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Marketing e Comunicação

Casa São Paulo apresenta nova identidade visual com roupagem moderna

Logo e nova identidade visual da Casa São Paulo foram reformulados para trazer uma roupagem mais atual; marca adotou tom verbal mais afetivo e acolhedor

Com quase 76 anos, a Casa São Paulo construiu uma história de muita tradição no mercado de materiais para construção do Paraná. Fundada por Luiz Marconi e Emilia Marconi, nasceu em Jandaia do Sul e hoje conta com lojas em Maringá, Arapongas, Jandaia do Sul e Apucarana, com 171 colaboradores. Agora, para se conectar ainda mais com o seu público, passou por um reposicionamento de mercado.

O rebranding da marca traz o logo e identidade visual reformulados, com uma roupagem mais atual e alinhada com seu novo posicionamento.

Feito pela Calaresi Branding, o trabalho é a maior mudança já feita na história da marca e busca apresentar ao público a sua essência, por meio de uma nova paleta de cores, tipografia e demais elementos.

Tudo isso busca apresentar a Casa São Paulo como mais que uma revenda de acabamentos: um verdadeiro meio de ajudar a construir projetos e estar presente em todas as fases da vida dos consumidores.

Novo tom verbal

Além da nova identidade visual e cores institucionais a marca ganhou também um novo tom verbal, mais afetivo e acolhedor, que se aproxima da rotina da família de forma mais leve e descontraída.

A estratégia foca em resgatar o conceito familiar que a empresa carrega em suas raízes, contando sua história para gerar identificação e semelhança à história de vida do público.

Parceria com a Bump Comunicação e RPC

Para apresentar a nova identidade ao mercado a Casa São Paulo conta com o suporte da Bump Comunicação, agência responsável por dar vida à nova marca através de uma campanha institucional omnichannel. Esse trabalho incluiu também uma parceria de divulgação com a RPC, que gerou notoriedade para o rebranding da marca em seus canais.

Composta por um jingle exclusivo e peças audiovisuais, a campanha visa tornar a mudança da marca perceptível ao público através das experiências afetivas de toda família tipicamente brasileira, como as brincadeiras e implicâncias durante a macarronada aos domingos, e até as “piadas do tio do pavê”.

História começou nos anos 40

A Casa São Paulo é uma empresa familiar em sua essência. Em 1946, Luiz Marconi e Emilia Marconi vieram de São Paulo para Jandaia do Sul e começaram a empreender no ramo de Molhados. Só em 1960 que a empresa passou a atuar no setor de materiais para construção, como conhecemos até hoje.

Atualmente, a Casa São Paulo segue sendo administrada pela terceira geração da família, carregando em cada produto a tradição e qualidade construída nesses 75 anos de história.

Ideia para o rebranding

Conforme explica Ciomara Marconi, sócia proprietária da Casa São Paulo, “a marca buscava uma nova roupagem”. Com 75 anos de atuação, observaram a necessidade de trazer um novo posicionamento que modernizasse a marca e a apresentasse como uma força competitiva, já que é uma das mais tradicionais do mercado e a mais antiga.

“Porém, queríamos estar ainda mais perto do nosso público, compartilhar com eles todo o sentimento que a nossa Casa tem em receber eles todo os dias”, afirma.

Rebranding cuidadoso

Guilherme Badan, diretor de Criação da Calaresi Branding, conta que o processo do rebranding foi feito com muito cuidado. Afinal, a Casa é uma empresa de 75 anos de mercado e foi necessária uma sensibilidade muito grande entre conectar o antigo com o novo, e essa foi a base para o processo.

“Olhamos para a história dos fundadores, da marca, e buscamos posicioná-la como especialistas em Casa, pois com toda essa bagagem a narrativa era super sincera. A partir disso, buscamos uma nova identidade visual que fosse direta ao ponto, com a iconografia da casa que ao mesmo tempo contextualiza com uma seta, dando a direção certa para os clientes. Por fim, atualizamos a paleta de cores dando uma nova vida à marca, com cores mais quentes e aproximativas, mas mantendo a base do laranja antigo com novos tons”.

Conceito para o jingle

Já o jingle foi construído a partir do novo slogan, “Quem entende de casa”. Kássia Fior, diretora de conteúdo da Bump, conta que começaram a pensar no cenário do dia a dia das pessoas e o que acontece todo dia dentro das casas delas.

“Situações simples, mas que marcam as nossas vidas, e independente do estilo de casa, poder aquisitivo ou lugar, as histórias, como diriam nossas mães: ‘Família só muda de endereço’”, detalha. “Então o jingle traz isso, em uma sonora aconchegante, as situações de cotidiano, e lógico, cantada por quem entende de casa”.

Nova fase

Kassia conta ainda que, agora, a ideia é conectar cada vez mais as histórias da família da Casa São Paulo com as milhares de famílias paranaenses atendidas por ela.

“Não é sobre vendas, e sim sobre conectar sentimentos, histórias e pessoas. As vendas serão uma consequência deste novo posicionamento e podemos adiantar que, para 2022, já temos mais duas histórias prontas para contar, com muito humor e amor envolvidos neste contexto de cotidiano, e 2023 se pudermos dar um spoiler: ‘a família vai crescer’”.

 

 

 

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