Menu Busca

NRF 2021

NRF 2021: Soluções para o cuidado com a saúde mental no mercado de trabalho

Plataformas digitais Grokker e Headspace apresentam soluções para melhorar o bem-estar emocional e mental de trabalhadores do varejo

A mesa “Bem-estar no local de trabalho: Gerenciando a saúde mental em uma época de incertezas”, que aconteceu durante o Retail´s Big Show, maior evento de varejo do mundo, trouxe para o terceiro dia da NRF 2021 executivos de empresas líderes em soluções digitais com foco em problemas como estresse, ansiedade, sonolência e depressão.

São eles Stuart Poole, diretor sênior de desenvolvimento de negócios na Headspace, e Lorna Borenstein CEO e fundadora da Grokker. O Headspace é uma empresa de saúde on-line especializada em meditação. Já a Grokker oferece serviços on demand, que usa vídeos para trazer informações e exercícios sobre saúde e bem-estar. Juntos, eles apresentaram dados sobre o tema e as soluções ofertadas pelas empresas para tornar o dia a dia dos trabalhadores do varejo mais saudável.

“Seja gentil com a sua mente”, o Headspace é uma plataforma de saúde especializada em meditação que vem ajudando a reduzir os níveis de estresse de funcionários de diversas empresas.

Os efeitos do trabalho na saúde mental

Mesmo antes do início da pandemia o aumento dos casos de transtornos mentais no ambiente corporativo já eram uma questão alarmante. De acordo com um estudo da Quinyx, 54% dos trabalhadores do varejo disseram que o trabalho teve um impacto negativo sobre sua saúde mental durante a pandemia. Segundo 70% dos entrevistados, este tem sido o período mais estressante de suas carreiras

Além da saúde mental, uma perspectiva a ser considerada sobre os efeitos do estresse são impactos negativos no comportamento. Hábitos alimentares, consumo de bebidas e disposição para a realização de atividades físicas também são afetados. Esses são indicadores presentes no estudo ‘State of Stress Report’, realizado pela Grokker Innovation Labs

Nesse cenário, a necessidade de investir no bem-estar dos funcionários tem se tornado um imperativo no varejo. Dados do Business Group on Health indicam que, em 2021, 88% das empresas fornecerão aos seus funcionários algum tipo de suporte em saúde mental, por meio de aplicativos ou plataformas de vídeos.

Soluções digitais para funcionários mais saudáveis e felizes

Segundo Lorna Borenstein, os trabalhadores da linha de frente do varejo precisam de um senso de comunidade. Ele é necessário para que se sintam confortáveis ao utilizar os recursos digitais de cuidado oferecidos no espaço corporativo. “A relação que precisamos construir com esses funcionários é de confiança. Precisamos estar lá para que eles desenvolvam a compreensão de que não estão sozinhos e de que a empresa está lá por eles”, comenta. 

A Grokker, por exemplo, oferece programas de saúde e bem-estar por meio de vídeos e outros conteúdos on demand. A experiência do usuário é personalizada de acordo com suas dificuldades e objetivos de autocuidado. A plataforma procura estimular o desenvolvimento das noções de propósito, pertencimento e equilíbrio. Além disso, uma comunicação forte e de longo alcance é utilizada pela empresa como uma das principais ferramentas de engajamento e troca de experiências sobre saúde mental.

O cuidado integral

Para Stuart Poole, a troca de experiências de forma honesta, em que executivos dividem com os funcionários suas dificuldades pessoais, é uma das ferramentas que ajudam a diminuir os estigmas sobre saúde mental que existem no ambiente de trabalho. 

Além disso, trazer para o dia a dia corporativo práticas de mindfulness é outra estratégia que pode ser adotada para melhorar o bem-estar dos funcionários. Essa é a proposta da Headspace. OS funcionários das empresas que usam os serviços da plataforma contam que, após 30 dias de uso, já conseguiram sentir uma diminuição de 32% nos níveis de estresse. 

Além do suporte médico, o mercado hoje também compreende que o cuidado com o bem-estar é um processo holístico.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências do mercado!

Leia Mais:

> Experiência do consumidor e diversidade são alguns dos destaques do primeiro dia da NRF 2021

> Futuro do varejo: confira o segundo dia de programação da NRF 2021

Artigos relacionados

0 respostas para “NRF 2021: Soluções para o cuidado com a saúde mental no mercado de trabalho”

Deixe uma resposta