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Marketing e Comunicação

Dia do Mídia: profissional de visão estratégica

O que faz do profissional de mídia alguém tão importante na agência, a ponto de ganhar um dia especial para comemorações? Saiba agora!

No dia 21 de junho comemoramos o Dia do Mídia. O que faz desse profissional alguém tão importante na agência, a ponto de ganhar um dia especial para comemorações? Engana-se quem pensa que o mídia é apenas um intermediador entre seu cliente e os veículos. Até bem pouco tempo, seu papel estava voltado para a definição da estratégia de divulgação, análise dos melhores veículos ou meios para uma campanha publicitária. Mas, o consumidor mudou. Além de muito bem informado, ele tem uma postura cada vez mais ativo com relação às marcas que consome. Em um mundo conectado, o consumidor quer diálogo com a empresa e, muitas vezes, isso acontece em tempo real através das redes sociais. Assim, mais que uma comunicação assertiva, as marcas precisam de inteligência de mercado para entender quais as melhores estratégias para os objetivos traçados e, portanto, contar com o profissional de mídia para isso 😉

Como surgiu o Dia do Mídia

O Dia do Mídia, comemorado 21 de junho, foi instituído pela Central de Outdoor em 1977. A decisão veio de Aroldo Araujo – profissional de RP – e Carlos Alberto Nanô, proprietário da empresa de outdoor Nanograf.  A ligação entre eles vem do fato de Nanô ser muito atuante junto à entidade que reúne as empresas do segmento, e Aroldo Araujo ser a agência da Central de Outdoor. Segundo Nanô, a profissão do mídia, conhecido até então como contato, precisava ser reposicionada na época. Além disso, havia a necessidade de aproximar os mídias de todas as regiões do país. Foi assim que o Dia do Mídia nasceu e, até hoje, é comemorado em todo o país.

O mídia de hoje

Um artigo assinado pelo diretor de mídia da FBiz, Leonardo Gomes, aponta que o mídia de hoje é aquele que:

Ou seja, parece que sua atuação está cada vez mais participativa, menos restrita a um departamento e sendo um dos profissionais fundamentais junto às áreas de planejamento, insights, BI (Business Intelligence) e performance etc. para formar estratégias eficientes.

Isso coloca o mídia no centro do planejamento de uma agência e permite a ele poder de decisão direta quanto às ações de comunicação tomadas por uma marca.

Conheça mais algumas dicas incríveis para o sucesso de uma campanha, sob o olhar dos mídias.

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