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NRF 2021

NRF 2021: Como enxergar oportunidades em um cenário de incertezas?

Durante o segundo dia do evento Retail´s Big Show, Mitch Joel, founder do Six Pixels Group Inc., falou sobre pontos importantes para prosperar em meio à crise

Mitch Joel, founder da empresa Six Pixels Group Inc., falou sobre como enxergar oportunidades na crise. Foto: Reprodução

As consequências de um ano atípico para o varejo têm guiado as discussões durante o maior evento de varejo do mundo,  o Retail´s Big Show, que esse ano acontece em formato digital. O principal impacto imediato da pandemia foi a migração em massa para as compras online. E isso fez com que os negócios precisassem se adaptar em tempo recorde.

A representatividade do comércio eletrônico para o varejo passou de 15% antes da pandemia para perto de 50%.

Esses dados foram apresentados por Mitch Joel, founder da empresa Six Pixels Group Inc., empresa que tem foco em inovação e tecnologia. Durante sua palestra, no dia 12/01, ele trouxe uma reflexão sobre o momento atual: “esta é a próxima Grande Depressão ou a Grande Compressão?”

Para o executivo, a resposta é que a “grande compressão” é a nossa nova realidade. Durante o curto espaço de alguns meses, o comportamento de compra do consumidor mudou de forma expressiva. Ele reforçou que 2020 foi o ano em que grande parte dos negócios tiveram que ser repensados.

As lojas físicas de varejo foram forçadas a pensar menos sobre a “experiência na loja física” e mais sobre como fazer com que os consumidores fizessem transações. Os varejistas online precisaram construir uma experiência de compra melhor.

Mitch trouxe cases sobre negócios que se adaptaram para atender a nova realidade, e conseguiram enxergar oportunidades na crise. Um exemplo foi o de um dos restaurantes de culinária japonesa mais famosos do mundo, que fica próximo à sua casa, em Montreal, no Canadá. O local tinha seu diferencial na experiência do consumidor. Mas, com o fechamento do comércio, precisou adaptar essa experiência para o delivery. A surpresa foi que o restaurante passou a ter mais pedidos do que antes. Além disso, abriu oportunidades para novos formas de venda, como o clube de assinatura.

Frequentemente visto no segmento de tecnologia, os clubes de assinatura podem ser um modelo estratégico de negócio. Hoje, já podemos encontrá-lo em diversos nichos do mercado, incluindo serviços e produtos de todos os tipos, como assinaturas de games, livros, passando pelas academias, cafés e até pets. Para Mitch, pensar novos modelos é essencial para quem busca saídas na crise.

Mudanças de comportamento também podem levar a aumento de vendas. Foto: Unsplash

Outro ponto ressaltado por Mitch foi a importância de estar atento a oportunidades de aumentar o número de clientes. Ele compartilhou sua experiência durante a pandemia. Ao se deparar com os longos prazos de frete da loja que ele normalmente comprava, buscou e comprou em uma nova loja. Após a experiência de compra, Mitch foi surpreendido positivamente com o prazo de entrega e atendimento e passou a ser fiel dessa nova marca. Como ele, muitos consumidores estão experimentando novos produtos.

“É preciso estar atento a novas oportunidades e adaptações de negócio, principalmente em momentos de crise. O desafio é se reinventar e aperfeiçoar cada vez mais a forma como o varejista oferece seu produto e a experiência que é proporcionada aos clientes.”

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