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Marketing e Comunicação

Saiba mais sobre a convergência de meios, principal tendência em estratégia de marketing

Palestras em Pato Branco e Francisco Beltrão trazem especialistas da RPC para falar sobre o tema; faça sua inscrição antecipada

Comunicação integrada que alcance o público nos mais diversos meios é a grande tendência do marketing atual. | Foto: Reprodução/Canva.

Na era da informação, reter a atenção dos consumidores é o que muda o patamar de empresas de diversos segmentos, e a convergência de meios surge como uma estratégia indispensável para conversar com os mais diversos públicos. 

É sobre este tema que a RPC e seus especialistas do time de comunicação e marketing estarão conversando com empresários de Francisco Beltrão e Pato Branco, nos dias 13 e 14 de junho, no painel “A convergência de meios para negócios locais”.  

Cassio Senhor, Jessie Caroline e Renata Mateus irão trocar experiências com os empreendedores. | Foto: Reprodução.

Revelamos para o De Olho no Mercado algumas informações sobre o assunto, para você já chegar antenado. “A convergência de meios nada mais é que a união dos meios de comunicação dentro da estratégia de marketing”, resume Jessie Caroline, analista de Marketing e Performance da RPC, uma das palestrantes do evento.

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A explicação para essa integração é o fato de que todos nós estamos conectados em todos os meios possíveis. “O consumidor está em contato com diversas formas de mídia ao longo do dia. Por esse motivo, é muito importante que as marcas estejam presentes durante toda essa jornada”, detalha.

De acordo com Jessie, o evento da RPC é uma oportunidade de troca entre os palestrantes e os participantes. A ideia é ampliar as soluções de comunicação integrada para os empreendedores do sudoeste paranaense. 

“Esse encontro é uma forma de trabalhar lado a lado com os empreendedores, trocar experiências e conhecimentos. Nosso objetivo é ir além de um papo sobre mídia e marketing. Queremos ajudar a desenvolver o comércio local e trazer ganhos para toda a região.”

Estratégia crossmedia

A convergência de meios também pode ser chamada de estratégia crossmedia. Ou seja, é realizado todo um trabalho de comunicação em diferentes canais, alinhados aos objetivos da marca e adequados a cada público, conforme nos explica Cassio Senhor, analista de Marketing e Soluções de Mercado da RPC.

“Cada meio tem sua potencialidade e é isso que as marcas devem saber utilizar. Ter uma comunicação veloz faz toda a diferença na disputa pelo bolso do consumidor. Tem aquele ditado que diz que quem chega primeiro, bebe água limpa. É importante olhar os objetivos, o perfil do público, e onde se quer chegar, para que a comunicação seja definida.”

Hoje, as tendências nas maneiras de se comunicar com o consumidor são ditadas pela forma como o público consome a informação. O uso de duas telas simultaneamente e a leitura de uma revista ao mesmo tempo em que se ouve um podcast são alguns exemplos de comportamento das novas gerações. “Quando olhamos para a jornada do consumidor, devemos entender que as marcas precisam conversar com o público em várias etapas. Por isso, a importância de usar esses meios de forma integrada. Cada um pode falar em algum momento com aquele consumidor e mostrar a fortaleza da marca durante o funil de vendas”, explica. 

Caldeirão com Marcos Mion é um dos sucessos que transcende a telinha e integra meios. Foto: João Cotta/Globo.

A importância de ter um pensamento multimídia pode ser conferida organicamente, pelas constantes interações impulsionadas pelo próprio público. “Tudo que passa na TV vira meme, vira assunto na rede social. Temos exemplos de sobra como o BBB, o Caldeirão e a novela Pantanal, que está fazendo um enorme sucesso”, observa Cássio.

Soluções

A jornada do consumidor, ou seja, as etapas que o cliente passa durante a compra, impacta diretamente nessas estratégias. “Mais do que pensar no meio, é pensar em como estar presente em todo o processo”, destaca Renata Mateus, analista de Inteligência de Mercado e Produto da RPC.

A RPC trabalha com soluções personalizadas para as marcas atingirem seus objetivos. | Foto: Divulgação.

Para ajudar as marcas a alcançarem o público certo, a RPC ofere com diversas soluções personalizadas e que fazem uma comunicação 360º. “Temos trabalhado muito a integração, aproveitando a potencialidade de cada meio, com inúmeros formatos. Desde os comerciais nos breaks, explorando nossos sites, redes sociais, patrocínios. Enfim, são inúmeras possibilidades e soluções pensadas estrategicamente para cada cliente. E é isso que queremos levar para a palestra”.

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Segundo Renata, o evento vai apresentar aos participantes exemplos de como essa convergência acontece e traz resultados às empresas. 

“Vamos mostrar a força que se tem quando se une estratégias utilizando a força que cada meio possui. Não olhar isoladamente o que cada um tem de forte e fazer uma escolha, mas sim aproveitar a união dos meios em prol de um objetivo. A ideia é mostrar na prática como isso reverbera nas estratégias de comunicação”.

Para conhecer ainda mais a fundo sobre a convergência de meios, sua importância e como essa comunicação integrada pode impulsionar os resultados da sua empresa, não perca o painel “A convergência de meios para negócios locais”. Inscreva-se agora mesmo para o evento do dia 13 de junho, em Francisco Beltrão, e do dia 14 de junho, em Pato Branco

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