Menu Busca

Mídia e Meios

RPC conquista Prêmio Top de Marcas Londrina

Afiliada recebeu premiação em duas categorias: “Emissora de TV” e “Programa Local de TV”, com o jornal Meio Dia Paraná

Cláudia Romariz, jornalista e realizadora do Prêmio Top de Marcas Londrina. Foto: Divulgação

A atuação da RPC na região de Londrina foi destaque na 26ª edição do prêmio Top de Marcas Londrina 2021. Com cerimônia de premiação realizada na última semana, em Londrina, a emissora foi agraciada em duas categorias: “Emissora de TV” e “Programa Local de TV”, com o Meio Dia Paraná.

O prêmio é um dos mais importantes de região para o setor de comunicação e reforça o resultado do trabalho da RPC no último ano.  Sua atuação como veículo que busca estar sempre próximo da comunidade e que é fonte de informação relevante durante o período pandêmico, foram fatores que ajudaram na conquista do reconhecimento.

Cláudia Romariz, jornalista e realizadora do Prêmio Top de Marcas Londrina, criado em 1996, explica que a pesquisa afere as marcas mais lembradas pelo londrinense em vários segmentos de mercado.

“A premiação evidencia o quão importante é a comunicação e o relacionamento que as empresas precisam estabelecer com os consumidores e com a sua audiência. Mostra, ainda, que é importante entender o que o consumidor busca e valoriza nas marcas para que possam se importar com elas e prestar atenção naquilo que comunicam. Cada vez mais o consumo está relacionado às marcas que fazem sentido para as pessoas, capazes de comunicarem valores e propósito coerentes com o que cada um acredita.”

 

Valores RPC

Daniel Michelazzo, diretor comercial regional da RPC, conta que toda a equipe recebeu a premiação com muita alegria. Esse foi o primeiro ano que o reconhecimento veio dobrado,  como emissora de TV e como programa jornalístico.

Para ele,  a transparência com que a equipe tem atuado com o mercado e com a comunidade está por trás do sucesso do trabalho. “O conteúdo de qualidade, a informação segura, o estimulo à reflexão, à participação social e ao debate público são os valores que pautam nosso processo de construção.”

Líder de audiência

Cláudia Romariz destaca que a lembrança tem relação direta com a presença. “A visibilidade é o primeiro passo para depois vir a credibilidade que é superimportante para que as marcas ganhem embaixadores. Isso tanto para consumo quanto para indicação. O percentual de lembrança da RPC aumentou de 2020 para 2021, indo de 45% para 48,2%. A emissora sempre foi a mais lembrada pelo londrinense nos 26 anos da pesquisa. Em programa de TV, o Meio Dia Paraná tinha 9,5% em 2020 e foi para 11,8% em 2021, assumindo a liderança pela primeira vez.”

A RPC é a emissora aberta preferida dos londrinenses e dos moradores dos 53 municípios da região. Os moradores da região passaram, em média, 4h30 por dia assistindo a programação – tempo recorde desde 2010. São mais de 824 mil telespectadores, o que representa mais da metade de Londrina e região estão ligados na RPC.

O Meio Dia PR também é o líder de audiência entre todos os canais. O jornal tem o dobro de audiência que a segunda emissora no ranking – são mais de 159 mil telespectadores por minuto.

RPC: informação confiável 

A emissora, assim como tantas outras empresas e pessoas, vem passando por uma reinvenção desde o começo da pandemia. As mudanças de formato, entretanto, não alteraram o mais importante: seguir levando entretenimento e informação de qualidade à casa das pessoas.

Daniel Michelazzo, durante a cerimônia de premiação. Foto: Divulgação

Para Daniel Michelazzo, um passo superimportante nesse processo de reorganização foi priorizar manter as equipes próximas da comunidade ou próximas do cliente. “Essa foi uma premissa básica de todo o movimento que a gente fez, independentemente das adaptações. A partir daí, entendemos e estimulamos a participação desses públicos na construção desse novo momento. Estando próximos, conseguimos entender o que precisaríamos fazer nesse momento diferente.”

O jornalismo da emissora foi fundamental para levar as notícias sobre o assunto que todos buscavam, aproximando-se ainda mais das pessoas e sendo um canal de confiança em meio à propagação de fake news.

“Desde o início da pandemia, quando o mundo pouco sabia sobre o vírus, nos dedicamos a tentar esclarecer dúvidas, com muita energia na apuração e checagem de informações. Nossas equipes na rua e nas redações trabalharam incansavelmente (e ainda trabalham) para levar informação precisa e orientações simples e necessárias para a população”, observa José Inácio Neto, chefe de redação RPC Londrina.

 

Meio Dia PR

José Inacio Neto, chefe de Redação RPC Londrina e Alberto D’Angele, apresentador do Meio Dia PR Londrina, recebem a premiação. Foto: Divulgação

O reconhecimento ao trabalho do tradicional jornal da hora do almoço, que em Londrina é apresentado por Alberto D’Angele, consolida a relevância do programa para a região. Estar sempre perto da comunidade, ouvindo suas demandas e atuando como uma ponte com as autoridades é um dos focos do programa. Além disso, o Meio Dia PR busca levar informações de serviço para a população. Dessa forma, traz reportagens que levam conteúdo relevante para o dia a dia, reforçando direitos e fazendo a diferença na vida das pessoas.

“Além das notícias “ao vivo”, trazendo na hora tudo que acontece de relevante na região, o programa também investe em reportagens especiais, que aprofundem temas importantes e que promovam a reflexão”, reforça José Inácio Neto.

A emissora também se destacou no último ano promovendo campanhas, aproximando-se ainda mais do terceiro setor. Em conjunto com o Instituto GRPCOM, a RPC promoveu o SocialHackaCom. O projeto foi um desafio de inovação aberta para estudantes e profissionais voltado à busca de soluções de comunicação e tecnologia para ONGs paranaenses. E foi um sucesso, com mais de 800 inscritos e 40 equipes participantes.

FONTE: Kantar Ibope Media – Instar Analytics – Londrina – Audiência Individual:  Rat%, Cov% – Análise da Concorrência – RPC MEIO DIA PARANA – 2021: 1º Semestre. Universo extrapolado para área de cobertura da RPC Londrina (1.583.462).

Busca informações, oportunidades, insights e soluções de comunicação no Paraná? Fale com a gente ou escreva para mktcomunicacao@rpc.com.br

Artigos relacionados

0 respostas para “RPC conquista Prêmio Top de Marcas Londrina”

Deixe uma resposta