TV, web e outras mídias: campanhas de comunicação integrada são aposta entre as grandes marcas
Durante a nona edição do ProXXIma, ações da Globo Marcas demonstraram exemplos de sucesso na relação entre mídias e publicidade.
A ProXXima, feira de negócios que proporciona o intercâmbio de ideias entre marcas e conteúdos, reuniu entre os dias 18 e 19 de maio aproximadamente dois mil profissionais e possibilitou o compartilhamento de informações e experiências. O exemplo de sucesso e pioneirismo vivido pela rede Globo foi um dos destaques do evento. A emissora demonstrou tanto a eficácia quanto a necessidade de um relacionamento mais próximo e direto entre marca e público, integrando atrações televisivas às ações divulgadas em seus portais. O objetivo desta iniciativa é definir as formas com as quais o anunciante pode utilizar o espaço digital para acessar seu público e reforçar sua mensagem.
Os resultados obtidos do diálogo entre plataformas integradas e estratégias de branded content ganharam destaque no evento por sua rentabilidade e capacidade produtiva. Vale lembrar que estas ações integradas são conteúdos ou informações com capacidade de migrar de um meio para o outro, por exemplo, da telinha para a web.
Trocando experiências bem-sucedidas
Antecipando as mudanças tecnológicas que estavam a caminho, a Globo marcas criou o departamento de Produtos & Soluções, com o objetivo de pensar e viabilizar novos formatos publicitários. Os domínios virtuais da emissora, numa iniciativa visionária, investiram em narrativas de comunicação integrada, que hoje representam 72% dos projetos negociados nas áreas comerciais e de mídias digitais.
O palestrante e diretor de comercialização de mídias da emissora, Eduardo Becker, afirmou durante o evento que os cases de branded content associados às plataformas digitais são renovados quinzenalmente, fluxo que deve aumentar no próximo semestre. Entre os cases mais bem sucedidos da Globo está o transmitido durante o reality show Superstars (2014), no qual o público pôde acompanhar, simultaneamente, a disputa final entre os participantes do programa na televisão e acessar um passeio dos apresentadores no novo Ford Ka pelo portal da emissora. Outro exemplo da integração entre as atrações televisivas da Globo e mídias digitais foi a cena em que Paolla Oliveira apareceu nua na minissérie Felizes para Sempre?. Quem não estava na frente da telinha para contemplar a beleza exuberante da atriz pôde correr para a internet e conferir o capítulo. Num período de 14 dias, a cena rendeu mais de 10 milhões de acessos ao site da Globo.
E a repercussão popular foi além: Paolla virou meme na internet e se tornou a fantasia mais popular no carnaval de 2015. Como Becker ressalta, toda ação tem uma reação. A ação reverberou em sites e redes sociais, foi comentada, postada e compartilhada.

Segmentar para conquistar
Outra iniciativa da rede Globo, que se soma às apostas de comunicação integrada e que ganhou amplitude nos debates realizados durante o ProXXIma , é a segmentação da audiência com o modelo de compra Ogon. A plataforma – que monitora os 215 sites da rede Globo – viabiliza a segmentação do público-alvo de cada anunciante através do perfil, costumes e preferências dos internautas. Desta forma, os anunciantes e seus conteúdos publicitários terão acesso certo e seguro aos indivíduos que a marca deseja alcançar.
O Ogon pretende fortalecer e afinar a relação entre público e marca, associando-os de acordo com os dados de navegação de cada usuário. Para Becker, a plataforma, que compila 51 milhões de internautas, amplia as possibilidades de investimento em publicidade e facilita a interação entre anunciante e consumidor. É uma aposta e tanto nas novas e crescentes relações midiáticas e digitais!
0 respostas para “TV, web e outras mídias: campanhas de comunicação integrada são aposta entre as grandes marcas”