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Marketing e Comunicação

BBB 21 aquece mercado da publicidade e bate recordes de patrocínio

Fatores como audiência e repercussão nas redes sociais são a chave para o investimento no reality show da Rede Globo de Televisão

A 21˚edição do Big Brother Brasil, maior reality show do país, tem se consolidado como a mais vista e comentada da história. Fatores como audiência e repercussão em mídias sociais são a chave para explicar o sucesso e o alcance do programa. 

Prova do Líder do BBB 21 patrocinada pela Above, marca de desodorantes paranaense. Imagem: reprodução.

Nós já falamos por aqui sobre os índices de audiência do reality, que têm quebrado recordes na RPC, afiliada da Rede Globo de Televisão no Paraná. Comparada ao ano passado, a edição atual já ultrapassou em 14% a audiência do BBB20. Apenas no segundo paredão do programa, realizado no início do mês de fevereiro, foram  mais de 610 mil telespectadores(as) que acompanharam a edição pela RPC, em Curitiba

Para além da audiência e da repercussão na internet, o programa também tem sido um sucesso para as marcas que investem no BBB como patrocinadoras. 

BBB é oportunidade de relacionamento para marcas

Os programas de entretenimento, em especial os reality shows, têm sido vistos cada dia mais como espaços valiosos para o mundo dos negócios e para a divulgação de marcas. Focados em diversos públicos, programas como o The Voice + e o Big Brother Brasil revelam o potencial de alcance e influência para os patrocinadores que investem no segmento. 

Ao todo, o Big Brother Brasil de 2021 acumula mais de dez patrocinadores, que operam com cotas de até R$ 78 milhões. Americanas, Amstel, Avon, C&A,  Americanas, McDonald’s, P&G, PicPay,  Seara, Above e Organnact são as marcas que integram o recorde de patrocínio da edição. Segundo o site Meio & Mensagem, parte desses patrocinadores são cotistas masters e outros patrocinam determinados formatos dentro do reality show.

Gustavo Bacila é presidente da Baston, empresa responável pela marca de dermocosméticos Above, que está no Big Brother Brasil desde  2020. Para ele, a participação da marca no último ano foi muito positiva. E, em 2021, a empresa vêm com ainda mais força para o programa. 

Marcamos presença em 2021 pelo mesmo motivo do ano anterior: crescer, engajar e nos aproximar desse público tão ativo e importante. Para além da exposição que o reality nos dá, como marca, são diversas oportunidades únicas de aprendizado atreladas ao desafio constante de inovar e ser lembrado por isso. A primeira prova do líder é um ótimo exemplo disso”, comenta.

Merchandising 

Além das propagandas veiculadas em formatos tradicionais nos intervalos dos programas, os patrocinadores do BBB 21 também têm a oportunidade de ativar suas marcas em ações especiais, festas e provas dentro do reality. 

A Above é parceira do Grupo GPAC, agência de Curitiba responsável pela elaboração das ações no BBB. Para Juca Pacheco, Sócio-diretor de planejamento e criação do grupo GPAC, promover uma campanha no Big Brother Brasil é uma oportunidade de lidar com os mais variados públicos e diversas marcas representadas pela agência. Ele destaca que, para responder a todas as necessidades que uma ação como essa exige, é preciso ter estrutura.

“É preciso contar com uma equipe talentosa, as ferramentas corretas, senioridade, uma boa dose de frieza e capacidade para fazer um acompanhamento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana”, comenta.

Resultados para anunciantes

Um levantamento da TunAd, também publicado no site Meio & Mensagem, mostra que as ações de merchandising dos patrocinadores desta edição tiveram resultados positivos. A pesquisa mostra que a busca pelos patrocinadores no Google cresceu após inserções no reality show da Globo.

E esse contato direto com os consumidores finais é um diferencial sentido pelo presidente da Baston.

“Para a marca, além do privilégio de reinventar-se com as novidades do Big Brother Brasil, essa é uma oportunidade de estar presente em todo canto do país. Cada pessoa importa para nossa marca. A Above é sobre isso. É sobre todos, é uma marca plural. E estar na casa de tanta gente por todo o país é o grande presente. Eu sabia que poderia ser poderoso, mas fico emocionado em perceber que superou minhas expectativas”, conclui Gustavo Bacila.

Outros formatos e oportunidades de negócio também são estimuladas pelo programa. Até o momento, apenas no Paraná já foram exibidas 131 marcas nos intervalos do BBB 21, pelas telas da RPC. E a cada duas destas, uma anunciante é paranaense.

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1 respostas para “BBB 21 aquece mercado da publicidade e bate recordes de patrocínio”

  1. Pancada Blog says:

    Produção do BBB21 ‘vaza áudio’ de Arthur dentro do
    banheiro privativo e choca público; confira
    https://diarioaovivo.com/producao-do-bbb21-vaza-audio-
    de-arthur-dentro-do-banheiro-privativo-e-choca-publico-
    confira/?
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