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Marketing e Comunicação

The Voice+ reflete o crescimento do público sênior no Brasil

Público 60+ se torna cada dia mais relevante para o varejo, indústria e entretenimento

 Lançado em 17 de Janeiro de 2021, o The Voice+ é uma das apostas da Rede Globo. O programa busca atingir um público que cresce cada vez mais no Brasil: o de pessoas acima dos 60 anos. Derivado da franquia The Voice, que já possui uma versão para adultos e outra para o público infantil, a nova produção da emissora tem ganhado destaque na programação. A versão sênior do reality show musical aposta na ideia de que nunca é tarde para realizar um sonho, como o de cantar para o Brasil. 

Segundo dados do Kantar IBOPE Media, apenas em Curitiba a estreia do programa impactou mais de 179 mil pessoas por minuto. Sendo que 42% das pessoas pertencem a classe AB e 82% dos telespectadores têm mais de 35 anos. O público 60+ da capital paranaense também acompanhou o programa. O número de telespectadores da RPC nesta faixa etária foi maior que a soma das três emissoras abertas concorrentes. (FONTE: Kantar IBOPE Media – Instar Analytics – Curitiba – 17 de janeiro de 2020 – THE VOICE MAIS – Faixa horária 14h50 às 15h38. Adh% e Rat% individual |AS AB 04+ | AS ABCDE 35+ | AS ABCDE 60+. Dados extrapolados para a área de cobertura da RPC Curitiba (3.854.947))

Crescimento do público 60+

O Brasil vive um dos processos de envelhecimento populacionais mais intensos e rápidos do mundo. O país tem hoje 210 milhões de habitantes e 29 milhões deles têm mais de 60 anos. Segundo uma pesquisa sobre envelhecimento realizada pela Rede Globo, falar sobre o envelhecimento é falar sobre o futuro dos brasileiros de todas as faixas etárias. 

Nesse sentido, programas como o The Voice + atendem a uma demanda populacional que também chega ao mercado. Além de produções de entretenimento voltadas para esse público, empresas precisam olhar para a longevidade como uma questão que orienta a oferta de bens e serviços, bem como a produção de campanhas publicitárias. 

The Voice + abre espaço de inovação para agências de comunicação

A Gazin é uma das empresas que tem focado na produção de conteúdo voltado para o público 60+. Apenas no The Voice+ a companhia está veiculando dois anúncios. Um do segmento de varejo de móveis e eletrodomésticos, representado pelo gazin.com.br, e outro da área da indústria colchoeira, com a marca Gazin Colchões.

Uma das campanhas da Gazin para o The Voice+ foi estrelada pelo cantor Daniel, que também é o apresentador do programa. Com isso, a área criativa pode conectar estímulos gerados durante a exibição da atração junto à campanha. Segundo Renato Biudes, gerente de mídia da Publik, agência de Maringá que atende a Gazin, a empresa possui um squad de trabalho focado no desenvolvimento de projetos especiais para esse nicho de público. 

“Há mais de quatro anos temos em nosso planejamento três campanhas anuais voltadas para o público 60+. Justamente porque sabemos da relevância que eles possuem para os negócios de nossos clientes. Atualmente, boa parte desse público é formado por chefes de família, sendo suas respectivas rendas responsáveis por arcar com a maioria das despesas da casa”, explica.

Do ponto de vista mercadológico, isso implica dizer que são eles que fazem boa parte das escolhas por produtos e marcas. Para Biudes, só esse pensamento já revela o porquê de esse público estar cada vez mais presente nas estratégias publicitárias.

Sendo assim, a faixa 60+ se torna extremamente relevante, tanto no varejo, quanto na indústria. E programas como o The Voice + são uma grande oportunidade de se comunicar com esse nicho do mercado. 

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