RPC conquista Prêmio Top de Marcas Londrina
Afiliada recebeu premiação em duas categorias: “Emissora de TV” e “Programa Local de TV”, com o jornal Meio Dia Paraná

A atuação da RPC na região de Londrina foi destaque na 26ª edição do prêmio Top de Marcas Londrina 2021. Com cerimônia de premiação realizada na última semana, em Londrina, a emissora foi agraciada em duas categorias: “Emissora de TV” e “Programa Local de TV”, com o Meio Dia Paraná.
O prêmio é um dos mais importantes de região para o setor de comunicação e reforça o resultado do trabalho da RPC no último ano. Sua atuação como veículo que busca estar sempre próximo da comunidade e que é fonte de informação relevante durante o período pandêmico, foram fatores que ajudaram na conquista do reconhecimento.
Cláudia Romariz, jornalista e realizadora do Prêmio Top de Marcas Londrina, criado em 1996, explica que a pesquisa afere as marcas mais lembradas pelo londrinense em vários segmentos de mercado.
“A premiação evidencia o quão importante é a comunicação e o relacionamento que as empresas precisam estabelecer com os consumidores e com a sua audiência. Mostra, ainda, que é importante entender o que o consumidor busca e valoriza nas marcas para que possam se importar com elas e prestar atenção naquilo que comunicam. Cada vez mais o consumo está relacionado às marcas que fazem sentido para as pessoas, capazes de comunicarem valores e propósito coerentes com o que cada um acredita.”
Valores RPC
Daniel Michelazzo, diretor comercial regional da RPC, conta que toda a equipe recebeu a premiação com muita alegria. Esse foi o primeiro ano que o reconhecimento veio dobrado, como emissora de TV e como programa jornalístico.
Para ele, a transparência com que a equipe tem atuado com o mercado e com a comunidade está por trás do sucesso do trabalho. “O conteúdo de qualidade, a informação segura, o estimulo à reflexão, à participação social e ao debate público são os valores que pautam nosso processo de construção.”
Líder de audiência
Cláudia Romariz destaca que a lembrança tem relação direta com a presença. “A visibilidade é o primeiro passo para depois vir a credibilidade que é superimportante para que as marcas ganhem embaixadores. Isso tanto para consumo quanto para indicação. O percentual de lembrança da RPC aumentou de 2020 para 2021, indo de 45% para 48,2%. A emissora sempre foi a mais lembrada pelo londrinense nos 26 anos da pesquisa. Em programa de TV, o Meio Dia Paraná tinha 9,5% em 2020 e foi para 11,8% em 2021, assumindo a liderança pela primeira vez.”
A RPC é a emissora aberta preferida dos londrinenses e dos moradores dos 53 municípios da região. Os moradores da região passaram, em média, 4h30 por dia assistindo a programação – tempo recorde desde 2010. São mais de 824 mil telespectadores, o que representa mais da metade de Londrina e região estão ligados na RPC.
O Meio Dia PR também é o líder de audiência entre todos os canais. O jornal tem o dobro de audiência que a segunda emissora no ranking – são mais de 159 mil telespectadores por minuto.
RPC: informação confiável
A emissora, assim como tantas outras empresas e pessoas, vem passando por uma reinvenção desde o começo da pandemia. As mudanças de formato, entretanto, não alteraram o mais importante: seguir levando entretenimento e informação de qualidade à casa das pessoas.

Para Daniel Michelazzo, um passo superimportante nesse processo de reorganização foi priorizar manter as equipes próximas da comunidade ou próximas do cliente. “Essa foi uma premissa básica de todo o movimento que a gente fez, independentemente das adaptações. A partir daí, entendemos e estimulamos a participação desses públicos na construção desse novo momento. Estando próximos, conseguimos entender o que precisaríamos fazer nesse momento diferente.”
O jornalismo da emissora foi fundamental para levar as notícias sobre o assunto que todos buscavam, aproximando-se ainda mais das pessoas e sendo um canal de confiança em meio à propagação de fake news.
“Desde o início da pandemia, quando o mundo pouco sabia sobre o vírus, nos dedicamos a tentar esclarecer dúvidas, com muita energia na apuração e checagem de informações. Nossas equipes na rua e nas redações trabalharam incansavelmente (e ainda trabalham) para levar informação precisa e orientações simples e necessárias para a população”, observa José Inácio Neto, chefe de redação RPC Londrina.
Meio Dia PR

O reconhecimento ao trabalho do tradicional jornal da hora do almoço, que em Londrina é apresentado por Alberto D’Angele, consolida a relevância do programa para a região. Estar sempre perto da comunidade, ouvindo suas demandas e atuando como uma ponte com as autoridades é um dos focos do programa. Além disso, o Meio Dia PR busca levar informações de serviço para a população. Dessa forma, traz reportagens que levam conteúdo relevante para o dia a dia, reforçando direitos e fazendo a diferença na vida das pessoas.
“Além das notícias “ao vivo”, trazendo na hora tudo que acontece de relevante na região, o programa também investe em reportagens especiais, que aprofundem temas importantes e que promovam a reflexão”, reforça José Inácio Neto.
A emissora também se destacou no último ano promovendo campanhas, aproximando-se ainda mais do terceiro setor. Em conjunto com o Instituto GRPCOM, a RPC promoveu o SocialHackaCom. O projeto foi um desafio de inovação aberta para estudantes e profissionais voltado à busca de soluções de comunicação e tecnologia para ONGs paranaenses. E foi um sucesso, com mais de 800 inscritos e 40 equipes participantes.
FONTE: Kantar Ibope Media – Instar Analytics – Londrina – Audiência Individual: Rat%, Cov% – Análise da Concorrência – RPC MEIO DIA PARANA – 2021: 1º Semestre. Universo extrapolado para área de cobertura da RPC Londrina (1.583.462).
0 respostas para “RPC conquista Prêmio Top de Marcas Londrina”