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Marketing e Comunicação

Curitiba 329 anos: a relação com o desenvolvimento de grandes marcas

Tintas Vergínia e Unimed Curitiba relatam a importância da capital paranaense em suas histórias

Curitiba completa 329 anos nesta terça-feira, 29 de março. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Os quase 2 milhões de curitibanos comemoram hoje, 29 de março, mais um aniversário da cidade. A capital dos paranaenses completa 329 anos desde sua fundação oficial, em 1693. De lá para cá, a cidade se tornou uma grande metrópole, destacada principalmente por seu desenvolvimento econômico, social e ecológico. 

Em sua história, grandes marcas nasceram e cresceram exponencialmente em Curitiba. Outras, assim como muitos moradores provenientes de regiões do Paraná e do Brasil, foram bem acolhidas e se desenvolveram no município. 

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A boa recepção e a conhecida exigência do público consumidor curitibano fazem parte do caminho trilhado por empresas como a Tintas Vergínia e a Unimed Curitiba, que há décadas constroem um forte relacionamento com a cidade. Ambas as marcas contaram ao De Olho no Mercado suas percepções sobre as respectivas histórias com a capital. 

Prata da casa

A Tintas Vergínia nasceu nas proximidades do bairro de Santa Felicidade, um dos mais tradicionais da cidade. Mais precisamente no Jardim Vergínia, que deu nome ao comércio de tintas que iniciou suas atividades em uma pequena loja na Avenida Vereador Toaldo Túlio. 

Primeira unidade foi instalada no Jardim Vergínia, que deu nome à marca. Foto: Divulgação

Atualmente, a rede conta com mais de trinta unidades em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa e em Florianópolis-SC. Essa expansão para outras praças é relativamente recente, e carrega consigo toda a experiência que o mercado curitibano proporcionou à marca. 

“Fala-se muito em nosso setor, e até em vários outros, que o público de Curitiba é muito exigente. Então, se você consegue prevalecer e fazer um bom trabalho aqui, você consegue repetir isso em qualquer lugar. Curitiba é uma cidade exigente, exemplar, e modelo”, conta o também curitibano Eduardo Bathke, gerente de Estratégia e Projetos da Tintas Vergínia. 

A Tintas Vergínia possui unidades em Curitiba, RMC, Ponta Grossa e Florianópolis. Foto: Divulgação.

De acordo com Eduardo, a empresa compartilha valores com a cidade, como o da sustentabilidade, através do Coleta Colorida, um programa de logística reversa promovido para estimular o descarte correto de latas de tintas e resíduos, em um alinhamento da marca com a identidade local. “Fomos um dos pioneiros a fazer a logística reversa de latas no Brasil. Muitos lojistas tinham resistência, achavam que isso geraria um custo alto. Nós, por conta própria, lançamos isso até antes dos fabricantes, por exemplo.”

No ano passado, a marca completou 30 anos, e é um dos muitos exemplos de empresas locais que se desenvolveram ao ponto de ir para outras cidades, mas sem esquecer de suas origens. 

“Temos um orgulho enorme de fazer parte dessa cidade, de ter nascido aqui. Queremos continuar construindo e colorindo Curitiba da melhor forma possível. Nos colocamos à disposição não apenas para colorir nossa cidade, mas também para desenvolver pessoas, fazer ações sociais, reciclar, enfim, tudo o que for em prol de uma cidade melhor, mais colorida e mais cheia de vida.”

De braços abertos

Como toda grande metrópole, Curitiba recebeu milhares de pessoas de outras cidades brasileiras e até de outros países. Estima-se que mais da metade da população não seja curitibana de nascença. 

A capital acaba sendo uma escolha considerada também por muitas empresas, que se instalam e se tornam ainda mais relevantes a partir daqui. A Unimed Curitiba, por exemplo, surgiu em 1971, poucos anos depois da criação da Unimed, em Santos, no litoral paulista. A operadora, uma gigante do segmento, teve Curitiba como um de seus principais pólos de desenvolvimento.

Unimed Curitiba completou 50 anos em agosto de 2021. Foto: Divulgação.

“Curitiba foi super importante. A Unimed Curitiba entre as dez principais singulares do sistema Unimed, das mais de 350 singulares. São mais de 4.700 médicos cooperados e mais de 550 mil clientes, entre pessoas física e jurídica. Curitiba tem uma força muito grande dentro do sistema”, destacou Valéria Lopes, supervisora de Marketing e Comunicação da Unimed Curitiba. Nascida em São Paulo, Valéria mora na cidade há vinte anos. “Fui super bem acolhida”, afirmou, embora ainda tenha suas restrições quanto ao clima. 

A profissional ressaltou o relacionamento da Unimed com quem vive em Curitiba. 

“Existe uma relação de proximidade e carinho dos curitibanos e de quem vive aqui com a Unimed Curitiba, porque é uma marca sólida, que oferece excelência assistencial e promove saúde e bem-estar aos nossos clientes.”

Por último, Valéria pontuou que existe uma reciprocidade entre a cidade e a Unimed. “Trabalhamos muito com o foco no cuidado. Cuidamos da cidade e também vemos o contrário, os cuidados que Curitiba tem conosco. É um envolvimento afetivo da marca com a cidade e vice-versa”, encerrou. 

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