Shop RPC: conheça a nova solução de comunicação para o varejo
Emissora investe em novo formato na programação para aproximar varejistas do público consumidor

Inovar em estratégias de comunicação. Esse foi um dos desafios colocados para o setor audiovisual em 2020. Por um lado, as transformações na forma de consumo de publicidade pelo público. Por outro, anunciantes demandam novas soluções. Com o objetivo de apresentar uma nova forma de comunicação para o varejo, a RPC lançou, na segunda quinzena de dezembro, um novo produto: o Shop RPC. A primeira edição do programa, que será exibido em temporadas, foi apresentada pela comunicadora Isadora Markus
Em um formato que foge da forma tradicional de venda de mídia, o Shop RPC busca se aproximar ainda mais do consumidor. Com 10 minutos de duração, traz ofertas exclusivas das lojas anunciantes em um formato leve, dinâmico, interativo e atraente.
Além de visitar as lojas, a apresentadora também traz para os espectadores detalhes sobre os produtos anunciados. Outro diferencial do programa está na interface interativa do projeto, pensado em consumidores que hoje estão em diversas plataformas.
O Shop RPC conta também com um site, que reúne mais informações dos produtos anunciados no programa, além de ofertas e condições exclusivas, como as “ofertas da semana”. Dessa forma, os consumidores podem aproveitar as oportunidades mesmo depois da exibição do programa. Eles também podem optar pela compra nos canais de e-commerce, quando disponíveis.

Shop RPC: desafio de inovação
Criar um programa leve e atrativo, que fosse diferenciado e agradasse anunciantes e público foi o desafio enfrentado pela equipe de produção do programa. É o que explica Rodrigo Liborio, diretor comercial da RPC.
“O Shop RPC foi pensado para conversar com o espectador, ao mesmo tempo em que as ofertas dos nossos clientes são mostradas. Começamos a desenvolver a produção do programa piloto dois meses antes da sua exibição. Por ser um processo de inovação, tivemos um cuidado especial com a pré-produção e roteirização do programa até chegarmos ao resultado final”.
Conexão com o varejo
A primeira edição do Shop RPC apresentou ofertas de quatro clientes da emissora. Bike4U, Casa China, Concessionária CCV e Nissei estiveram reunidas no piloto.
Para Cícero Lago, sócio da 433 Ag, agência de comunicação que atende a Casa China, propostas de novos formatos são muito positivas e necessárias para o mercado da comunicação.

“É muito interessante para o varejo investir em formatos inovadores como esse. A descontração trazida pela linguagem do programa cria a oportunidade de nos comunicarmos de outras formas com o público consumidor. A Casa China, por exemplo, é uma marca que se conecta com as pessoas de uma forma leve e o Shop RPC também trouxe isso para a televisão”, comenta.

Na visão de Letícia Seleme, diretora de marketing da CCV, o formato inovador do programa foi um diferencial que chamou a atenção da concessionária. Segundo ela, o projeto foi recebido com muito entusiasmo pela empresa. Além disso, eles também tiveram um bom retorno nos comentários do público.
Resultado nas vendas
O impacto do programa nas vendas também foi muito positivo. É isso que conta Marco Martins da Bike4U. “No dia do programa fizemos um café da manhã na loja com toda a equipe para assistirmos juntos o Shop RPC, foi um momento especial. Nesse dia , tivemos um movimento muito alto, acima da média. O primeiro cliente da loja já chegou buscando o capacete que foi anunciado no programa. Em resumo, o resultado foi imediato, superou nossas expectativas e certamente foi uma das melhores ações que já fizemos até hoje”.

A primeira temporada do Shop RPC deve estrear na segunda quinzena de fevereiro. Para anunciar seu produto ou empresa fale com nossa equipe de atendimento. Acompanhe a programação da emissora e saiba mais.
Quer ver sua marca na RPC? Anuncie com a gente!
Leia Mais:
> “Vamos juntos!”: comunicação da RPC em 2021 será de otimismo e união
Quero me atualizar e melhorar minha atuação no varejo