Negócios RPC

Notícias

EventosRPC Ponta Grossa 15 ago. 2018

Ex-ministros da Agricultura participam de painel

No próximo dia 16 de agosto, a Calpar – maior indústria de calcário agrícola do Brasil – e a Agroleite promovem o Painel Agro “Cenários: ontem, hoje e amanhã, perspectivas globais de produção”. Com a participação de três ex-Ministros da Agricultura, o evento vai abordar temas essenciais ao contínuo desenvolvimento da agropecuária brasileira. Os convidados são Roberto Rodrigues, Francisco Turra e Alysson Paolinelli.

  •  
  •  
  •  

No próximo dia 16 de agosto, a Calpar – maior indústria de calcário agrícola do Brasil – e a Agroleite promovem o Painel Agro “Cenários: ontem, hoje e amanhã, perspectivas globais de produção”. Com a participação de três ex-Ministros da Agricultura, o evento vai abordar temas essenciais ao contínuo desenvolvimento da agropecuária brasileira. Os convidados são Roberto Rodrigues, Francisco Turra e Alysson Paolinelli. A ação faz parte das comemorações pelos 50 anos da Calpar e acontecerá no Centro de Eventos Agroleite 2018, em Castro, a partir das 09h. De acordo com o diretor comercial da Calpar, Paulo Bertolini, a proposta é trazer um conteúdo útil e atual para os produtores rurais e todos os participantes da cadeia produtiva do campo, principalmente em ano eleitoral. “Com um cenário cheio de incertezas e imprevisibilidade, entendemos ser importante discutir os possíveis quadros que podem surgir a partir das eleições”, conta Bertolini que acredita na oferta de conteúdo como uma ferramenta para os empresários e trabalhadores do setor. Na programação do painel estão as seguintes participações:

  • Alysson Paolinelli – Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO) e Ministro da Agricultura 1974 – 1979.

 

  • Franscisco Turra – Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Ministro da Agricultura 1989 – 1999.

 

  • Roberto Rodrigues – Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Ministro da Agricultura 2003 – 2006.

 

  • Kellen Severo será a mediadora do evento. Apresentadora do Canal Rural, possui forte atuação na cobertura de temas como economia, mercado financeiro e, principalmente, agronegócio. Kellen já foi premiada quatro vezes pelo seu trabalho jornalístico e percorreu 40 mil km de cobertura no Brasil.

 

A participação no evento é gratuita.

Sobre o agronegócio no Paraná

O agronegócio é responsável por metade das exportações brasileiras e por mais de um quinto do PIB do país. No Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a produção de grãos este ano deve chegar a 39 milhões de toneladas de grãos, considerando a segunda safra de milho e a safra de inverno que estão sendo plantadas. Esse volume, se consolidado, representa que a produção da safra 2017/2018 está acima da média dos últimos quatro anos, que foi de 38 milhões de toneladas de grãos. De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), a agropecuária – principalmente a produção de grãos, como soja, milho e trigo, a pecuária (principalmente a avicultura), as lavouras de cana-de-açúcar e a silvicultura – continua a ser um dos principais setores para o desenvolvimento do Estado.

E é neste cenário que as eleições acontecem e trazem, com elas, grande expectativa para o produtor. Para Paulo Bertolini, a estabilidade jurídica é, certamente, o pilar mais aguardado. “Há uma série de questões ligadas ao direito de propriedade, meio ambiente e tecnologia que precisam se manter estáveis para que o mercado continue a crescer. Não podemos esperar resultados da agricultura com sobressaltos na legislação e na influência de organizações externas sobre o trabalho que fazemos aqui”, completa Bertolini, que entende que esse é o momento oportuno para discutir essa e outras questões do campo.

 

Serviço

Cenários: ontem, hoje e amanhã, perspectivas globais de produção

Data: 16 de agosto

Hora: 09h (Welcome coffe) e 10h (Início das palestras)

Onde: Centro de Eventos Agroleite 2018, em Castro