Menu Busca

Marketing e Comunicação

Shop RPC: conheça a nova solução de comunicação para o varejo

Emissora investe em novo formato na programação para aproximar varejistas do público consumidor

Piloto do RPC Shop, novo programa da emissora, foi exibido na segunda quinzena de dezembro apenas para Curitiba e região. Imagem: RPC.

Inovar em estratégias de comunicação. Esse foi um dos desafios colocados para o setor audiovisual em 2020. Por um lado, as transformações na forma de consumo de publicidade pelo público. Por outro, anunciantes demandam novas soluções. Com o objetivo de apresentar uma nova forma de comunicação para o varejo, a RPC lançou, na segunda quinzena de dezembro, um novo produto: o Shop RPC. A primeira edição do programa, que será exibido em temporadas, foi apresentada pela comunicadora Isadora Markus

Em um formato que foge da forma tradicional de venda de mídia, o Shop RPC  busca se aproximar ainda mais do consumidor. Com 10 minutos de duração, traz ofertas exclusivas das lojas anunciantes em um formato leve, dinâmico, interativo e atraente.   

Além de visitar as lojas, a apresentadora também traz para os espectadores detalhes sobre os produtos anunciados. Outro diferencial do programa está na interface interativa do projeto, pensado em consumidores que hoje estão em diversas plataformas. 

O Shop RPC conta também com um site, que reúne mais informações dos produtos anunciados no programa, além de ofertas e condições exclusivas, como as “ofertas da semana”. Dessa forma, os consumidores podem aproveitar as oportunidades mesmo depois da exibição do programa. Eles também podem optar pela compra nos canais de e-commerce, quando disponíveis. 

Site do Shop RPC traz ofertas e condições exclusivas. Foto: Reprodução

Shop RPC: desafio de inovação

Criar um programa leve e atrativo, que fosse diferenciado e agradasse anunciantes e público foi o desafio enfrentado pela equipe de produção do programa. É o que explica Rodrigo Liborio, diretor comercial da RPC. 

“O Shop RPC foi pensado para conversar com o espectador, ao mesmo tempo em que as ofertas dos nossos clientes são mostradas. Começamos a desenvolver a produção do programa piloto dois meses antes da sua exibição. Por ser um processo de inovação, tivemos um cuidado especial com a pré-produção e roteirização do programa até chegarmos ao resultado final”.

 

 

Conexão com o varejo

A primeira edição do Shop RPC apresentou ofertas de quatro clientes da emissora. Bike4U, Casa China, Concessionária CCV e Nissei estiveram reunidas no piloto.

Para Cícero Lago, sócio da 433 Ag, agência de comunicação que atende a Casa China, propostas de novos formatos são muito positivas e necessárias para o mercado da comunicação. 

Segundo Cícero Lago, a linguagem leve de comunicação da Shop RPC converge com a proposta da Casa China. Imagem: divulgação.

“É muito interessante para o varejo investir em formatos inovadores como esse. A descontração trazida pela linguagem  do programa cria a oportunidade de nos comunicarmos de outras formas com o público consumidor. A Casa China, por exemplo, é uma marca que se conecta com as pessoas de uma forma leve e o Shop RPC também trouxe isso para a televisão”, comenta. 

Público da concessionária CCV respondeu positivamente ao programa piloto do Shop RPC. Imagem: divulgação.

Na visão de Letícia Seleme, diretora de marketing da CCV, o formato inovador do programa foi um diferencial que chamou a atenção da concessionária. Segundo ela, o projeto foi recebido com muito entusiasmo pela empresa. Além disso, eles também tiveram um bom retorno nos comentários do público.

Resultado nas vendas

O impacto do programa nas vendas também foi muito positivo. É isso que conta Marco Martins da Bike4U. “No dia do programa fizemos um café da manhã na loja com toda a equipe para assistirmos juntos o Shop RPC, foi um momento especial. Nesse dia , tivemos um movimento muito alto, acima da média. O primeiro cliente da loja já chegou buscando o capacete que foi anunciado no programa. Em resumo, o resultado foi imediato, superou nossas expectativas e certamente foi uma das melhores ações que já fizemos até hoje”.

Shop RPC teve resultado imediato nas vendas da Bike4U. É o que conta Marco Martins, diretor de negócios e operações da loja. Imagem: divulgação.

A primeira temporada do Shop RPC deve estrear na segunda quinzena de fevereiro. Para anunciar seu produto ou empresa fale com nossa equipe de atendimento. Acompanhe a programação da emissora e saiba mais. 

Quer ver sua marca na RPC? Anuncie com a gente!

Leia Mais:

“Vamos juntos!”: comunicação da RPC em 2021 será de otimismo e união

Artigos relacionados

1 respostas para “Shop RPC: conheça a nova solução de comunicação para o varejo”

  1. Leonardo Roger Sant Anna says:

    Quero me atualizar e melhorar minha atuação no varejo

Deixe uma resposta