Menu Busca

Boas Festas

2022 vem aí: confira as melhores oportunidades em dezembro, janeiro e fevereiro

Confira o que está por vir em dezembro, janeiro e fevereiro para planejar suas próximas ações de marketing e vendas

Blog De Olho No Mercado entra no último mês de 2021 já de olho no ano seguinte. Em 2022, nossa equipe segue de olho atento no mercado, sempre em busca das melhores oportunidades comerciais para os negócios do Paraná.

Em dezembro, o Natal e o Réveillon dispensam apresentações: para muitos segmentos, duas das datas mais importantes do ano. Em janeiro, a Temporada de Verão se inicia e é uma excelente oportunidade comercial, especialmente no litoral do estado em cidades como Matinhos e Guaratuba, entre outras. Já fevereiro, a principal data comemorativa em todo o Brasil é o Carnaval.

Continue neste post para conferir o que está por vir em dezembro, janeiro e fevereiro para planejar suas próximas ações de marketing e vendas:

 

📌 Dia Internacional da Pessoa com deficiência (03)

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, é uma data importante para informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Neste sentido, é possível utilizar este momento como forma de posicionar a sua marca em relação às questões sociais, algo essencial para as empresas hoje em dia. Aproveite para refletir e sugerir oportunidades de melhorar a qualidade de vida e dignidade de todas as pessoas com algum tipo de deficiência.

 

📌 Dia Mundial da Propaganda (04)

A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja ele comercial, de bens ou de serviços. Se ela é considerada “a alma do negócio”, aproveite este momento para prestar uma homenagem ou, por meio do seu segmento, gerar ações promocionais para chamar a atenção do seu público consumidor, com criatividade e bom timing.

📌 O Cravo e a Rosa (06)

Quem é apaixonado por novelas já pode começar a se programar. A TV Globo estreia um novo horário para nossa dramaturgia, logo após o Jornal Hoje. A gente vai poder matar as saudades de grandes clássicos dos horários das 6 e das 7. A primeira novela que irá ao ar nessa faixa será “O Cravo e a Rosa”, um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.

📌 Dia da Família (08)

A família é a base de tudo e, por isso, é possível trabalhar essa data de diferentes formas a partir de cada negócio. Seja para as novas famílias, que estão construindo casas ou enxoval de bebês, existe um prato cheio para o setor comercial que for criativo trabalhar essa data. Portanto, anote no seu calendário caso o seu negócio lide diretamente com famílias.

 

📌  Dia do Engenheiro (11)

A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades: engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica e engenharia química, entre outras. Por abordar tantos segmentos diferentes, é a chance de utilizar o momento para ações promocionais de matérias-primas, produtos e equipamentos voltados a cada setor.

 

📌 Dia do Ótico (13)

Dia para celebrar os profissionais responsáveis pelas óticas, lojas especializadas na venda de produtos e demais instrumentos destinados ao cuidado e prevenção da visão humana. Logo, é uma chance interessante para as óticas trabalharem a data com oportunidades comerciais e descontos em lentes e armações.

 

📌 Dia do Arquiteto (15)

O arquiteto é o começo de qualquer projeto, seja ele residencial ou comercial. Portanto, o dia é importante porque pode gerar rentabilidade a partir de ações destinadas ao público final ou, até mesmo, para os que trabalham diretamente com o dia a dia de construção. Para a parte técnica, também é uma chance de vender equipamentos e outros produtos do dia a dia de um arquiteto.

📌 Juntos a Magia Acontece 2 (19)

Em 2019 a Globo trouxe representatividade e emocionou milhões de brasileiros, com a história da família Santos no Especial Juntos a Magia Acontece. Repetindo o sucesso de 2019, o Especial desse ano conta mais uma história que reflete a realidade vivida por milhares de brasileiros. Com um conteúdo multigeracional, unido a temática natalina, vamos levar toda a família para frente da televisão.

📌 Dia do Mecânico (20)

Os mecânicos trabalham diretamente com peças, pneus, vidros e outros equipamentos que impactam diretamente a cadeia produtiva da indústria. A data pode ser uma chance de gerar lucro a partir de ações promocionais em alguns desses produtos, seja para a venda em oficinas ou para motoristas que estão à procura de itens para seus próprios veículos.

📌 70 anos de Novela (21)

Vamos celebrar os 70 anos da estreia da primeira novela brasileira com um grande especial! No dia 21 de dezembro, após Um Lugar ao Sol, exibiremos uma homenagem emocionante aos 70 anos das novelas no Brasil com o Especial 70 Anos Esta Noite que irá não só relembrar obras clássicas, seus personagens marcantes e cenas icônicas, mas promover encontros que vão contar a história a partir do ponto de vista de quem viveu e ajudou a construí-la.

