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Mídia e Meios

Como aproveitar o Dia do Cliente para movimentar seu negócio em setembro

Executivos de vendas da RPC – alguns com mais de uma década de experiência – indicam estratégias certeiras para diferentes setores

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, data criada para preencher um mês até então mais fraco para as vendas, entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.  Em 2019 essa comemoração ganhou um reforço com a Semana do Brasil, que acontece entre os dias 02 e 12 de setembro.

Pensando nisso, convidamos executivos de vendas da RPC de todo o Paraná – alguns com mais de uma década de experiência – para trazer uma sugestão certeira para ajudar seu negócio.

>> Saiba como movimentar seu negócio na Semana do Brasil

Reunimos indicações de produtos RPC que podem trazer os melhores resultados para diferentes nichos de mercado. Cada especialista escolheu uma área que é forte em sua região.

Além disso, os profissionais entrevistados também dividem sua experiência na área comercial, contando como entregam o melhor resultado para seus clientes. Confira:

 

Cooperativas Agro

 

 

Área: Cooperativas agro

Região: Cascavel e região

Indicação de produtos RPC: TV, Especiais Publicitários para web e solução multiplataforma

 

 

 

Por quê:

“Temos um público bem eclético no canal agro, sendo necessário mais de um modelo de comunicação. Dessa maneira, pensaria em uma solução multiplataforma, contemplando TV e web. Indico os anúncios em TV pelo tamanho da carteira e perfil de cooperados, mas também pela vasta área em que as cooperativas atuam. São exemplos: venda de insumos e equipamentos, farmácia, posto de combustível e supermercados. Além disso, indico os Especiais Patrocinados na web. Isso porque esse produto possibilita ser mais envolvente na comunicação dos diversos segmentos das cooperativas.”

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente:

“A relação comercial e cliente deve ser pautada pela confiança e pela assertividade. O papel do comercial é conhecer profundamente o negócio do cliente para buscar as melhores soluções de acordo com cada necessidade. Informação, proatividade, empatia e vontade de transformar desafios em oportunidades. Tudo isso deve ser levado em conta para a construção de uma relação de sucesso.”

Agroindústria

 

 

 

Área: Agroindústria

Região: Foz do Iguaçu e região

Indicação de produtos RPC: Patrocínio TV, Mídia avulsa, Mídia X e Informe publicitário

 

 

 

 

Por quê:

Quando o foco da agroindústria é o produto para o consumidor final e o trabalho de marca, recomendo uma frequência alta com patrocínio de programa diário na TV, mídia avulsa display e vídeo no Gshow /G1/GE. Dessa forma, é possível aumentar os pontos de contato do consumidor com a marca. Como resultado, temos o aumento da lembrança na hora da decisão da compra. Por outro lado, quando o objetivo é trabalhar todo seu ecossistema institucional, recomendo Mídia X na TV e Informe publicitário na web. Dessa maneira, conseguimos um tempo maior de tela e leitura para desenvolver o conteúdo.”

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente:

“Nosso relacionamento é pautado pela confiança que o cliente tem nas soluções que entregamos e nas contribuições para o seu negócio como um todo. Tudo isso é construído por meio de uma relação de boas conversas e soluções de resultado. A meu ver, esse conjunto é o que garante uma relação saudável e de sucesso.
Dessa maneira, busco entregar uma solução completa, técnica e viável. Além disso, essa solução deve estar integrada à estratégia de comunicação do cliente e alinhada às expectativas de resultado. Também é importante um atendimento consultivo em todos os pontos do processo.”

 

Varejo

 

 

Área: Varejo

Região: Curitiba e região

Indicação de produtos RPC: Anúncio de TV na programação matutina e  noturna.

 

 

 

Por quê:

“Anunciar na programação de TV da RPC, especialmente no primetime, ajuda a dar ainda mais velocidade na comunicação das ofertas do cliente. Assim, a conversão de vendas acontece de forma mais rápida. Funciona ainda melhor para anúncios com prazo determinado, no estilo “só neste fim de semana”. Além disso, para ofertas específicas voltadas ao público feminino ou donas de casa, gosto de sugerir a programação matutina, como Encontro e Mais Você.”

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente:

“Quanto mais confiança o anunciante tiver no executivo de vendas, mais ele conseguirá expor suas dores, desafios e dificuldades. Essa clareza na informação do anunciante é essencial para sermos mais assertivos na venda consultiva. Assim, conseguimos direcionar a comunicação e a campanha de acordo com a necessidade e a estratégia do cliente, gerando mais resultados. Além disso, é preciso estar sempre de olho no consumidor do cliente para entender o comportamento do público e fazer a melhor customização de entrega.”

Setor de calçados

 

 

 

Área: setor de calçados

Região: Cianorte e região

Indicação de produtos RPC: Campanhas promocionais na TV

 

 

 

 

Por quê:

Eu indico para esse nicho campanhas promocionais mais agressivas, concentradas principalmente no início do mês, que é quando o dinheiro está em maior circulação. Mas também trabalhamos em alguns momentos com campanhas específicas de fecha mês, bem concentradas nos últimos três dias.
Os produtos que têm um apelo maior para esse nicho são programação de domingo, que temos a família em frente à TV. Isso possibilita um início de semana bom em vendas. Além disso, a programação noturna, com novelas e jornalismo local, que possibilita um alcance maior de pessoas para a campanha do cliente.

