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Marketing e Comunicação

#PEGAaVISÃO: Profissionais de mídia de Curitiba compartilham insights sobre a área

OpusMúltipla, TX Publitex Comunicação, media4you, Santiago Comunicação e Agência 433 contam o que enxergam de tendências e dão dicas para o mídia ideal

Nesta terça (21), é celebrado o Dia do Mídia, um profissional essencial para a comunicação brasileira em todas as suas possibilidades. Neste mundo tão dinâmico, é ele o responsável por elaborar ações que gerem retorno para as empresas, impactando com qualidade o público-alvo das marcas.

Com isso em mente, o De Olho No Mercado buscou conversar com algumas das principais agências de Curitiba com a nossa hashtag #PEGAaVISÃO em mente: o que é que esses Mídias enxergam de tendências para o segmento? Que habilidades o Mídia de hoje (ou amanhã) precisa ter para se destacar?

Tudo isso você confere abaixo, nos depoimentos desses profissionais essenciais para a comunicação paranaense como conhecemos hoje:

Opções estratégicas ampliadas

 

“O profissional de Mídia vem se tornando cada vez mais relevante para a efetividade da comunicação e do negócio do anunciante. Vejo que a mídia não está mais com ‘os últimos 5 minutos da reunião’, pois a diversidade de canais, formatos e possibilidades – impulsionadas pelo digital – fez com que as opções estratégicas se ampliassem muito. Tanto a agência como o cliente passaram a entender a importância de uma boa estratégia, de uma boa execução de mídia para a efetividade dos seus resultados.

 

A tendência que vejo é o profissional de Mídia ganhando cada vez mais importância, com amplo conhecimento sobre o comportamento do consumidor e muito alinhado aos objetivos de negócio. O profissional de Mídia de hoje e amanhã precisa ter visão estratégica, o objetivo claro, indicadores de desempenho definidos previamente”. – Kauana L. Pereira Mendes.

 

Atuar juntos nas soluções dos clientes

 

“Há cerca de seis anos, o mercado deu sinais claros de mudanças e quem não se planejasse passaria abertos no modelo de negócio.  Quem fez os ajustes necessários,  mesmo com a pandemia, conseguiu sobreviver.

Nós da TX tomamos a iniciativa de reunir um grupo de conceituadas empresas de diversos segmentos de Comunicação e Marketing e sugerimos a criação do Grupo Marketing Center. Hoje são 7 empresas associadas à rede. Reduzimos as estruturas e pessoal de cada empresa e passamos a atuar juntos nas soluções dos clientes.

Acho que concordar com o cliente que toda solução de comunicação está nos canais digitais é um tremendo erro: temos dados para argumentar ao cliente que a mídia digital é importante e veio para somar, não para substituir as mídias tradicionais como rádio, TV, outdoor, revistas, etc. Costumo usar uma frase antiga: ‘todos são importantes numa orquestra, do triângulo ao piano’”. – Luiz Teixeira Oliveira Jr.

 

Atenção às mudanças comportamentais

 

 

“Sempre falo que trabalhar nesta área significa aprender todos os dias. É preciso ter curiosidade,  estar aberto e atento a todas as mudanças comportamentais e de consumo dos meios de comunicação que não são poucas.

 

A gente observa a convergência de canais, a fragmentação do consumo de conteúdos, o crescimento do consumo de áudio, e de vídeo em todas as telas e muito mais. Acredito que algumas características sempre farão parte de um profissional de Mídia, como comprometimento,uma boa base técnica, fazer bom uso e boa leitura de pesquisas, network”. – Luciana Stellfeld.

 

 

Dados para gerar insights estratégicos

“Hoje, o mercado está cada vez mais dinâmico e acompanhar todas as mudanças, novidades e atualizações é imprescindível para fazer uma entrega de excelência. Temos cada vez mais dados que geram insights para compor uma estratégia precisa. Cada dia vemos aumentar a quantidade de canais, formatos e compra diferenciada de mídia. Temos que ter um olhar atendo para esse novo momento considerando a mudança do comportamento do consumidor que ficou em evidencia durante a pandemia e no pós-pandemia.

Hoje, é fundamental ter conhecimento do segmento do cliente, do mercado onde ele está inserido, do comportamento do consumidor e do mercado de mídia. Essa junção de conhecimento + dados relevantes ajuda na composição da melhor entrega e otimização do cross media unindo a rentabilidade à estratégia”. – Juliana Selbach.

Buscar uma rotina mais saudável

“Definitivamente, a grande tendência na profissão é a busca por uma rotina mais saudável e carga de trabalho equilibrada. Vejo que os profissionais estão mais seletivos quanto aos desafios que topam, prezam muito mais seu bem estar e equilíbrio entre o trabalho e outros aspectos da vida pessoal.

Hoje, em uma campanha de mídia, é fundamental entender seu público alvo, sua jornada diária e sua visão de mundo. É necessário que as marcas entendam também o que o consumidor busca em cada mídia pra adequar o tom e a mensagem de forma que não vire paisagem ou pior, que a mensagem seja vista como invasiva por estar fora de contexto. Os melhores anúncios são aqueles que não parecem anúncios, mas uma conversa”. – Gabryel Westfal.

 

Qual é a mensagem #PEGAaVISÃO que você tem para compartilhar com os profissionais de Mídia? Conte para a gente!

 

Leia mais:

Saiba mais sobre a convergência de meios, principal tendência em estratégia de marketing

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