📌 Dia do Atleta (21)

Hoje em dia, todo mundo que quer cuidar da saúde é um pouco atleta. A oportunidade comercial aqui, portanto, é abrangente: pode servir tanto para os profissionais quanto para os atletas casuais, com descontos em vendas de equipamentos, roupas, tênis e outros itens que ajudam a praticar esportes. Quem trabalha com a venda de equipamentos, como bicicletas e esteiras, também pode gerar lucro a partir da data.

📌 Especial Roberto Carlos (22)

A atração marca o natal das famílias brasileiras e coleciona momentos memoráveis. O Especial do Roberto Carlos no final do ano é um marco na grade da TV para o público brasileiro, trazendo a sensação de fim de ciclo e início da esperança e projetos para o ano seguinte. No dia 22 de dezembro de 2021, o Rei volta a apresentar um show inédito cheio de convidados especiais!

📌 Natal (25)

Data comercial que dispensa apresentações, o Natal também permite às marcas um posicionamento que remeta aos valores como família, união e empatia. Portanto, além de gerar vendas, pense em como a sua empresa pode trabalhar a data de forma institucional junto ao seu público consumidor.

📌 Retrospectiva 2021 (27)

A Retrospectiva 2021 vai ao ar dia 27 de dezembro, segunda-feira, após a novela Um Lugar ao Sol. Os principais acontecimentos do ano de 2021 do Brasil e do mundo estarão na tela da RPC no final do ano, com um olhar otimista a partir do avanço da vacinação e reabertura do mundo.

📌 Fé na Vida (28, 29 e 30)

Muitas transformações, mudanças na rotina, planos e sonhos foram adiados durante o período de pandemia. Os brasileiros retomam sua positividade e Fé na Vida, tão característicos do nosso povo. Para contar todas essas histórias, a Globo preparou um especial de final de ano, onde mostraremos histórias inspiradoras, em formato documental, que refletem as transformações e aspirações dos brasileiros para o próximo ano.

📌 Show da Virada (31)

Nada melhor do que comemorar uma das mudanças de ciclo mais importantes de todos os tempos com uma playlist criada especialmente para esse momento. É assim que nasce o Show da Virada 2022: uma reunião de clipes, shows e atrações musicais em um só lugar.

📌 Véspera de ano novo (31)

Com um novo ano se aproximando, as pessoas começam a fazer as famosas resoluções de Ano Novo. Portanto, a chance aqui é única: se houver a chance de vender um determinado produto que ajude as pessoas a cumprir o que prometeram para os próximos 365 dias, a chance é agora: bote a criatividade para trabalhar e pense em uma última ação comercial antes de 2022!

📌Ano-Novo (01)

O início de 2022 – com as resoluções do Ano-Novo das mais diversas entre as pessoas – é uma excelente chance para buscar oportunidades comerciais. Quem busca ter um novo hobby, por exemplo, estará à procura de equipamentos dos mais variados, desde instrumentos musicais a até mesmo bolas ou roupas para praticar esporte.

Assim, no primeiro dia do ano não há restrições: busque inspirações que façam sentido dentro do seu segmento, uma vez que muitas pessoas estarão atentas a quem tiver ofertas neste dia, que por sinal também é um feriado.

 

📌 Temporada de Verão no Litoral do Paraná (até 31 de janeiro)

É nesta época do ano que as praias do litoral do Paraná estão mais cheias, repletas de turistas das mais diversas cidades do estado e do Brasil. Para pequenas ou grandes marcas, uma grande concentração de pessoas em um mesmo local é uma chance de capitalizar, seja em vendas ou em notoriedade.

Regionalmente, os públicos de classes A, B, C e D estarão no litoral do Paraná durante todo o mês. Por isso, empresas do ramo de bebidas, alimentício e entretenimento terão oportunidades especiais durante janeiro.

 

📌 Dia do leitor (07)

Muitas pessoas pensam em janeiro: “esse ano eu quero ler mais livros”. Para vir a calhar, no dia 07 é celebrado o Dia do Leitor: uma data que serve de oportunidade para quem trabalha com conteúdo dos mais diversos tipos. Afinal, quem é que não lê um pouquinho de tudo hoje em dia?

De tablets a livros, de celulares a revistas…existem muitos tipos de leitura que podem servir como gancho para oportunizar a data. Assim, essa é uma chance de oferecer a esse público um dia especial para colocar em prática uma resolução ou adquirir um sonho de consumo de leitura.

 

📌 Dia do Fotógrafo (08)

Com as redes sociais e os smartphones, o Dia do Fotógrafo ampliou sua possibilidade muito além das câmeras regulares ou das profissionais. Afinal, existem dezenas de marcas que oferecem uma qualidade excelente em seus retratos, das paisagens às selfies.

Assim, a data pode ser um gancho oportuno para quem busca uma qualidade a mais nas suas lembranças de férias ou em família. Ofertas em produtos de tecnologia e outros tipos, como porta-retratos e filmes, são uma excelente forma de aproveitar comercialmente o dia.

