Cases

ANUNCIAR NA TV AMPLIOU O FOCO DE ATUAÇÃO DA MEGGA SOLAR

As campanhas na Inter TV Cabugi mostraram que a empresa podia trabalhar outros públicos potenciais. Hoje, 100% da verba de divulgação está concentrada nas afiliadas da Globo no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

É possível promover serviços de energias renováveis na televisão. É o que mostra a trajetória de sucesso da Megga Solar no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Fundado em 1991, em Natal, o Grupo WM era especializado na área de engenharia elétrica. Em 2004, mudou seu foco para as energias renováveis, sendo um dos pioneiros no setor eólico, antes de voltar-se também para os sistemas de energia solar.

Essa mudança aconteceu em 2015, quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) atualizou as normas para a distribuição de energia no país.

Diante das novas possibilidades, o grupo decidiu abrir a Megga Solar. O objetivo era fornecer soluções baseadas em sistemas fotovoltaicos ou, como são conhecidos popularmente, geradores de energia solar.

Uma das vantagens do modelo estruturado pela empresa é que ele não atende apenas indústrias e comércios de médio e grande portes, mas também pessoas físicas interessadas em gerar sua própria energia e, com isso, economizar na conta de luz.

POR QUE USAR A TV

Com a operação devidamente estruturada, depois de quatro anos de funcionamento a Megga resolveu mudar sua linha de comunicação, passando a usar a tevê.

As primeiras inserções foram feitas na Inter TV Cabugi, no horário da manhã. A meta era aumentar a procura pelo serviço e, no longo prazo, melhorar a visibilidade da marca. “Queríamos que todo mundo que pensasse em energia solar lembrasse primeiro da nossa empresa”, comenta Max Diogenes, sócio-diretor da Megga Solar.

DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO

A estratégia da empresa foi agressiva: 100% da verba foi direcionada para a Inter TV, confiando não apenas no alto poder de cobertura da afiliada da Globo, mas também na credibilidade da programação, na relação de proximidade que o público tem com a emissora.

Logo após os primeiros flights, a empresa surpreendeu-se com os resultados. Constatou que o público potencial do serviço era maior que o imaginado inicialmente.

“Antes das inserções, acreditávamos que nosso foco seriam os consumidores das classes A e B, além do setor empresarial. Contudo, ao anunciar na TV e atingir outros públicos, descobrimos que havia interesse por parte de outros targets”, detalha Diogenes.

OS RESULTADOS

Para dimensionar a estrutura necessária para atender às novas demandas de instalação dos sistemas, a Megga dispõe de uma série de controles de forma a avaliar o fluxo de pedidos de orçamento.

Foi a partir desses controles que eles conseguiram mensurar o retorno obtido com as campanhas na TV. O volume de pedidos de orçamento aumentou durante e após as inserções e cresceu também o número de propostas fechadas.

Além disso, houve uma mudança importante no que se refere à percepção do público sobre a marca. Pesquisas realizadas com o público da região mostraram que ela se tornou referência na área de energia solar.

feedback da equipe de vendas também tem confirmado a importância de a marca estar o tempo todo na televisão. “Quando os representantes chegam nos locais, as pessoas conhecem o nome da empresa, sabem do que se trata”, relata o diretor.

EXPANSÃO DA OPERAÇÃO

Essa abertura para novas oportunidades de negócios tem sido aproveitada pela empresa para expandir sua atuação no Nordeste.

Atualmente, além da Inter TV Cabugi e da Inter TV Costa Branca, que cobrem o Rio Grande do Norte, a Megga Solar anuncia na TV Cabo Branco e TV Paraíba, na Paraíba, e estuda a possibilidade de ir para outras praças. “A parceria com a TV foi um divisor de águas para a nossa operação”, enfatiza Diogenes.

Data

Novembro de 2019

Setor

Energia Solar

Objetivo

Aumentar a visibilidade da marca e o número de propostas

Solução

Mídia avulsa

Resultado

Reconhecimento da marca e aumento no número de clientes

OUTROS CASES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.