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Marketing e Comunicação

Nossa nova comunicação: conteúdo e serviços a um clique de você

Estamos preparando novas plataformas para o desenvolvimento dos negócios no Paraná. E já tem conteúdo novo no ar: todos os dias, uma matéria especial para empresários e profissionais de marketing e comunicação

Com foco em empresários, anunciantes e mercado publicitário do estado, estamos desenvolvendo novas plataformas de conteúdo e serviços. Queremos oferecer informações ainda mais completas para os mais variados segmentos de negócios e contribuir para que este público tenha acesso a dados, novidades mercadológicas e estratégias de comunicação e marketing que favoreçam e impulsionem a economia paranaense.

Novas plataformas de comunicação da RPC levam conteúdo aos paranaenses, com foco em negócios de diversos setores

O novo projeto, ainda sem nome – mas que circula nos bastidores da RPC como NEMO – está sendo construído num processo de brainstorm, passo a passo, por uma equipe multidisciplinar, que envolve profissionais da área de marketing, TI, e de empresas especializadas em tecnologia e comunicação. Para tanto, contamos com duas frentes de trabalho: a reformulação do site comercial da RPC, para atender de forma dinâmica e aprofundada os profissionais de mídia e anunciantes; e um novo portal focado em conteúdo que vai trazer informações e vídeos de vários setores.

Segundo a analista de marketing/comunicação da RPC, Larissa Serafim, o projeto NEMO surgiu junto à mudança da marca: “no dia 1º de janeiro nós adotamos um novo posicionamento frente ao mercado, não só gráfico mas também de comprometimento e união com a população paranaense – daí vem o conceito de ‘Vamos Juntos’. Notamos que faltava um canal de comunicação para estarmos mais próximos do mercado”.

O nome provisório, que é uma metáfora ao desenho da Pixar onde vários personagens são engajados para atingir um objetivo, demonstra a abertura da RPC e seu desejo de trocar experiências e conhecimentos com diversas áreas e segmentos, na busca por um canal de qualidade, capaz de firmar um relacionamento sólido e duradouro com seus consumidores. “O projeto NEMO é a nossa procura por construir algo útil e relevante, que agrega valor à nossa relação com o mercado paranaense, prestando-lhe serviços através de conteúdos que somem à tomada de decisão”, afirma Larissa.

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Para Camila Leite, analista de marketing/web da RPC e responsável pela gestão do projeto de repaginação do site comercial, o objetivo da mudança é atender às novas necessidades do mercado: “foi uma decisão estratégica, que já estava sendo trabalhada desde o ano passado, e que acompanha o novo posicionamento da marca. Vai ser um portal mais clean, com respostas rápidas e de navegação fácil. Percebemos a necessidade de dividir este site em dois: uma nova área voltada para conteúdo e informações relevantes aos diversos segmentos mercadológicos e empresariais, com um formato mais descontraído, e outra área focada em oferecer suporte ao mercado, pensando na fase final de consumo”, explica. Esta área do site vai concentrar informações relacionadas ao produto, como oportunidades de anúncio e projetos especiais. O desenvolvimento dos sites conta com o trabalho da equipe de TI da RPC.

Equipe do Marketing da RPC responsável pela gestão do projeto: marca assume novo posicionamento perante o mercado paranaense

Anna Paula Maranhão, analista de marketing/comunicação da RPC e também gestora do projeto, explica que o canal de conteúdo deve levar informação e inspiração para empresários, anunciantes e mercado publicitário do Paraná: “Estamos em um novo tempo na comunicação e, nesta avalanche, precisamos de informações úteis, que agreguem aos nossos negócios – sempre de forma ágil. No site de conteúdo vamos concentrar estas informações. Publicaremos artigos e estudos sobre tendências, setores, comportamento, iniciativas pelo mundo que servem de inspiração para o mercado daqui; além de novidades de mídia, marketing e comunicação. Tudo para ler de onde estiver”.

O desenvolvimento dos novos sites está sendo feito pela Creative Bizz, agência de marketing digital. O sócio-diretor da empresa, Marcelo Trigo, explica que o projeto NEMO tem por finalidade ofertar conteúdos educacionais e contribuir positivamente com o mercado paranaense: “Para isso, percebemos ser fundamental trazer aos conteúdos conceitos de navegabilidade. Isso significa pensar nos detalhes, compreender como o usuário pode acessá-lo de forma facilitada. Procuramos boas referências no mercado e sites de conteúdo, como o Google Think, para levar o melhor da tecnologia”, afirma.

Para a equipe da Creative Bizz, projeto está embasado nos valores da RPC.

Segundo o gerente de projetos da Creative Bizz, Wagner Marchioro, o projeto visual do novo site está em perfeita harmonia com as metas, valores e compromissos firmados pela RPC: “nosso projeto vai de encontro às necessidades da RPC. Através dele a marca ofertará conteúdos e informações com interatividade e dinamismo. Priorizamos muito por estas duas características durante o processo de criação, para dar uma nova linguagem ao site, correspondente com a ideia de parceria que a RPC está estabelecendo com seu público-alvo”. Marchioro também explica que o site vai ter um importante background, como o gerenciamento de SEO e de marketing de conteúdo, que ajudam a identificar aquilo que o consumidor busca e entregar estes assuntos através de uma tecnologia fácil e ágil.

A parte de conteúdo do novo portal ficou a cargo da Contenido, empresa curitibana especializada em conteúdo. Paula Schütze, diretora de conteúdo, conta que o trabalho jornalístico já começou: “estamos produzindo matérias para o site comercial desde maio. Temos usado nosso expertise para agregar informações de mercado ao portal. Conseguimos levar conteúdo a um público bastante amplo de empresários e profissionais de comunicação. Nossa expectativa para a nova plataforma é que o projeto cresça ainda mais e se consolide como uma referência de mercado em todo o Paraná”. Camila Vichoski e Raffaela Porcote, jornalistas da Contenido, entendem o projeto como uma nova forma de relacionamento entre a RPC e o público-alvo: “é uma forma dinâmica e criativa de compartilhar conhecimento”.

Equipe do Marketing da RPC responsável pela gestão do projeto: marca assume novo posicionamento perante o mercado paranaense"

A principal proposta da Contenido, compreendendo o novo posicionamento da RPC, é a realização de um trabalho de branded content. O que isso significa? Que a marca não está interessada em apenas vender seus produtos e serviços, ela quer ofertar conteúdo relevante, sonhos e oportunidades. O NEMO quer se colocar no mercado virtual não como mais um site, mas como uma referência. E abraça o mercado com uma meta principal: contribuir para o desenvolvimento do Paraná.

E aí? Estamos conseguindo? Clique aqui e ajude a gente a construir esta ideia, proponha assuntos de seu interesse, entrevistas que gostaria de ver.  Vamos juntos!

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