Menu Busca

Marketing e Comunicação

A força da diversidade

Talk-show reúne palestrantes que dividem seus olhares sobre a mulher no mercado de trabalho

Olhares atentos, sorrisos, conversas, união. Era este o clima do talk-show que aconteceu nesta segunda-feira (25), com o tema “Os diferentes olhares da mulher do século XXI”. Realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing Seção Paraná (ADVB-PR) e pela Business Professional Woman (BPW) Curitiba, em parceria com a Unisociesc, o encontro tinha a intenção de fortalecer a mulher de negócios e ampliar sua visão sobre características profissionais e sobre o mercado.

Para Valdirene Fagundes, personal organizer, o evento era, além de um bom ambiente de networking, uma maneira de se atualizar. “Vim para entender melhor como estão, para a mulher, as diferentes áreas do mercado”, contou. Para a profissional, o caminho feminino tem sido de evolução e ruptura – elas não estão mais dispostas a ficar dentro de padrões pré-estabelecidos. “Hoje, a mulher pode ser o que ela quiser”, completou. Eduardo Jaime Martins, presidente da ADVBPR, explicou que a intenção do evento era fomentar o mercado, promover uma discussão rica sobre diferentes visões de mercado e unir ainda mais as mulheres empreendedoras.

 

Diferentes olhares

O evento contou com cinco palestrantes de diferentes áreas. A primeira a falar foi Marianne Mousfi, fotógrafa, que trouxe como tema o olhar: como nos vemos, como nos tratamos, como definimos nossos limites e, principalmente, como não podemos fazer mal a nós mesmas. “Precisamos ser a pessoa mais importante da nossa vida, desenvolver um olhar amoroso sobre nós. Isso não é egoísmo, é definir prioridades”, explicou.

Na sequência, Nicolle Rauen, farmacêutica, usou exemplos de líderes da empresa em que trabalha para falar mais sobre mulheres assumindo grandes papéis de liderança. Entre características essenciais para conquistar a competência, ela citou o foco, a disciplina, a empatia e a humildade. “A liderança é uma prática diária e o primeiro passo é que consigamos liderar nós mesmas”, completou. Para a profissional, é importante que sejamos líderes não apenas no mercado de trabalho, mas em todas as esferas da vida.

Ainda com foco em desenvolvimento, a palestrante seguinte levou como tema negociação e novas conquistas. Sílvia Candeloro, especialista em negociação, explicou que é preciso ter coragem para negociar, principalmente sendo mulher. Ela afirmou que é característico do feminino ceder demais ao mesmo tempo em que se cobra mais. Para a profissional, só é possível conquistar aquilo que se negocia. “Se empodere. Entenda que sim, você é capaz”, concluiu.

A quarta palestrante foi Valquiria Porto, especialista em branding e comunicação, que apresentou os resultados da pesquisa “O que querem as mulheres”. Realizada de forma qualitativa em Curitiba e Região Metropolitana, mostrou mais informações sobre desejos e sonhos e deixou claro que é fundamental que o mercado e as marcas entendam o novo momento pelo qual a mulher está passando. Entre as conclusões, a pesquisa mostrou que a mulher quer expandir seus horizontes, realizar cada vez mais, ser livre para ser feliz e ter mais reconhecimento. “As mulheres querem ser donas de seus destinos”, afirmou a profissional.

CLIQUE na imagem para acessar o estudo:

Para fechar o evento, Camila Prestes, médica ginecologista, conversou com a plateia sobre o fundamental equilíbrio entre a saúde e os desafios do dia a dia. A profissional falou sobre características fisiológicas femininas e como elas influenciam as escolhas pessoais e profissionais e vice-versa. “Vocês são o reflexo do que fizeram até agora e, no futuro, serão o reflexo do que estão fazendo hoje”, concluiu.

 

Artigos relacionados

0 respostas para “A força da diversidade”

Deixe uma resposta