Menu Busca

Marketing e Comunicação

Como utilizar o marketing de conteúdo para trazer credibilidade para a sua empresa

Cases de empresas paranaenses mostram o potencial da veiculação de conteúdo em veículos jornalísticos de credibilidade

Vivemos em um mundo com muita informação disponível em sites e nas redes sociais. Por isso, as empresas precisam de um diferencial para criar conteúdo relevante para o público-alvo e garantir a visibilidade online. Uma das formas de atingir esses objetivos é a partir do marketing de conteúdo. Quando bem executado, auxilia ainda na construção de autoridade e no reconhecimento da marca. 

marketing de conteúdo ajuda a trazer mais tráfego para site e redes sociais. Foto: Canva

A veiculação de conteúdo de qualidade em sites de credibilidade é uma das ferramentas que estabelecem confiança dos clientes na empresa. Além disso, traz bons resultados para a marca nas buscas do Google. Isso possibilita a geração de novos negócios e a atração de potenciais clientes.

No Paraná, empresas de diferentes áreas são exemplos de como utilizar o poder do marketing de conteúdo aliado a sites de credibilidade fazem toda a diferença para alavancar a marca. Esse é o caso do Médicos de Olhos. O centro oftalmológico presente em Curitiba e na Região Metropolitana, desenvolveu um especial publicitário no G1. Nesse projeto, foram produzidas matérias que esclarecem muitas das principais dúvidas do público em relação à saúde dos olhos. Os conteúdos foram sempre embasados pelo conhecimento de profissionais da área. 

“Optamos por esse formato principalmente pela credibilidade do G1. Nos últimos anos, houve uma clara separação entre mídias confiáveis das propagadoras de fake news. Somos uma empresa que trabalha com a saúde dos olhos da população. Portanto, a credibilidade é fundamental”, explica Hamilton Moreira, diretor do Médicos de Olhos. “O G1 tem um rígido controle jornalístico e publicitário. Isso garante ainda mais a confiabilidade.”

O resultado do investimento pôde ser observado na consolidação da presença digital do centro oftalmológico, como afirma Moreira. “Somos uma empresa jovem de oftalmologia em Curitiba. Com apenas três anos de formação, já somos líderes em seguidores digitais. Atribuímos isso às campanhas que fizemos com a RPC. O resultado é muito claro. Vemos isso tanto em número de acessos quanto de seguidores que continuam fiéis a nossa empresa”, relata o médico oftalmologista.

Atração de novo público

O especial publicitário também foi a ferramenta do marketing de conteúdo escolhida pela equipe do Full Jazz by Slaviero Hotéis para a divulgação da empresa. O hotel temático que fica no bairro Batel, em Curitiba, tem como diferencial o bar e restaurante que unem shows de jazz ao vivo e alta gastronomia. A matéria publicada no G1 contém desde informações gerais sobre a tendência de staycation, até detalhes específicos sobre os ambientes do hotel e a programação de shows. 

De acordo com Suzi Almeida, gerente geral do hotel, a escolha pela publicação no G1 foi motivada pela busca de canais com informações confiáveis pela população. O resultado foi verificado rapidamente. “Houve aumento de consultas nas páginas do hotel e bar. Isso resultou em público novo no estabelecimento”, afirma Suzi.

“As pessoas estão voltando de um período de reclusão  em que usaram de forma mais intensa a busca de informações online. Esse comportamento será cada vez mais forte. Por isso, saber usar este meio para divulgar produtos e serviços será extremamente importante nos negócios”, pontua a gerente do hotel. 

Integração e novos formatos

O uso de novos formatos de conteúdo, que promovem a interação com o cliente e a integração de diferentes telas são uma tendência do marketing digital. Em especial, smartphone, tablet e televisão. Essa foi a aposta da RPF Group – Rainha da Paz Foods, grupo de agronegócio com foco na suinocultura com sede em Ibiporã, Norte do Paraná. Junto com o time de Marketing da RPC, a empresa optou por um formato de anúncio com foco na inovação e maior conexão com o público. 

O projeto desenvolvido foi o Cozinha à La Rainha, que usa um novo formato web que se complementa à televisão. A RPC produziu vídeos de três receitas especiais que foram veiculados tanto na TV quanto compartilhados nas redes sociais da marca. As produções trouxeram dicas de culinária para desmistificar o uso da carne suína. Os vídeos têm QR code para que o público possa acessar o conteúdo completo sobre as receitas no Gshow

“A gente sabe que o fenômeno de integração de duas ou mais telas já está em ascensão de alguns anos pra cá. Concomitante a isso, a atenção das pessoas vem em declínio. Esse formato híbrido é por conta disso. Caso a pessoa esteja ali de passagem pela televisão, ela consegue num breve momento capturar esse QR code, acessar a página e salvar nos seus favoritos, para assistir mais tarde. No momento de descanso, a pessoa consegue visualizar esses conteúdos com mais calma”, explica Filipe Torres Cesco, analista de marketing e comunicação do RPF Group.

Resultados comprovados

O resultado da campanha impactou diretamente as vendas. “Conseguimos observar muita interação nas nossas redes sociais a partir desse formato. Houve aumento nas visitas nas nossas redes sociais e na página institucional. Observamos também a procura maior pelos produtos das receitas no supermercado. Em Londrina, por exemplo, nossos promotores passaram o feedback de que chegavam pessoas pedindo o produto da receita que elas viram na televisão”, afirma Cesco.

O aumento da demanda fez a empresa, inclusive, iniciar a venda dos produtos por meio do WhatsApp. “Tivemos esse insight pois algumas pessoas não conseguiam encontrar o produto das receitas na sua região. E, com a loja virtual, o cliente consegue comprar tudo sem sair de casa”, diz o analista de marketing e comunicação.

Leia também:

<<< Grupo suinocultor do Paraná quer atingir 30% de exportação em 2022
<<< Quer contar a história do seu negócio por aqui? Fale com a Negócios RPC. 

Artigos relacionados

0 respostas para “Como utilizar o marketing de conteúdo para trazer credibilidade para a sua empresa”

Deixe uma resposta