Menu Busca

Comportamento

Dia da Mulher: a homenagem na medida certa

Fugir de estereótipos e focar em mulheres reais são valores que guiam as campanhas para a data

Protagonismo e representatividade das mulheres são palavras-chave nas campanhas do Dia da Mulher. Reprodução/Canva

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, celebra um histórico de lutas e conquistas das mulheres. A data, oficializada pelas Nações Unidas no ano de 1975, passou a fazer parte de rotina de comemorações. Todos os anos, inúmeras homenagens são promovidas por empresas e marcas. 

Atualmente, com um público mais consciente dos temas sociais, uma comunicação mais responsável tem guiado as campanhas. Entre os cuidados estão evitar visões estereotipadas, lugares-comuns e idealizações, além de buscar uma comunicação que não se restrinja a um grupo específico de mulheres.

Quando a comunicação está ligada ao campo político, esse desafio cresce. “Embora nossas campanhas publicitárias tenham um caráter institucional, buscamos inserir sempre personagens mulheres. Estamos em um meio político, muitas vezes voltado para os homens, mas as mulheres vêm desempenhando papéis cada vez mais relevantes e, portanto, merecem o protagonismo. O desafio é mostrar essa mulher real atual multifacetada e seus papéis na sociedade”, explicou Thais Pismel, primeira mulher da história a assumir o cargo de coordenadora de Comunicação da Câmara Municipal de Maringá.

LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher: inspire-se com as histórias de 22 mulheres do Paraná que fazem acontecer

Foco nas colaboradoras

Para o sócio-proprietário da Lumaê Jóias, Vitor Correa Gonçalves, a importância crescente das iniciativas das mulheres em vários segmentos é considerada não apenas na hora de homenageá-las em seu dia de celebração universal, mas no cotidiano da comunicação. “Sabemos que a mulher tem papel fundamental na tomada de decisões dentro do seu próprio lar e junto à comunidade. Por isso, buscamos contemplar esse público nas nossas campanhas e utilizar personagens femininos que representem essas mulheres”, acrescentou.

Ele ressalta que o protagonismo das mulheres em seus respectivos papéis na sociedade trouxe mais possibilidades para a comunicação. “Hoje, as mulheres têm liberdade para expressar suas opiniões, estilos e personalidades. Isto é muito benéfico, pois conseguimos criar mais e inovar”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo empresário, é o fato de contar com uma equipe alinhada aos valores do público-alvo. 

“Na minha visão, é necessário trabalhar com pessoas que realmente acreditam no que estão comunicando. Quando a equipe de comunicação é formada por pessoas que não têm preconceitos, a comunicação sem estereótipos acaba fluindo naturalmente.”

Em geral, a comunicação neste período se volta às consumidoras e consumidores, que desejam presentear a si ou a outras mulheres. Neste ano, a Lumaê pretende trabalhar com foco no público interno: 97% das colaboradoras e revendedoras da marca são mulheres.

“A nossa estratégia para o Mês das Mulheres está na valorização das nossas vendedoras e revendedoras. Na Lumaê, acreditamos que o bom atendimento, organização e metas atingidas são consequência do trabalho de uma equipe motivada e valorizada.”

LEIA MAIS: 8 ensinamentos de Luiza Helena Trajano para se inspirar

Representatividade política

Para o próximo Dia da Mulher, a Câmara de Maringá irá trabalhar em torno da mulher como ser político. A ideia é destacar personagens femininos da política maringaense. “Estamos preparando uma comunicação voltada à valorização das mulheres da Casa, fazendo um resgate histórico de mulheres que tiveram relevância política da nossa cidade. Isso tudo vamos contar no site e nas redes sociais da Câmara. O resto é surpresa.”

“Sou suspeita de falar, mas fico feliz em observar, nesses 18 anos de profissão, cada vez mais mulheres se firmando como lideranças nos seus segmentos, fazendo a diferença na história da nossa cidade, do país e do mundo. Não só na política, mas na comunicação, no entretenimento e no empreendedorismo. Nada vence uma mulher determinada e disciplinada.” 

 

– Já ouviu falar no App Negócios RPC?
Nossos clientes acompanham suas campanhas online na palma da mão. 
Converse com os nossos executivos 😉 

Artigos relacionados

0 respostas para “Dia da Mulher: a homenagem na medida certa”

Deixe uma resposta