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente

“Nós desempenhamos um papel além de vendas, trabalhamos como consultores para nossos clientes, levamos até eles informações relevantes do mercado e estudamos a melhor programação para suas campanhas. Isso nos leva a ter uma relação de muita confiança e parceria. Dessa forma, busco entregar a melhor estratégia de comunicação. Minha venda é efetiva quando a do meu cliente também acontece. O foco é sempre no resultado.”

 

Turismo

 

 

Área: Turismo

Região: Ponta Grossa e região

Indicação de produtos RPC: Merchan, ação comercial Mídia X e Informe publicitário

 

 

 

 

Por quê:

“Para empresas do setor do turismo, dois produtos muito bacanas são o Merchan no Estúdio C e a ação comercial no Plug. O Merchan traz a possibilidade de levar o tema para dentro do estúdio. E a ação comercial de ir até o local e explorar tudo que o espaço oferece. Já a Mídia X tem de informar o público escolhido por um tempo determinado. Por fim, o Informe publicitário na web permite passar mais informações que na TV, por conta da limitação de tempo, não consegue. Além disso, o Informe possibilita levar o leitor para dentro do site do cliente, além de ser um conteúdo que pode ser distribuído nas redes sociais.

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente

“Primeiramente, é preciso estar alinhado com o cliente, entender seus anseios e desejos. Sem isso, não é possível montar estratégia que atende o que ele quer. Por isso, o relacionamento é tão importante, em que um confia no outro. Escutando o cliente, é possível levar uma proposta que atende o que ele precisa.”

 

Material de construção e área de construção civil

 

 

 

Área: Material de construção e área de construção civil

Região: Maringá e região

Indicação de produtos RPC: TV, Mídia avulsa e Informe publicitário

 

 

 

 

Por quê:

“Na área empreendimentos imobiliários, os primeiros dias do lançamento são muito importantes para trazer a novidade e exclusividade. Por isso, indico os anúncios na TV. Por outro lado, na web, os Informes publicitários conseguem trazer um descritivo mais completo das ofertas e lançamentos. Já a Mídia avulsa traz a vantagem de poder aproveitar o vídeo da campanha, além de mostrar mais imagens. Ressalto, ainda, o trabalho de entrega de leads, específico para a construção civil.”

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente:

“Nosso trabalho envolve entender a necessidade e as dores do cliente e de como é possível resolvê-las. Uma estratégia para estreitar laços e conseguir essas informações é tirar o cliente de dentro da empresa. Percebo que quando consigo marcar reuniões externas os resultados finais são muito bons. Isso porque o cliente consegue nos passar as informações com mais calma e concentração, o que faz toda a diferença para que possamos entregar bons resultados para ele.”

 

Indústria de alimentos

 

 

Área: Indústria de alimentos

Região: Londrina e região

Indicação de produtos RPC: programas para a família e Mídia avulsa

 

 

 

 

Por quê:

“Com os anúncios de TV conseguimos trabalhar alcançando toda a família. Para isso, por exemplo, podemos mirar em programas com essa característica, como o The Voice Kids. Na web, gosto de indicar vídeos curtos em programas como o GShow ou Caminhos do Campo. Além disso, a possibilidade de ter a empresa como patrocinadora em programas como Altas Horas e Mais Você ajuda no fortalecimento da marca.  E a mídia avulsa é uma boa opção para lembrança de marca no dia a dia.

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente:

“Hoje, as pessoas são multitelas, enquanto assistem TV estão no celular. Então, entender isso é algo que traz sucesso para a estratégia do cliente. Além disso, é preciso atrelar as campanhas às demais estratégias de comunicação do cliente. Dessa forma, precisamos trabalhar para que a relação seja boa para os dois lados. Isso inclui levantar todas as informações para entender a necessidade e chegar à melhor proposta. Mas também saber que o cliente precisa ver o resultado, para que a relação seja duradoura. Por isso, é importante também estar atento aos resultados da campanha e fazer esse acompanhamento no pós-venda.”

 

Supermercados

 

 

 

Área: Supermercados

Região: Guarapuava e região

Indicação de produtos RPC: Patrocínio e web

 

 

 

Por quê:

“Para os meus clientes de supermercado, eu sempre sugiro duas frentes de atuação. Primeiramente, em relação à marca. Assim, sugiro os nossos patrocínios, tanto de TV quanto de web. Nesse produto, o cliente irá trabalhar a sua marca e estar presente no dia a dia do consumidor, conquistando o lado emocional dele. Depois, a segunda frente de trabalho é a promoção dos produtos. Essa etapa é a de vender, de mostrar o melhor produto com o melhor preço, criar o desejo de consumo e conquistar o lado racional do consumidor.”

Dica para entregar o melhor resultado para o cliente:

“A relação de um executivo comercial com os clientes vai muito além da venda. Nosso trabalho diário é gerar confiança e atender necessidades. Dessa forma, conseguimos estar cada vez mais envolvidos com o cliente, a ponto de interferir até mesmo nas estratégias da empresa. A equipe comercial é altamente influenciadora de decisões. Mas, para isso, precisamos entender cada vez mais de seu negócio. Assim, podemos entregar soluções adaptadas a cada realidade, entendendo que cada negócio gera uma reação diferente, seja de resultado, de contentamento ou de lucro.”

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