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Marketing e Comunicação

Dia das Mães 2022 traz aumento de vendas para o comércio

Estimativa é um aumento nas vendas de 17%; lojas físicas serão a preferência do consumidor para a compra

O brasileiro pretende comemorar presencialmente o Dia das Mães em 2022. | Foto: Reprodução/Canva

Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães de 2022 tem tudo para ser um dos mais especiais dos últimos anos. Além da reabertura plena das atividades comerciais, filhos e filhas pretendem priorizar os encontros presenciais para celebrar as mamães28. 

Ainda no ano passado, mesmo em um momento de restrições, foi registrado um crescimento nas vendas de 6% no varejo físico, segundo um indicador do Serasa Experian, durante o período anterior ao Dia das Mães.

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Para 2022, a expectativa dos grandes varejistas é de um novo aumento nas vendas. “Estamos muito otimistas. Acreditamos que com a retomada da economia e a redução da pandemia, as famílias aproveitarão esta data para dar aquele abraço gostoso, reunir toda a família ao redor da mesa e comemorar a vida. Depois de tanto tempo afastados, o reencontro será diferenciado e, neste momento, nada melhor do que levar aquele presente especial”, destacou a diretora de marketing da Daju, Juliane Karsten Lorenz. A rede de lojas curitibana espera atingir um crescimento de 30% em comparação ao ano passado. 

Rede de lojas especializada em cama, mesa, banho e utensílios de casa espera um crescimento de 30% nas vendas. | Foto: Divulgação

O otimismo possui lastro na intenção de consumo do brasileiro. Segundo uma pesquisa encomendada pela Rede Globo, 76% dos consumidores pretendem presentear neste Dia das Mães, um aumento significativo de 17% em relação a 2021. 

“Presentear a mãe é um ato de amor, por isso, pensamos em cada detalhe, pois é uma alegria saber que a Daju está presente no dia a dia dessas pessoas tão especiais. Gostamos muito desta data e entregar o melhor é o nosso desafio.” 

Uma comemoração mais presencial

Com a retomada plena das atividades presenciais, a tendência é positiva para as compras no varejo físico. De acordo com a mesma pesquisa, lojas físicas de grandes marcas estão entre as primeiras opções para compra dos presentes, sendo citadas por 30% dos respondentes. Em 2021, este índice foi de 20%. 

Outro ponto de destaque é que 71% dos consumidores ouvidos pretendem realizar alguma comemoração pela data. Deste total, 37% dos brasileiros devem fazer uma refeição especial em casa com a mãe e com os familiares, uma diferença considerável em comparação com os 21% registrados no ano passado. Outras iniciativas também foram citadas, como encontros presenciais (32%), ida a um restaurante (12%) e assistir TV juntos (9%).

Planejamento

Em razão da importância da data, grandes varejistas já trabalham há algum tempo com foco no Dia das Mães. Além das campanhas publicitárias, as empresas visam garantir que os produtos estejam de acordo com os desejos das homenageadas.

“Sempre trabalhamos antecipadamente com a escolha dos nossos produtos para que possamos garantir variedade e disponibilidade aos nossos clientes. Como a data acompanha a sazonalidade do outono/inverno, procuramos ter em nosso mix produtos que supram ambas as demandas, que aqueçam e agradem essa pessoa tão especial que é a nossa mãe”, detalha Juliane, que indica que os confortáveis roupões possuem grande preferência. “Com o frio, esse presente se tornou referência em todos os anos da empresa”, completou.

Com a chegada do frio, os roupões se tornam um dos favoritos para presentear as mamães. | Foto: Divulgação.

Segundo a diretora, o êxito das vendas em datas especiais, como o Dia das Mães, depende de um profundo planejamento. “Sempre tivemos sucesso pela organização e planejamento da empresa. Todas as datas são mapeadas e trabalhamos com um grande processo para a construção das campanhas. A  jornada do consumidor nos move para garantir bom preço, variedade, estoque e praticidade. Para a Daju, planejar e executar bem faz toda a diferença”, pontuou.

Multiplataforma

Apesar do Dia das Mães exigir um trabalho diferenciado, a veiculação das campanhas segue um padrão estabelecido para toda a temporada. O objetivo principal é inserir a marca nos mais diferentes formatos. “A Daju é omnichannel, precisamos estar em todas as plataformas de mídias possíveis. Atualmente, trabalhamos com plataformas digitais como o Facebook, Instagram, Tik Tok, Waze, além do site próprio e marketplaces”, explica. 

Os meios de comunicação mais tradicionais, como a TV, também fazem parte da estratégia de marketing. “Estar em uma mídia de TV sempre é bom para qualquer marca. Afinal, este meio é de grande relevância para o entretenimento e informação dos nossos clientes.”

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>>> Como escolher os “rostos” da marca em campanhas publicitárias

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