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Marketing e Comunicação

Tendências: especialização é um bom negócio!

Encerramos a nossa semana de tendências em comunicação falando sobre a especialização nos serviços. Agências menores e com serviços especializados conquistam mercado oferecendo soluções práticas e de bom custo benefício.

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Ricardo Azenha, professor na Unicesumar, explica a mudança de perfil no mercado comunicacional
Ricardo Azenha, professor na Unicesumar, explica a mudança de perfil no mercado da comunicação

Para garantir competitividade e atratividade, as agências afunilaram seus campos de atuação, se especializando no atendimento e entrega de determinadas demandas. É o que nos explica o professor de administração, empreendedorismo e marketing da Unicesumar, Ricardo Azenha: “Na década de 1990 apostava-se no generalismo da prestação de serviços. Uma agência precisava saber fazer de tudo um pouco para transitar pelos diversos setores de uma empresa e atender suas diferentes necessidades. Hoje este cenário mudou, o mercado percebeu que é muito mais interessante contar com serviços especializados. Afinal, eles vão a fundo em determinadas questões da marca e oferecem soluções mais completas”, explica. Para Azenha, num mercado multifacetado e segmentado, oferecer especialização é um diferencial que garante destaque e melhor desempenho aos negócios.

Vamos juntos conferir alguns exemplos!

Especialidade: marketing de conteúdo

Silvia Elmor, proprietária da Vogg Branded Content, localizada em Curitiba, afirma que o objetivo dos serviços especializados é atrair tendências e novidades: “O principal papel é abrir novas frentes, encontrar oportunidades e antecipar movimentos de mercado”. Silvia também ressalta que um olhar cirúrgico em determinadas áreas favorece o dinamismo, a competitividade e gera resultados mais efetivos: “Nós nos especializamos em content marketing por perceber que as formas tradicionais de comunicação e de publicidade perdem cada vez mais espaço para o conteúdo relevante e pertinente. Os consumidores buscam conhecimento, entretenimento, experiências únicas e conexões diferenciadas. A especialização, no meu ponto de vista, é sinônimo de aprofundamento, de conhecimento, de assertividade e de resultados.  Com ela a conquista de metas é consequência – jamais sorte ou acaso”, afirma.

RPC Agencias especializadas  Silvia Elmor

Nos especializamos em content marketing para oferecer conteúdo relevante e levar experiência aos consumidores de nossos clientes. Especialização é sinônimo de aprofundamento, assertividade e resultados efetivos.

Silvia Elmor | Vogg Branded Content

 

Especialidade: pequenos negócios

“Diferencial de mercado” é a expressão que o chefe executivo da paulistana Agência Small, Arthur Domingues, utiliza para caracterizar os serviços especializados: “Ser especialista em uma determinada área é se posicionar no mercado de forma diferenciada e competitiva. Assim, concentrando-se em um nicho, briga-se por uma parcela menor do mercado e conquista-se destaque. Além de apresentar uma oferta exclusiva”, aponta. Com mais de uma década de experiência em consultoria empresarial, a Agência Small aprimorou-se na assistência a pequenos negócios e segue neste nicho oferecendo estratégias e práticas mais assertivas.

RPC Agencias especializadas  Arthur Domingues

Somos voltados às pequenas empresas. Além de oferecer especialização no segmento, agregamos e complementamos a atuação de outras agências. Isso movimenta o mercado, favorece a troca de serviços e a formação de parcerias.

Arthur Domingues | Agência Small

 

Especialidade: storytelling

É na exclusividade de um serviço que o CEO e roteirista da La Casa de La Madre, André Castilho, acredita. A produtora de filmes publicitários, localizada em Moema (SP), é especialista em storytelling. “O storytelling parte do pressuposto que todo mundo tem uma boa história para contar. E as marcas podem fazer isso, podem criar narrações, sejam elas reais ou ficcionais. Este formato agrega valor ao conteúdo publicitário, gera interesse, conquista a empatia do público e traz um diferencial ao nosso negócio”, explica Castilho.

RPC Agencias especializadas André Castilho

Quando você se especializa em algo, evidencia o DNA do seu negócio, torna-se único. Nós oferecemos nossa visão de mundo, nossa autenticidade. Com a especialização você se diferencia, trabalha com exclusividade e excelência em serviços.

André Castilho | La Casa de La Madre

 

Especialidade: gestão de marcas

Lidianne Hupfer,  sócia proprietária da agência Valente Branding , conta que a especialização surgiu de uma percepção do mercado: “as necessidades nos departamentos de marketing estavam aumentando, os consumidores estavam se tornando mais exigentes e os empresários estavam enfrentando maiores dificuldades na gestão de seus negócios. Observamos um nicho que precisava ser atendido de forma aprofundada e encontramos no serviço especializado a resposta adequada, que melhor atendia este tipo de demanda. Com ele conseguimos olhar todo o cenário empresarial, encontrar suas deficiências e ajudar a saná-las”, explica.

RPC Agencias especializadas  Lidianne Hupfer

Promovemos planejamento e gerenciamento dentro das empresas para que elas se compreendam enquanto marcas. O resultado é mais autoconhecimento dos dois lados: do nosso e das empresas para as quais trabalhamos.

Lidianne Hupfer | Valente Branding

 

Especialidade: live marketing

Para a diretora comercial da agência curitibana Fulze Live Marketing, Val Freitas, a procura por soluções imediatas para problemas específicos é crescente no mercado da comunicação; e os atendimentos especializados oferecem soluções ágeis e economicamente vantajosas: “Uma agência especializada pode dar soluções específicas em tempo hábil com melhor custo benefício. Esta, sem dúvida, é sua característica mais importante: conseguir otimizar a verba do cliente e o tempo entre planejamento e a execução de um projeto. Além do mais, em tempos de crise é fundamental impactar o consumidor de maneira diferenciada e com o live marketing conseguimos isso! Ele é mais que uma simples divulgação da marca, é a interação com o consumidor por meio de uma experiência real. No live marketing as marcas podem interagir com o seus consumidores de forma inovadora, transmitindo uma mensagem mais impactante, com mais significado e valor”.

RPC Agencias especializadas  Val Freitas live marketing

Uma agência especializada pode dar soluções específicas em tempo hábil com melhor custo benefício. Otimizar a verba do cliente e o tempo entre planejamento e a execução do projeto é fundamental. No live marketing, conseguimos impactar o consumidor e levar resultados ao cliente.

Val Freitas | Fulze Live Marketing

Como sempre, e em todos os segmentos, a tendência é inovar e oferecer exatamente aquilo que o mercado consumidor está procurando. Neste aspecto, os serviços especializados não poderiam estar mais em alta e despontam no mundo da comunicação como um segmento potente e que veio para ficar. A dica é: especialize-se e torne-se o melhor naquilo que tem a oferecer!

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