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Marketing e Comunicação

Marketing e performance: avaliando a estratégia de comunicação

Evento da RPC no Sudoeste irá ensinar empreendedores locais a medir o desempenho das campanhas de marketing; inscrições estão abertas

Saber como sua audiência está sendo impactada é fundamental para os objetivos das estratégias de comunicação. | Foto: Reprodução/Canva.

Atingir uma alta performance é o objetivo de todo empreendedor. Não importa o nicho no qual o negócio está inserido, conquistar bons resultados é o que move qualquer negócio. Para que isso aconteça, é de suma importância ter uma boa estratégia de comunicação. 

Já falamos aqui no De Olho no Mercado sobre estratégias de marketing e convergência dos meios para alcançar os objetivos. Mas como saber se tudo está sendo aplicado de maneira correta? Como e por que analisar a performance do que está sendo trabalhado em termos de comunicação?

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Para conversar sobre isso e muito mais, os especialistas em comunicação e marketing da RPC estarão presentes nas cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, nos dias 13 e 14 de junho, respectivamente, para um grande bate-papo com empresários e empreendedores locais. 

Para trazer alguns insights do que será discutido, os painelistas do evento Cassio Senhor, Jessie Caroline e Renata Mateus  adiantaram algumas valiosas informações. Saiba como medir o desempenho das campanhas de marketing em uma estratégia de comunicação pautada na convergência dos meios. 

Análise de desempenho

Os dados extraídos das campanhas de comunicação em qualquer meio costumam ser chamados de métricas. Essas informações são divididas em diversos indicadores, ou KPI’s (sigla do inglês Key Performance Indicator). São eles que apontam o resultado estatístico da estratégia de comunicação. “Existem diversos KPI’s que podem indicar o sucesso de suas ações de marketing, tudo depende do seu objetivo”, pontua Jessie Caroline, analista de Marketing e Performance da RPC.

Indicadores dizem se as campanhas devem ser corrigidas ou se estão na rota certa. | Foto: Reprodução/Canva.

Entre os indicadores existentes estão o CPC (custo por clique), CAC (custo de aquisição do cliente), CPL (custo por lead), taxa de conversão, ROAS (retorno sobre gasto com anúncios), entre outros. Parece difícil, não? Mas o evento da RPC certamente vai trazer luz aos participantes quanto a isso!

Uma análise bem fundamentada dos indicadores garante que todo o investimento em uma campanha esteja sendo aplicado de maneira eficiente. 

“O principal ganho em acompanhar os KPI’s de sucesso de uma estratégia periodicamente é a possibilidade de atingir uma alta performance com o seu investimento, ou seja, melhorar seus resultados com base nos dados de uma forma mais assertiva.”

Importância da análise

Para que as métricas obtidas não sejam apenas números espalhados em uma planilha, é preciso compreender o que eles significam dentro da estratégia e perceber se estão alinhadas com o que a empresa busca como objetivo. “Existem diversas métricas que podem ser analisadas no marketing digital, falaremos um pouco disso na palestra. Mas, mais do que analisar todas elas, é preciso saber qual faz sentido para o objetivo que se quer”, reforça Renata Mateus, analista de Inteligência de Mercado e Produto da RPC. 

A análise de performance é uma das etapas de uma campanha bem sucedida. | Foto: Reprodução/Canva.

A especialista destaca que uma boa avaliação não serve apenas para compreender os resultados obtidos, mas também para trazer argumentos sólidos para as próximas tomadas de decisão. 

“Analisar as métricas corretas faz com que correções possam ser feitas ao longo da campanha, permitindo ver os gargalos, o que pode ser adaptado e o que está dando certo.”

Junto aos anunciantes, a RPC realiza um trabalho integrado entre os meios, com um acompanhamento da campanha do início ao fim, da elaboração à análise de desempenho. 

“A RPC tem um cuidado e zelo pelo negócio do cliente. Buscamos uma solução personalizada, olhando para o objetivo, traçando a estratégia mais adequada para cada negócio. Se é necessário criar um novo formato, vamos pensar junto com o cliente a melhor solução”, ressalta. 

Prata da casa

Completando o time de palestrantes, o analista de Marketing e Soluções de Mercado da RPC, Cassio Senhor, reforça a importância de uma boa estratégia. 

“O grande objetivo desse evento é colaborarmos com o mercado local. Ajudar nesse crescimento de um mercado que já é muito pujante. São duas cidades que são polos regionais. Servem de referência para cidades vizinhas e até mesmo para o estado em alguns segmentos. O nosso objetivo é só contribuir.”

Nascido no Sudoeste, Cassio se junta a Renata e Jessie para levar muitas informações sobre as atualidades do marketing, mas também para ouvir o que os empresários locais têm a acrescentar. “Como profissional, me sinto muito feliz. Além de estarmos levando o nosso conhecimento do dia a dia, queremos muito entender e receber essa troca do público. Queremos estar mais inseridos na realidade deles”, finaliza. 

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Não perca tempo e faça a sua inscrição para o painel “A convergência de meios para negócios locais”, marcado para os dias 13 e 14 de junho, em Francisco Beltrão e Pato Branco, respectivamente. 

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