 

📌 Dia Nacional do Farmacêutico (20)

O farmacêutico tem dois dias ao longo do ano para chamar de seu, mas o Dia Nacional do Farmacêutico ocorre em janeiro. A ideia começou com o farmacêutico Oto Serpa Grandado, que em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos. Porém só em 2007 o Conselho Federal de Farmácia reconheceu a data.

Esse é um dia que pode servir tanto para o trabalho com os fabricantes de medicamentos, com a oferta de insumos ou itens de farmácia, ou para os consumidores: promoções no segmento com medicamentos específicos para os mais diversos públicos, desde estética até prevenção de saúde.

 

📌 Dia Mundial da Religião (21)

O Brasil é um país que reúne centenas de culturas diferentes. Logo, a religião é um assunto tão diverso quanto o próprio povo brasileiro. Por isso, o Dia Mundial da Religião é uma data que pode, sim, ser aproveitada comercialmente de uma forma relevante para o seu negócio.

A data, que surgiu com o propósito de estimular a convivência pacífica entre os povos, pode ser uma chance para a venda de livros, itens religiosos, velas e, também, servir como forma de posicionamento para empresas perante os seus públicos de interesse.

 

 

📌 Dia do Publicitário (01)

Engenharia fundamental da publicidade e do marketing, o publicitário tem um dia para chamar de seu em fevereiro. A data homenageia os responsáveis por criar, planejar e executar as ideias mais criativas para a divulgação dos negócios em todo o Brasil. Para quem trabalha na área ou é parceiro de publicitários, é uma oportunidade de prestar homenagem ou estreitar relacionamento, com o envio de presentes ou lembranças da data.

 

📌 Dia do Atleta Profissional (10)

 O esporte é uma das atividades que mais desperta sentimentos diversos nos brasileiros, sendo o futebol a grande paixão nacional. Neste dia, é possível criar oportunidades na data para quem trabalha com a venda de artigos esportivos, academias, quadras e atividades físicas, de uma forma geral, aproveitando a data para promoções ou ofertas em seus segmentos.

 

📌 Dia Mundial do Rádio (13)

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países. Além de ser um dos veículos de comunicação mais dinâmicos do mundo, o rádio também evoca a imaginação das pessoas: por décadas, foi assim que muitos brasileiros acompanharam muitos acontecimentos antes de 1950, ano em que a TV chegou ao país.

Dinâmico, o veículo se transformou: hoje, os podcasts são uma das formas preferidas das pessoas de acompanhar entrevistas ou determinado assunto. Um legítimo herdeiro do rádio, que permanece nas ondas AM e FM de todo o país.

 

📌 Dia do Repórter (16)

Outro profissional de comunicação essencial, o repórter é o elo do telespectador aos principais acontecimentos do mundo. Momentos históricos, que só seriam possíveis de acompanhar pelos olhos de quem está do outro lado do mundo, foram transmitidos ao vivo pela Rede Globo e pela RPC ao longo dos anos. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, os repórteres foram o elo de bilhões de pessoas com o mundo exterior e o avanço das pesquisas de vacinas contra o coronavírus.

📌 Dia Mundial do Gato (17)

A data foi criada por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os gatos. Neste dia, muitas instituições aproveitam a data para promover a adoção de gatos e, também, chamar a atenção ao mundo dos felinos, um dos pets mais amados pelos brasileiros.

É uma oportunidade comercial muito boa para quem trabalha com o segmento pet, um mercado que faturou mais de R$ 40,9 bilhões em 2020 no Brasil.

 

📌 Dia Nacional do Imigrante Italiano (21)

O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data tem o objetivo de homenagear os descendentes dos imigrantes italianos. A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras. Por isso, a data pode ser uma oportunidade comercial muito interessante para os que atuam em áreas correlatas à comunidade italiana ou buscam esse público.

 

📌 Início do Carnaval (25)

Para muitos brasileiros, o Carnaval já começa na quinta-feira anterior à data oficial, que em 2022 será entre 28 de fevereiro e 1º de março (segunda-feira e terça-feira, respectivamente). Por isso, é bom estar atento desde já aos preparativos! Apesar da insegurança que a variante ômicron despertou com as festividades com aglomerações, o Carnaval é uma data de oportunidades excelentes para todos os tipos de públicos: dos que procuram comemorar, com responsabilidade e medidas de distanciamento, aos que buscam relaxar, em pousadas ou viagens mais tranquilas.

 

E aí, já sabe como aproveitar as oportunidades do calendário de novembro, dezembro e janeiro no seu negócio? Se estiver em busca de ideias para campanhas e projetos multiplataforma, fale com a gente!

 

Artigos relacionados

0 respostas para “2022 vem aí: confira as melhores oportunidades em dezembro, janeiro e fevereiro”

Deixe uma resposta