#PEGAaVISÃO: Mídias de todo o Paraná compartilham soft skills do profissional ideal
Profissionais falam das qualidades que são diferenciais para um bom trabalho de mídias em qualquer campanha de comunicação
Nesta terça (21), é celebrado o Dia do Mídia, um profissional essencial para a comunicação brasileira em todas as suas possibilidades. Neste mundo tão dinâmico, são os Mídias os responsáveis por elaborar ações que gerem retorno para as empresas, impactando com qualidade o público-alvo das marcas.
Com isso em mente, o De Olho No Mercado buscou conversar com algumas das principais agências do Paraná com a nossa hashtag #PEGAaVISÃO em mente: o que é que esses Mídias enxergam como fundamental para o profissional ideal do segmento, hoje? Que dicas dariam para quem busca se aprimorar?
Tudo isso você confere abaixo, nos depoimentos desses profissionais essenciais para a comunicação paranaense como conhecemos hoje:
Planejamento correto e assertivo
“Pra um profissional começar no departamento de mídia ele precisa entender de mercado, do público e principalmente das mídias disponíveis dentro da área de abrangência da praça estipulada para a campanha.
Não existe uma fórmula exata, um conceito pronto, cada campanha leva vários e diferentes fatores em consideração. Qual é a área de abrangência? Como o público-alvo se comporta? Qual é a verba disponível? Essas perguntas precisam ser respondidas de acordo com o objetivo da campanha, e somente a partir disso sairá o planejamento correto e assertivo.
Não se limite a modelos prontos: propor novidades, modelos disruptivos podem ser a chave para um profissional de destacar. E nunca deixar de olhar para o público: ele é quem ‘dita as regras’”. – João Otávio Carlet Fernandes.
Curiosidade como fator determinante
“O profissional de Mídia precisa ser extremamente curioso é gostar de números. A curiosidade é fator determinante para construir campanhas de resultado. Analisar os números do resultado é essencial para a defesa com o cliente.
O profissional de Mídia precisa construir um método próprio de trabalho, quando faz dessa forma o trabalho flui e ganha sentido. Eu espero que tenhamos mais clareza do papel da mídia e do marketing na construção de marcas, pois o cliente cobra formas tangíveis de resultado das campanhas, mas esquece da construção da marca que não há como mensurar. Para o futuro espero que o mercado se profissionalize e reconheça os profissionais capacitados” – Elidiane da Veiga.
Buscar referências
“Acredito que diante dos desafios que o mundo vem enfrentando, e com a publicidade não é diferente, precisamos estar atentos e dispostos a nos adequarmos aos cenários apresentados.
A necessidade de buscar resultados para o cliente, trabalhando com verbas cada vez mais reduzidas e com expectativas cada vez maiores.
O que falo para vocês é: estejam sempre buscando referências, andem pelo mundo, adquiram novos conhecimentos, experimentem muitas culturas e estejam sempre abertos ao novo, pois tudo muda, o tempo todo” – Leonardo Abelha.
Organização e eficácia no trabalho
“Como há uma grande opção de plataformas digitais, redes sociais e meios de comunicação que surgem a cada dia para disputar a atenção dos espectadores – e, consequentemente, as verbas dos anunciantes – o Mídia também precisa ser organizado em seu dia a dia para conseguir conduzir o trabalho de forma eficaz.
O essencial é estar conectado às múltiplas plataformas de comunicação. Ter um bom trânsito entre off line e on line, resultam em bons negócios.
Ter um entendimento que supere o conhecimento técnico e que envolva o entendimento dos hábitos das pessoas, alinhado a compressão, logicamente, das ferramentas e dados e tecnologia que trazem informações fundamentais ao dia a dia do trabalho, são apontadas como habilidades fundamentais para os jovens profissionais que queiram seguir carreira na área de Mídia.Faça boas conexões, execute o acordado e faça a medição de tudo” – Clemilson Ribeiro.
Soluções efetivas
“Sem dúvidas, resiliência, tolerância, flexibilidade, organização e gestão de tempo. Vivemos tempos de muita informação e velocidade, precisamos ser profissionais de soluções efetivas e não mais somente indicações.
Nunca tivemos tanta informação para planejar e criar, de uma forma geral. Ao mesmo tempo, nunca vivemos com tanta pressão por agilidade e resultado. Eu diria que precisamos descomplicar tudo isso e buscar soluções práticas, efetivas e pautadas no equilíbrio dos recursos e das habilidades que temos, buscando o melhor, dentro da nossa realidade”. – Celina Albertassi Gasparini.
Bons relacionamentos
“É necessário ter uma visão crítica, observar os cenários e entender as variáveis que comprometem o resultado para o negócio. O trabalho de mídia não se restringe a escolher a melhor programação, definir ou distribuir um investimento. É muito mais que isso. É preciso olhar holístico, mitigar riscos e trabalhar na convergência de resultados.
É preciso ter o entendimento de que mídia é um trabalho executado sob pressão – prazos curtos e imprevistos. Bons relacionamentos com fornecedores e parceiros são essenciais para se obter os resultados que se espera. Quando todos os envolvidos colhem os frutos é muito mais satisfatório”. – Fátima Eyherabid Araujo.
Qual habilidade você acredita ser fundamental no profissional de mídia? Compartilhe conosco!
0 respostas para “#PEGAaVISÃO: Mídias de todo o Paraná compartilham soft skills do profissional ideal”