenção maior à saúde e à sustentabilidade do planeta. O que impulsiona, com isso, a oferta de aplicativos, indústrias e restaurantes para pessoas que preferem não consumir carne de origem animal.

➡ Você sabia que só em Curitiba, são mais de 280 mil vegetarianos? (Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index – Curitiba: BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s) Opiniões e Atitudes: Comida e Dieta: Sou vegetariano: Concorda Totalmente/Parcialmente – Dados extrapolados para área de cobertura da RPC Curitiba (3.325.277)).

➡ Segundo o Google, o termo Carne vegetal é a principal forma de procura do tema, cuja busca cresceu nada menos do que 150% nos últimos quatro anos.

Ideias de como incluir o Dia Mundial Sem Carne em seu restaurante

Se você tem um restaurante, a dica é oferecer um cardápio sem carne neste dia. Indústrias alimentícias que oferecem produtos como carne vegetal, podem realizar promoção especial e promover campanhas com produtos dessa linha.

abril de 2021

O quarto mês do ano é famoso pelo feriado da Páscoa, época aquecida principalmente para a indústria alimentícia. Contudo, também inclui outros importantes destaques do calendário sazonal 2021. Fique por dentro!

📌 Abril Verde

Abril é o mês da conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. Assim sendo, é interessante para reforçar ações internas que previnam acidentes e doenças dentro de sua empresa. É importante para o seu negócio e para seus principais ativos: os colaboradores, pessoas que fazem tudo acontecer.

📌 Páscoa (4)

Com celebração móvel, a Páscoa todo ano ano é realizada em uma data diferente. Para muitos cristãos, essa é a festa de maior importância do calendário religioso. Ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição de Jesus.

A Páscoa no Paraná: religiosidade e gosto por chocolates

No Paraná mais de 7 milhões de paranaenses declararam que a fé é realmente importante: em Curitiba, 77% declara seguir uma religião e 44% se diz Católico Apostólico Romano.

Também marcada pelo simbolismo dos ovos de chocolate, a data deixa muita gente com água na boca. E se tem uma coisa que o paranaense – e, especialmente, o curitibano – gosta é de chocolate!

➡ Em Curitiba, 61% da população declarou ter consumido chocolates e bombons na última semana. (Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index e Target Group Light – Curitiba (BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s)), Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa (Ago-Set/2020), Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco (Jun/2019) e Umuarama (Mar/2020). Universo geral. Dados extrapolados para área de cobertura da RPC (9.648.899 pessoas).

Dados da Páscoa 2020 indicam novas tendências do comportamento do consumidor e preferência por compras online

Em 2020, o Google fez uma pesquisa para saber o que os consumidores iriam mudar em seus planos para a Páscoa. Veja as principais mudanças identificadas:

  • viagem no feriado
  • forma/local de compra dos ovos/chocolates
  • maior preferência por chocolates mais baratos, menores e mais fáceis de serem transportados por um entregador
  • mais disposição para produzir o ovo em casa
Dicas para aumentar as vendas na Páscoa

Para aproveitar a data o importante é se planejar! O que vai ser vendido? O que você vai precisar? Como será feita a divulgação? Qual será o período de vendas? As vendas de Páscoa devem começar entre um ou dois meses da data e ir até duas semanas depois.

Uma ótima oportunidade para promover sua marca através de campanhas de divulgação de produtos, ofertas, dicas de presentes, receitas, informes publicitários e até uma ação no Estúdio C.

📌 Final do The Voice + (4)

A final do The Voice + também pode inspirar suas ações de marketing, seja por meio de investimento em mídia na TV ou por outra forma

O Brasil vai conhecer a nova voz da edição especial voltada a talentos com mais de 60 anos no dia 4 de abril. Porém, é importante continuar de olho na programação da Rede Globo, pois a data está sujeita a alteração.

📌 Dia Mundial da Saúde (7)

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis.

A cada ano, um tema relacionado à saúde da população mundial é adotado. Em 2020 o tema escolhido foram os profissionais de saúde, por sua heroica dedicação no combate à disseminação da Covid-19. Porém, para 2021 a temática ainda não foi definida. 

