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MIB AUMENTA VENDAS E CONSOLIDA SUA MARCA EM MONTES CLAROS

A marca tem hoje 28 lojas franqueadas em Minas Gerais e na Bahia. Para fortalecer sua imagem no mercado mineiro, a rede de lojas de calçados e acessórios tem concentrado seus investimentos na Inter TV Grande Minas, afiliada da Globo. É a estratégia certa para a marca combinar mídia avulsa com ações de patrocínio.

Aumentar vendas é o objetivo de qualquer negócio. E para quem atua no comércio varejista, o ideal é que os bons resultados sejam constantes. Ou seja, os números devem crescer todos os meses, para que a marca consiga ampliar o faturamento e também consolidar sua posição no mercado.

Quando resolveu procurar a Inter TV Grande Minas, afiliada da Globo, a Mib visava o crescimento da marca na região. Para isso, seria importante usar a força da televisão. Além do alcance da mensagem, interessava a associação com a programação da Globo, por causa da credibilidade.

Antes da TV, a comunicação da rede de calçados e acessórios concentrava-se basicamente na distribuição de panfletos. A estratégia ajudou no início, quando eram apenas poucas lojas, porém deixou de ser eficiente com a expansão do número de unidades. A rede conta atualmente com 28 lojas franqueadas em 15 cidades da Bahia e de Minas Gerais.

A FORÇA DA TV

Paulino Rafael Soares Júnior, diretor-presidente da Mib, é enfático ao defender a diferença que o emprego da TV fez na estratégia de comunicação das lojas: “Não teríamos conseguido construir uma marca de sucesso sem a parceria com a Inter TV”.

As primeiras campanhas foram feitas para a promoção de produtos específicos, aproveitando a cobertura e o alcance proporcionados pela TV para anunciar as ofertas semanais.

Com os bons resultados em vendas e no aumento de fluxo de clientes nas lojas, a empresa decidiu diversificar seus investimentos. Passou a patrocinar programas que têm alta afinidade com o seu targetSessão da TardeCaldeirão do Huck e MG1.

A combinação dos formatos funcionou: os comerciais de ofertas ajudam a promover as vendas, enquanto os patrocínios contribuem para consolidar a imagem da marca, tornando-a mais conhecida na região.

MARCA RECONHECIDA

Em função dos resultados alcançados na Inter TV, a Mib hoje concentra 80% dos seus investimentos na emissora.

Pesquisas internas da rede confirmam a importância da estratégia:

  • 50% dos clientes em loja associam a marca aos programas patrocinados;
  • foi apurado um aumento de 196% no fluxo de clientes na loja no pós-campanha;
  • aumento de 138% nas vendas.

“Mesmo quando as campanhas não estão mais no ar, os clientes comentam sobre as ações na TV”, diz Soares Júnior, explicando que outra vantagem importante da mídia na televisão é o retorno rápido: “O anúncio sai na parte da manhã e à tarde já aumenta o fluxo de pessoas nas lojas”.

Data

Setembro de 2019

Setor

Calçados, confecções e acessórios

Objetivo

Aumentar vendas e reconhecimento da marca na região

Solução

Mídia avulsa e patrocínio de programas

Resultado

Crescimento nas vendas e consolidação da marca

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