Menu Busca

Marketing e Comunicação

Uma marca, um público, muitos negócios. Vamos falar sobre comunicação integrada de marketing?

Investir em comunicação é investir na rentabilidade dos negócios. Mas por trás de cada comercial que você assiste na tevê há um extenso trabalho que integra plataformas, cria identidade para as marcas e busca falar diretamente com quem consome. Sua marca faz isso? Rodrigo Havro Rodrigues, presidente da OpusMúltipla, fala sobre comunicação integrada de marketing. Um trabalho completo que transforma negócios em marcas de sucesso. Vamos juntos aprender!

Começamos o conteúdo de hoje com um convite à reflexão: como sua marca é vista pelo seu público? Se a resposta vier à mente com facilidade, é provável que você esteja no caminho certo. Se você tem dúvidas ou acha que não está posicionado da forma que poderia estar, temos outro convite. Vamos juntos entender mais sobre Comunicação Integrada de Marketing?

O De Olho No Mercado conversou com Rodrigo Havro Rodrigues, presidente da OpusMúltipla, empresa do Grupo OM Comunicação Integrada. Ele nos explicou um pouco sobre o conceito que faz toda a diferença na comunicação e nas vendas. Vamos juntos entender?

Alinhando os objetivos da marca

Consumidores conectados em várias plataformas, recebendo informação e propaganda a todo tempo. Sim, você precisa estar presente em todas as plataformas. Mas, mais importante do que isso, você precisa saber se comunicar em cada uma delas sem perder a identidade da sua marca. “Todas as marcas precisam alinhar dois grandes objetivos: geração de resultados no curto prazo (fluxo em loja, leads, acessos e vendas) e a construção de uma imagem que garante compreensão do consumidor e diferenciação da concorrência, que garante melhores margens”, inicia Rodrigo.

Sua marca diferente de todas as outras…

… e com personalidade própria. Este é um dos desafios da publicidade e o principal objetivo da comunicação integrada de marketing. Combinar som, discurso, cores, imagens; alinhar todos estes elementos a um bom plano de mídia, conhecer o comportamento do consumidor em cada plataforma.

Rodrigues exemplifica com uma marca que todo mundo conhece bem, graças a um trabalho de integração bem efetivo. “Qual é a cor do Itaú? Quem respondeu alaranjado e azul acertou. Ao ler anúncios ou assistir comerciais de TV desse banco, vemos que as cenas são alteradas para uma coloração azul e alaranjada, assim como as roupas dos atores e os objetos de cena. Os tipos de letra dos anúncios são sempre os mesmos, a assinatura da marca sempre no mesmo lugar, uma trilha sonora distinta e uma vinheta sonora marcante. Lembram do “plin plin” da Globo?”, relembra o presidente da OpusMúltipla.

Comunicação integrada de marketing: investimento com retorno

Um investimento cercado de grandes expectativas. Quando pensamos em comunicação, marketing e publicidade, pensamos muito além de grandes campanhas. Nos bastidores de cada comercial anúncio há um negócio esperando por resultados positivos, alavancagem em vendas e lembrança de marca. “A Comunicação Integrada de Marketing preconiza o investimento gradual e organizado em comunicação. É um efeito “bola de neve”. Uma ação alimenta a próxima, potencializando os investimentos do anunciante”, destaca Rodrigues. Ele também propõe um desafio para os empresários do Paraná. “Um rápido quizz: o tipo de letra do seu site é o mesmo do seu anúncio? As cores da sua marca ou linha de produto estão presentes em todas as peças de comunicação de maneira harmoniosa? Usa sempre o mesmo locutor? Possui vinheta sonora ou trilha sonora? A marca na fachada da sua empresa ou loja é a mesma usada no folheto?”.

A teoria na prática!

Já que a comunicação integrada de marketing ajuda a potencializar os resultados de uma campanha e colocar as marcas em posição de destaque junto ao público-alvo… por onde começar? Com um bom planejamento, é claro; que passa por uma autoavaliação do negócio, aprofundamento no comportamento do consumidor e alinhamento de estratégia em todas as mídias.

Rodrigues explica: “as empresas não precisam apenas de publicidade. Precisam de ações integradas para construir suas marcas e gerar negócios.  É preciso oferecer informação adequada, no canal adequado, na hora em que o consumidor deseja pesquisar sobre produtos e serviços. Isso envolve um grande trabalho de análise de dados, essencial para o sucesso da comunicação atual”,.

Inspiração genuinamente paranaense!

Rodrigo Rodrigues encerra com um exemplo inspirador de marca paranaense. Uma campanha integrada executada pelo Grupo OM. “Temos um case bem completo de comunicação integrada de marketing, a Frimesa. Temos conseguido, juntamente com o cliente, integrar todas as ações de comunicação a partir de um belo branding realizado para a marca. Na sequência do projeto de branding, a marca foi atualizada, criamos um sound branding (trilha sonora da marca), com vinheta sonora, novas embalagens, novo material para ponto de venda, novo site com receitas e dicas de alimentação, nova campanha publicitária, nova gestão das redes sociais. Tudo isso a partir do brand guide e conectando todo o conteúdo aos diversos públicos. Os resultados estão aparecendo. E são muito bons.”

Vamos juntos investir em comunicação integrada? #DeOlhoNoMercadoRPC

Artigos relacionados

0 respostas para “Uma marca, um público, muitos negócios. Vamos falar sobre comunicação integrada de marketing?”

Deixe uma resposta