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Conheça os seis novos formatos de anúncio web da RPC

Novos formatos têm foco em inovação e maior conexão com o público

Para atender as diferentes necessidades dos clientes, a RPC (Globo) criou um novo portfólio de anúncios para a internet, com foco em inovação e em uma maior conexão com o público. Agora, as marcas podem contar com mais seis diferentes formatos de anúncios publicitários para divulgação de seus conteúdos em sites como G1, Globo Esporte (GE) e Gshow.

“Nossos produtos e soluções são orientados pelos principais objetivos de negócio do cliente, sustentados por dados e apoiados por serviços que garantem performance e geram resultados para diferentes marcas e investimentos”, destaca Jessie Teixeira, analista de marketing da RPC.

A seguir, conheça os novos formatos de anúncios e para quais necessidades cada um deles é indicado.

1 – Playable Ad

É um formato customizado, com possibilidade de interação playable nas funcionalidades raspadinha e jogo da memória. A raspadinha é um formato interativo, que exibe o conteúdo após o usuário “raspar” pelo menos 60% da área indicada. “É ideal para incluir um voucher de desconto, ou até mesmo alguma curiosidade sobre a (sua) marca ou produto”, indica Jessie.

Formato interativo, exibe o conteúdo após o usuário “raspar” pelo menos 60% da área indicada.

Já o jogo da memória é um banner interativo, com a combinação de cards que podem revelar promoções, descontos e levar o usuário direto para o carrinho de compras. “O diferencial é a interação com o cliente por meio de um banner ‘jogável’, o que proporciona uma experiência mais amigável”, explica a analista de marketing.

Banner com interação de jogo da memória. A combinação de cards pode revelar promoções e cliques para carrinho de compra.

Segundo a analista, esse formato tem foco maior em brand awareness, ou seja, no reconhecimento da marca pelos consumidores. No entanto, também pode ajudar a alavancar números de conversões, quando trabalhado com promoções ou descontos atrativos. Dessa forma, são ideais para clientes com e-commerce, delivery ou qualquer tipo de venda feita por plataformas digitais.

2 – Customer Research

Este formato é considerado um serviço de valor agregado, pois permite que a marca interaja diretamente com os usuários, a partir de uma pesquisa de opinião. Para cada pesquisa, o cliente pode incluir até quatro perguntas.

Uma primeira tela convida os usurários a participarem de uma pesquisa promovida pela marca.

É indicado para trabalhar em topo de funil ou para traçar uma persona para a campanha. Os resultados coletados vão ajudar a gerar insights, identificar a opinião dos usuários ou entender a percepção dos consumidores sobre determinado assunto relacionado. “Assim, o cliente consegue desenvolver outras campanhas com foco em conversão que sejam mais assertivas”, pontua Jessie.

Quando o usuário clicar no botão “começar”, será exibida uma tela com uma pergunta de interesse da marca e alternativas de respostas pré-definidas.

 

No fim da pesquisa, é exibido um banner agradecendo o usuário pela participação, com a possibilidade de uma oferta de ação.

3 – Oferta da Hora

Focado em conversão, esse banner tem como funcionalidade um relógio “countdown” em contagem regressiva, que chama atenção dos usuários. De acordo com a analista de marketing, esse formato tem o objetivo de promover descontos exclusivos e eventos com data determinada.

Esta peça pode ser configurada para expor o anúncio várias vezes durante o tempo determinado na campanha.

Pode ser utilizado, por exemplo, em eventos como Liquida Verão, campanha de volta às aulas, Dia das Mães, Black Friday, entre outros. Além disso, é indicado para promover descontos em cursos, ofertas de supermercados e vouchers de descontos.

4 – Globo Alerta

O Globo Alerta é um formato que permite que as marcas se comuniquem com o público por meio de notificações, atreladas a uma data ou evento. “Quando o usuário clicar em um banner (save the date), ele autoriza e passa a receber notificações para até o dia do evento”, explica Jessie.

Formato de jornada onde o usuário é impactado por um banner de publicidade com um botão para se inscrever.

Aqui, o cliente pode interagir com o consumidor durante uma jornada pré, durante e pós-evento. Pode ser usado para promover eventos e datas importantes, ou um dia de promoção em determinada loja, por exemplo.

Esta peça pode ser configurada para expor o anúncio várias vezes durante o tempo determinado na campanha.

5 – Vitrine

Customizado, o formato tem foco em conversão. Pode ser encontrado nos rodapés das homes, em matérias ou especiais publicitários. “A partir de espaços que formam uma vitrine, apresentamos os produtos do e-commerce, de forma programática ou avulsa. Dessa maneira, impactamos o usuário com diversas ofertas e opções de compra, além de levá-lo direto para a página do produto, após o clique”, afirma a analista.

Esse formato pode ser encontrado no rodapé das homes de produtos Globo e pode ser usada em matérias ou especiais publicitários.

6 – Webstories

Inspirado em formatos consagrados nas redes sociais, o webstories pode ser exibido tanto em forma estática quanto animada. O formato fica nas homes das editorias dos sites, e é exibido por meio de uma série de cards, como acontece nas redes sociais, com possibilidades de inserção publicitária. Segundo Jessie, o webstories é ideal para aumentar engajamento e o conhecimento da marca pelos usuários.

Inspirado em formatos consagrados das redes sociais, o webstories pode ser exibido tanto em forma estática quanto animada.

 

 

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