Menu Busca

Inovação e Tendências

Empreendedor paranaense tem livro entre os mais vendidos do Brasil

Oséias Gomes, fundador e CEO da Odonto Excellence, lançou Negócio Escalável em março; franquia tem mais de 1.200 unidades em todo o Brasil.

O livro é uma forma de condensar, em uma só experiência, os desafios de toda uma vida. Muitas vezes, trajetórias inspiradoras servem como um norte em diversas áreas, e começar um negócio é uma delas. Pensando nisso, o empreendedor paranaense e CEO da Odonto Excellence, Oséias Gomes, lançou o livro Negócio Escalável.

Em poucos dias, a obra já é best-seller: entrou na lista de mais vendidos da Veja antes mesmo de seu lançamento oficial, que foi no dia 23 de março na Livrarias Curitiba do Shopping Center Palladium, em Ponta Grossa. O evento foi um, com mais de 400 pessoas na noite de autógrafos.

Obra antecipa o “caminho das pedras” para empreendedores

Nos últimos anos, as startups brasileiras têm realizado uma revolução no meio empresarial e no mundo. Ação essa, positiva, que trouxe inovação, atualização e reestruturação de modelos tradicionais em inúmeras áreas.

Porém, ao criar uma empresa, é obvio que os empreendedores, sonhadores de mudanças positivas para a sociedade, também almejam o sucesso financeiro do negócio que criaram.

“Nem sempre é fácil administrar e estruturar bem nossa ideia”, conta Gomes. “Nesta obra, mostro o caminho para um empreendimento bem-sucedido, ou seja, o ‘caminho das pedras’”.

Estruturação de fora para dentro do negócio

No livro, Gomes também apresenta as possíveis causas que derrubam um empreendimento. Dessa forma, antecipa aos jovens empresários como evitar esses problemas e, assim, o caminho possível para o sucesso.

“Deve se estruturar a startup de fora para dentro, considerando as peculiaridades do mercado. Também discuto, naturalmente, as dificuldades cotidianas e os desafios da imprevisibilidade da vida”, complementa.

Existem 4 aprendizados essenciais que é possível extrair de Negócio Escalável, avalia Gomes. São eles:

  • Como criar uma startup duradoura;
  • Como alcançar o sucesso financeiro;
  • Como escalar (ou expandir) seu negócio;
  • Atitudes que derrubam o empreendimento e como superá-las.

Depoimento de parceiros

“Eu já acompanho a carreira do Oséias há algum tempo e por isso sei que ele é uma referência sobre gestão e empreendedorismo não só em Ponta Grossa, mas para o Brasil todo”, conta Luiza Rodrigues, social media na Boom Marketing Digital. “Li o Gestão Fácil (primeiro livro de Gomes) e gostei muito, me ajudou a ter uma noção melhor de estratégias para uma gestão mais eficaz”.

Luiza fez questão de acompanhar o lançamento do livro no Palladium e entender porque “escalabilidade” está tão em alta. “Inclusive, acho que depois de ler o livro, vou me aventurar e empreender na minha área também”, acredita.

Expectativa de passar conhecimento adiante

Com um case de sucesso em suas mãos – a Odonto Excellence tem mais de 1.200 unidades em todo o Brasil, sendo a maior franquia odontológica do país – Gomes espera que o livro sirva para inspirar e passar essa expertise adiante.

“Ao criar uma empresa, o empreendedor sonha com a durabilidade e o sucesso financeiro do negócio, ele quer chegar ao topo. Porém, as dificuldades e os obstáculos, muitas vezes, fazem com que ele desista da escalada no meio do caminho. Segundo pesquisas, apenas 55% das startups continuam em pleno funcionamento após três anos do início do negócio. Como, então, recuperá-las ou já as criar para a longevidade?”

Trajetória visionária

Nascido em Carambeí, interior do Paraná, em 23 de agosto de 1971, Oséias Gomes é filho de pais agricultores e desde cedo ajudou sua família no roçado. Aos 7 anos de idade, a família se mudou para a cidade de Carambeí, perto de Ponta Grossa, na Fazenda Esteio.

“Éramos em seis filhos e o dono da fazenda deu um pedaço de terra para o meu pai plantar para o nosso sustento. Meu pai levantava cedo todos os dias e acordava a gente às 5h30. Até hoje, levanto cedo por causa disso. Um dia, carpindo, falei para as minhas irmãs que ia ‘ser alguém na vida’ e, a partir daquele dia, virei um inconformado”, relembra.

Sempre estudando muito, aos 17 anos um cliente de um posto de gasolina onde trabalhava o indicou como office-boy no antigo Banco Bamerindus. Em três anos, se tornou gerente de negócios.

“Nunca aceitei ‘a cadeira de balanço’, sempre saí da minha zona de conforto e já entrei querendo conquistar o banco. Nunca parei de estudar e, até hoje, leio durante 4 horas por dia. Tenho 47 anos de idade e ainda tenho muito o que aprender”.

Depois que saiu do banco, montou sua empresa de consultoria e conheceu a área de Odontologia com um amigo, Doutor Fabiano, que o ajudou a montar uma clínica. Conhecendo o mercado e descobrindo as lacunas da área, a Odonto Excellence se tornou a maior franquia odontológica do Brasil em 9 anos de existência.

Você começou um negócio “do zero” e quer compartilhar sua história? Fale com a gente!

 

Leia mais:

Investimento em publicidade a longo prazo é fundamental, aponta estudo

Artigos relacionados

1 respostas para “Empreendedor paranaense tem livro entre os mais vendidos do Brasil”

  1. Olá aqui é a Ana eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe uma resposta