Menu Busca

Marketing e Comunicação

Dia do profissional de marketing: criatividade a serviço da estratégia

Cada vez mais relevante e reconhecida, profissão é celebrada no dia 8 de maio

O time de Marketing da Globo: dinamismo é marca dos profissionais da área. | Foto: Divulgação.

Criativo, antenado, moderno, estrategista, arrojado. Esses são apenas alguns dos adjetivos ligados ao profissional de marketing, homenageado com uma data comemorada no dia 8 de maio. Responsável por trabalhar com a criação de estratégias e projetos, o profissional atuante nesta área alia criatividade e capacidade de análise na busca por atingir bons resultados. 

Diariamente desafiados pelas constantes mudanças, em um ambiente multiplataforma, os especialistas da área conquistaram grande relevância no mercado de trabalho. “O marketing sempre foi muito importante nas empresas porque ele é a base da estratégia. Mas nos últimos anos o profissional que atua nesta área ganhou protagonismo e reconhecimento”, avalia Patricia Kuhn, analista de Produtos e Serviços de Publicidade da Rede Globo, que conversou com o De Olho no Mercado sobre o cenário da profissão. 

Leia mais >>> Dia do profissional de marketing: criativos sempre em ação

Parte de uma equipe de gestão de projetos e oportunidades comerciais junto às afiliadas, Patricia se encontrou no marketing. Formada em jornalismo, iniciou sua trajetória na área em 2013, em uma afiliada Globo no Rio Grande do Sul, seu estado natal. “Entrei como coordenadora de eventos e comecei em projetos comerciais. Era um universo novo para mim”, relembra. Não demorou muito para que a atividade se tornasse mais do que uma profissão. 

“Eu amo trabalhar com esse olhar estratégico. É onde eu consigo pegar meu olhar criativo e construir uma solução com base em dados, números, estudos, pesquisas.”

Rotina

De acordo com Patricia, o dia a dia do profissional do marketing é intenso. “Definitivamente, a rotina não é igual todos os dias”, destaca. Para conseguir atender a todas as demandas, é necessário ter algumas características. “Exige uma capacidade de adaptação, de entender o novo momento e de ter uma boa gestão de tempo. Precisa também pensar fora da caixa e inovar, ao mesmo tempo em que precisa ter bases muito sólidas como os valores e cultura da empresa”, opina. 

Leia também >>> Como utilizar o marketing de conteúdo para trazer credibilidade para a sua empresa

Na Rede Globo, o cotidiano é marcado por muita responsabilidade.

“Nosso trabalho tem um grande impacto na vida das pessoas. Trabalhar dentro da Globo traz muito disso. Nós mesmos crescemos assistindo televisão e é muito legal fazer parte desse universo”, conta Patricia. 

O trabalho na Rede Globo consiste em um relacionamento direto com os clientes: dos anunciantes aos telespectadores. “Nós criamos uma tríade formada pelo nosso conteúdo, pela nossa audiência e pelas marcas. Isso tem que fazer sentido, ser orgânico e tem que realmente agregar. É algo que nos pede muita criatividade, inovação e, principalmente, saber se colocar no lugar dos nossos públicos, sejam eles B2B, que são as marcas, quanto a nossa audiência.” 

Cenário positivo 

Apaixonada pela profissão, Patricia Kuhn tem a cara do marketing: moderna, atenta e criativa. | Foto: Divulgação.

Na visão da analista, existe uma tendência positiva para o mercado profissional da área. Segundo ela, há um entendimento da importância do marketing para que as empresas consigam atingir seus objetivos de venda, relacionamento e posicionamento da marca.

“Todas as empresas hoje têm olhado para o marketing entendendo que uma construção robusta só vai existir se tiver uma estratégia igualmente sólida. Não basta apenas fazer uma campanha de comunicação se isso não estiver atrelado à estratégia da empresa. O resultado será pontual. O que as empresas mais querem é uma estratégia a longo prazo”, ressalta Patricia. 

Mas para que o profissional tenha a capacidade de atender as necessidades das empresas, a permanente atualização se faz imprescindível. “De uma forma geral, todas as profissões estão em constante transformação, mas o universo do marketing tem uma rapidez um pouco maior. Estamos vivendo um processo de aceleração e digitalização desde os anos 2000, o que gera um impacto em nosso dia a dia. A cada ano que passa, surgem novas oportunidades a partir disso e, por consequência, o profissional precisa estar atento a tudo isso”, complementa.

Momento “ING” do dia

Sempre ligado, o profissional de marketing também precisa se desconectar! Nesta data especial, nós, da RPC, desejamos que você separe um momento de descontração para celebrar. Ouça aquela música favorita, tire uns minutos para meditar, faça uma festa com seus amigos. Enfim, tire o seu Momento “ING” do dia! O nome “ING” é uma alusão ao marketing, área que move esses profissionais. Afinal, relaxando a gente também se conecta. 😉 

❤ Feliz Dia aos profissionais do marketing! ❤

E você, Pati Kuhn? Qual será o seu ING do dia? 

“Eu vou passar meu dia de profissional de Marketing trabalhando muito. Dessa vez, mesmo em férias, estarei no voluntariado, trabalhando no time de Marketing de uma multifeira de atuação regional. Está na minha essência contribuir com meu conhecimento em tudo que eu possa impactar positivamente. Eu amo o que eu faço!”

Também procuramos saber qual é o ING do dia da galera da RPC! Camila e Kise, qual é a boa?   

“Sabe que, ultimamente, tem sido ‘curtindo os pets’!
Muitas vezes, quando estou em home office, levá-los para passear (fazer um pipi) tem sido uma descompressão e tanto. Largo o celular em casa, saio com eles pelo condomínio onde moro e passo a prestar atenção em coisas simples, como o barulho da rua, do vento nas árvores, um passarinho aqui, outro cãozinho latindo ali… E, de quebra, Agostinho e Bebel (um casal de shitzu que adotei há menos de um ano), se divertem.”

O casal de shitzu Agostinho e Bebel, adotado por Camila, fazem parte do seu “Momento ING do Dia” . Foto: Arquivo pessoal

A Kise também compartilhou seu “Momento Ing do Dia”:

“Todo dia é do Marketing. É 24 horas por dia. E o que eu gosto de fazer sempre é ter momentos de qualidade. Primeiro é acordar bem, agradecer por aquele dia. Ser grato pelo que você tem é ser ING. Agradecer também por aquilo que nem sempre é tão bom. Ás vezes aquela porta que se fecha é uma janela que se abre. Em segundo lugar, tomar um super café da manhã, sem nenhuma pressa, aquele momento apenas seu. Esse período é para você se conectar com você mesmo. Depois, o que eu costumo, é fazer uma caminhada, só escutando o barulho do ambiente. São coisas simples, que dá para nós fazermos não apenas no Dia do Marketing, mas principalmente pensando que necessitamos nos conectar mais com nós mesmos, sair do automático e refletir.”

– Já ouviu falar no App Negócios RPC?
Nossos clientes acompanham suas campanhas online na palma da mão. 
Converse com os nossos executivos 😉

Artigos relacionados

1 respostas para “Dia do profissional de marketing: criatividade a serviço da estratégia”

Deixe uma resposta