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Marcas que sobrevivem ao tempo: especialistas destacam importância de manter exposição no mercado

Flávia Barros e Rafael Zem, sócios-proprietários da agência Porto Bureau, falam sobre cases e apontam caminhos para a constante reinvenção na mídia como força de um negócio

 

A história de muitas marcas foge do que podemos considerar linear. Tomemos como exemplo inicial a Coca-Cola, bebida criada há mais de 100 anos e que, inicialmente, surgiu como uma bebida alcoólica. Só alguns anos depois, após uma avaliação do farmacêutico John Pemberton, seria criado o refrigerante como o conhecemos hoje, uma das marcas que sobrevivem ao tempo como algo popular em todas as décadas desde seu surgimento.

Mas o que explica, mesmo nos dias atuais, a Coca-Cola ser uma das marcas que mais investe em marketing e publicidade? Na avaliação de Flávia Moro Barros e Rafael Zem, sócios-proprietários da agência Porto Bureau, é a constante busca por manter a notoriedade entre o público.

 

Marcas passaram a ocupar funções de transformação na sociedade

 

“Marcas famosas, como Apple ou Coca-Cola, só se tornaram notórias pois estão atentas ao que o mercado quer, do ponto de vista de produto e do ponto de vista de comunicação”, avalia Flávia. “Hoje, elas têm muito mais poder do que anos atrás, pois ocupam funções de transformação da sociedade, antes ocupadas somente pelo governo ou pela sociedade”.

 

Assim, se posicionando de forma sólida, tais marcas conseguem ir além e gerar experiências e vínculos com seu público. Segundo Flávia, para que essa conexão aconteça, é importante que elas estejam na mídia: falando sobre o seu posicionamento, produto, serviço e/ou sobre como podem mudar a vida dos seus clientes.

 

“Diariamente somos bombardeados por centenas de marcas na internet, na rua, na televisão”, pondera Rafael Zem. “A partir do momento que a sua marca não está presente na mídia, ela abre espaço para que outras marcas do mesmo setor divulguem o trabalho delas para o seu cliente. Se antes você era uma ‘certeza’, agora ele pode considerar experimentar outras opções e gostar”.

 

 “A partir do momento que a sua marca não está presente na mídia, ela abre espaço para que outras marcas do mesmo setor divulguem o trabalho delas para o seu cliente. Se antes você era uma ‘certeza’, agora ele pode considerar experimentar outras opções e gostar”. – Rafael Zem, sócio-proprietário da Porto Bureau

 

 

 

Campanha de sucesso colocou clientes da Mitsubishi como “desbravadores”

 

Os cases da Porto Bureau ilustram alguns pontos destacados por Flávia e Rafael. Como exemplo, eles citam a campanha “Desbravadores dos Campos Gerais”, desenvolvida para a concessionária Mont Koya, da Mitsubishi.

A criação do projeto envolveu o seguinte objetivo: ao mesmo tempo em que a concessionária valorizava a região, incentivava o cliente a viajar, vivendo experiências com o seu carro e trazendo senso de pertencimento a um grupo – os “desbravadores” – cujo atributo era associado à essência da Mitsubishi. Assista abaixo:

 

 

“Hoje, a concessionária desenvolve com certa frequência grupos de passeios para pontos turísticos da região”, destaca Flávia. “Os clientes se orgulham em fazer parte desse seleto grupo de pessoas que, além de terem interesse em aventura, têm um carro que permite esse tipo de interação com a natureza”.

Isso é vital na geração de negócios, aponta Rafael. Para ele, a “criação de experiências” é parte fundamental do encantamento de uma marca atualmente “Cada dia mais os clientes valorizam viver experiências, comprar produtos não é mais suficiente”, avalia.

 

Case da Porto Bureau trouxe “senso de pertencimento” aos clientes da Mitsubishi.

 

 

Objetivos de marketing devem sempre atender à marca, apontam sócios da Porto Bureau

 

Para ter eficácia em ações como o case citado acima, Flávia e Rafael apontam um caminho primordial: um bom branding como direcionamento inicial. Para ambos, uma marca nunca deve “se apropriar” de estratégias que não compactuem com seus atributos, melhor dizendo, apenas com o propósito de “aproveitar uma moda” ou fazer uma campanha que só tenha as vendas como foco.

“Quanto mais claro é o posicionamento da sua marca, mais fácil desenvolver campanhas com agilidade que o mercado impõe”, diz Flávia. “Os objetivos de marketing e de comunicação sempre devem atender a marca e não o contrário. Assim, você terá uma marca forte e relevante para os seus clientes”.

 

Televisão e ações multimídia ampliam o alcance de campanhas

 

Como tudo no mundo da publicidade, se fazer notado é o melhor caminho para uma marca. Assim, a televisão ainda é um “canhão” para estar próximo do público, seja no Paraná ou em nível nacional.

“É muito interessante ver como marcas que nasceram no cenário digital – como Facebook e Google – utilizam a TV para divulgar alguns de seus serviços”, reflete Rafael. “A TV ainda é uma mídia que traz muita credibilidade: chancela o produto ou um serviço, ao mesmo tempo que o uso de outras mídias traz mais alcance para a campanha”.

Desta forma, com o trabalho multimídia, o cliente pode ter interação com a marca em outros momentos do seu dia, seja no caminho para a casa ou realizando outras tarefas do dia a dia. Esta é uma parte do futuro das marcas, avaliam os sócios da Porto Bureau.

“Toda comunicação é temporal, pois deve falar a língua do seu cliente naquele momento da sociedade. A transformação é importante e deve ser ‘puxada’ pelas marcas. A quarentena mostrou que tudo pode mudar e muito rápido: é preciso enxergar o mercado de forma ampla e avaliar possíveis atitudes para ir além do seu produto e serviço. A grande pergunta que devemos nos fazer é: como é possível usar a sua força de marca para ajudar as pessoas a melhorarem de vida?”, conclui Flávia.

 

“A quarentena mostrou que tudo pode mudar e muito rápido: é preciso enxergar o mercado de forma ampla e avaliar possíveis atitudes para ir além do seu produto e serviço. A grande pergunta que devemos nos fazer é: como é possível usar a sua força de marca para ajudar as pessoas a melhorarem de vida?” – Flávia Moro Barros, sócia-proprietária da Porto Bureau.

 

 

 

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