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Marketing e Comunicação

Branded content: informação e entretenimento além do produto

Você lembra do famoso fermento em pó cujo rótulo era uma latinha dentro de outra e assim sucessivamente, nos passando a ideia de que a embalagem continha latas infinitas? A lata pequena, que não chegava a de 10 centímetros de altura, criou uma conexão importante com os consumidores: para as crianças, as primeiras ideias do que era o infinito; para confeiteiros, um produto de qualidade; e para todo mundo a lata "infinita" representava que sim, ia ter um bolo no forno! O apelo lúdico em volta de um rótulo que tem quase 90 anos foi, ainda que acidentalmente, um grande case de branded content.

Paixão por marcas

Concorrência, diversidade de produtos, aumento da exigência do consumidor e até causas defendidas podem dar origem ao branded content. Na prática, esse conteúdo de marcas voltado para o entretenimento ou para a conscientização propõe despertar nas pessoas o amor pela marca; e não mais somente a relação compra-venda-descrição do produto através de um conteúdo que leve entretenimento e informação. Não se trata mais de apenas consumir com o cérebro e sim com o coração! No entanto, importante: o branded content tem que estar muito alinhado aos três pilares da identidade de uma empresa: missão, visão e valores.

Branded content e seus cases de sucesso!

A Dove foi uma das pioneiras em campanhas integradas – TV, web, impresso, rádio – quando, há 11 anos, lançou o projeto “Real Beleza”, um sucesso de case para todo o mercado. A marca da gigante internacional Unilever viu as vendas da linha Dove crescerem  quando, em 2003, passou a investir em campanhas encorajadoras da beleza possível feminina, na contramão dos padrões estéticos.

Fonte: http://adage.com/article/news/ten-years-dove-s-real-beauty-aging/291216/

Da beleza para o churrasco, o branded content mostra que não há produto, mídia e nem público específico para o conteúdo que leva entretenimento ao consumidor. Em 2014, a agência JWT levou bronze na categoria Branded Content e Entertainment por desenvolver para a gaúcha Tramontina a “Bíblia do Churrasco”. Unindo o expertise da marca que produz todo o aparato para amantes do churrasco, foi desenvolvido um livro/guia com informações para churrasqueiros. Inicialmente o livro, cuja capa de madeira serve como tábua para corte de carnes, era uma ação de relacionamento com donos de estabelecimentos e chefs, mas com o sucesso da peça a Tramontina pretende vendê-la em livrarias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veículos e marcas desenvolvendo projetos de branded content juntos!

Atualmente está mais fácil anunciar com foco em conteúdo que leve informação e agregue conhecimento ao consumidor. Os próprios veículos de mídia já oferecem produtos que proporcionam às marcas divulgar não somente seus produtos, mas também levar ao público parte de sua experiência. Para apresentar um exemplo simples: os publieditoriais online.

Fonte: Ego
Fonte: Ego

O exemplo do publieditorial Avon para o site Ego mostra como foi possível unir o lançamento da novela “I Love Paraisópolis” com a cor de batom tendência para o inverno: dois produtos unidos através da atriz Letícia Spiller que usou o batom e é uma das protagonistas da mais recente novela da Rede Globo.

Mas não somente através de publieditoriais em sites é possível contar com o apoio dos canais de mídia para anunciar sem perder o foco no branded content. A RPC está lançando uma série de produtos que vão ajudar as marcas a apresentar seu expertise com a qualidade de produção Globo. Um deles, “Toques de Maquiagem”, apresenta uma série de vídeos que poderão ser patrocinados por fabricantes de cosméticos. Através de vídeos que apresentam facilidades na hora de se maquiar para a mulher contemporânea que vive na correria do cotidiano, o produto surge de um cenário muito favorável para instituições dessa fatia de mercado: 27 milhões* de brasileiras se declararam usuárias de diversos tipos de maquiagem e não poupam investimentos para se sentirem mais bonitas.

PaginaProduto_205x150_Toques-de-MaquiagemO “Toques de Maquiagem” é a prova de como pode funcionar uma parceria marca-mídia. E a tendência é que essa união foque no desenvolvimento de campanhas que tenham como objetivo oferecer informação e levar ao consumidor o melhor do conteúdo das marcas.

 

 

Vamos juntos!

(Fonte: Target Group Index, Jul12-Ago13 – Projeção Atlas de Cobertura TV Globo)

 

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