Curiosidades sobre a saúde dos paranaenses

Confira alguns dados sobre como os paranaenses cuidam da saúde no dia a dia:

  • 77% declaram que pagariam qualquer preço por sua saúde
  • Mais de 3 milhões declaram que quase sempre estão tratando de perder peso
  • 41% fazem exames de saúde de forma regular mesmo estando bem de saúde
  • Porém, o que chama atenção é que, apesar dessa preocupação com a saúde, apenas 6% declararam terem ido a academia de ginástica no último mês e 28% ter saído para caminhar

(Fonte: Kantar Ibope Media – Target Group Index e Target Group Light – Curitiba (BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s)), Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa (Ago-Set/2020), Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco (Jun/2019) e Umuarama (Mar/2020). Universo geral. Dados extrapolados para área de cobertura da RPC (9.648.899 pessoas)).

Ideias de ações que incentivam os cuidados com a saúde

Essa é uma ótima oportunidade para promover sua marca através de campanhas de conscientização, caminhadas, dicas de saúde, informes publicitários e até uma ação no Globo Esporte. Um momento para mostrar o quanto se preocupa e se importa com a vida dos seus clientes. 

📌 Dia do Jornalista (7)

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró. Importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos.

A data pode ser uma oportunidade de homenagear a atuação da imprensa, público importante para alavancar seu reconhecimento de marca.

📌 Dia Mundial da Educação (28)

O Dia Mundial da Educação foi instituído há 19 anos por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação. O objetivo era firmar o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030. 

A data ajuda a incentivar e a conscientizar a população acerca da importância da educação. Uma grande responsável pela construção de valores sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e formação humana. Além de ser um assunto de interesse de toda a sociedade, é uma ótima oportunidade para sua marca se associar a um tema de extrema relevância.

Dados sobre a educação no Brasil e no Paraná

Até 2018, o Brasil contava com cerca de 182 mil estabelecimentos de ensino e mais de 2,2 milhões de professores da educação básica. Porém, 35% dos brasileiros com mais de 14 anos não completaram o Ensino Fundamental. Segunda etapa da educação básica, voltada à população de 6 a 14 anos, que dura nove anos.

No Paraná, mais de 830 mil pessoas não completaram até o 5º ano da Educação Básica ou são analfabetos¹.

Fontes: Ministério da Educação, Estimativas de população 2018 (referência 2016)/IBGE, Contas Regionais 2016 e estimativas de população 2016/IBGE, Todos Pela Educação e G1. 

¹Kantar Ibope Media – Target Group Index e Target Group Light – Curitiba (BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s)), Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa (Ago-Set/2020), Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco (Jun/2019) e Umuarama (Mar/2020). Universo geral. Dados extrapolados para área de cobertura da RPC (9.648.899 pessoas).

📌 Dia do Frete Grátis (sem data definida)

Depois do “Black Friday”, ação que já se consolidou em nosso país, o Dia do Frete Grátis é uma ação onde os varejistas online oferecem seus produtos sem cobrar custo pelo envio e é realizado no final de abril. Mesmo sem um dia definido.

Para os consumidores a data é uma excelente oportunidade para comprar sem se preocupar com o valor da entrega. Um fator determinante na finalização de muitas compras. Afinal, no Brasil o valor cobrado pelo envio reflete 55% da taxa de abandono de carrinhos em lojas virtuais.

➡ Só no Paraná, mais de 2,3 milhões de pessoas declararam terem feito compras online no último mês¹. 

Para as marcas pode ser uma chance de atrair mais consumidores e fidelizar aqueles que já são clientes a fim de aumentar a vendas e contudo a conversão. A ocasião é uma ótima oportunidade para antecipar os presentes do Dia das Mães, que acontece duas semanas depois.

Fontes: Wishtech, NeoTrust, Compre&Confie, E-commerce Brasil, ABComm & ComSchool 2019.

¹Kantar Ibope Media – Target Group Index e Target Group Light – Curitiba (BR TG 2020 I (2019 1s + 2019 2s)), Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa (Ago-Set/2020), Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco (Jun/2019) e Umuarama (Mar/2020). Universo geral. Dados extrapolados para área de cobertura da RPC (9.648.899 pessoas).

📌 Outras datas de abril

  • Dia da Engenharia (10)
  • Dia do Obstetra (12)
  • Dia do Beijo (13)
  • Dia do Jovem (13)
  • Dia Mundial do Café (14)
  • Dia do Amigo (18)
  • Dia Mundial da Criatividade e Inovação (21)
  • Dia do Chimarrão (24)
  • Dia Mundial do Design Gráfico (27)

Este post sobre as oportunidades do calendário sazonal 2021, de março a abril, foi útil para você? Conte com a RPC para encontrar soluções de comunicação mais assertivas para o seu negócio ao longo do ano!

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