Notícias

25 de maio de 2021

#03 – Hora do Break – Reprises que amamos

A pandemia do novo coronavírus fez com que toda a indústria do audiovisual, de Hollywood às novelas da Globo, suspendessem as gravações para manter suas equipes seguras. Uma difícil decisão, então, foi tomada e reprises que marcaram época voltaram às telas da TV. E em horários que não eram comuns até então!  

O Viva, que existe desde 2010 e que exibe apenas sucessos do passado, é um dos canais fechados com maior audiência da TV por assinatura. Quando anunciada a exibição de “Mulheres Apaixonadas”, por exemplo, foi um dos assuntos mais comentados do Twitter, com a #MulheresApaixonadasNoViva e #MulheresApaixonadas. 

Esse comportamento tem acontecido com frequência nos últimos tempos, inclusive em relação às novelas clássicas que estão disponíveis também no Globoplay. “Tieta”, que estreou no fim da década de 80 na Globo, foi pauta nas redes sociais ao ser disponibilizada na plataforma de streaming e gerou, inclusive, buscas do público no Google para saber melhor sobre os personagens e atores.  

A relação dos telespectadores com a televisão e as redes sociais não é novidade. Grande parte do conteúdo gerado nas redes vem do que é exibido na grande tela. 

Lilia Cabral, Alexandre Nero, Chay Suede e Andréia Horta em uma gravação da novela Império em Carrangas – MG – Foto Pedro Curi/TV Globo

Moda da Nostalgia

A Globo repete uma fórmula bastante comum nas plataformas de streaming no mundo todo. Apesar de haver sempre novas produções nos catálogos, as histórias pelas quais o público já tem um carinho fazem muito sucesso e as pessoas gostam de revê-las. Qualquer lista de séries mais assistidas no mundo todo contempla clássicos que já terminaram suas temporadas há algum tempo e são revisitados. Alguns exemplos são “The Office”, “Friends”, “Dexter”, “How I Met Your Mother” – algumas dessas, inclusive, estão no Globoplay.  

O fato é que a “moda da nostalgia” chegou em diversos campos, como bandas que estão voltando e antes do isolamento lotavam seus shows com um público ansioso para cantar junto grandes sucessos, como Backstreet Boys, Spice Girls, Sandy & Jr e Tribalistas. Além disso, o cinema tem refeito diversos remakes ou continuado franquias que ainda não foram esquecidas. Esse sucesso na bilheteria também tem sido comprovado nas audiências das novelas globais.  

O hábito de assistir à TV está tão enraizado no dia a dia dos lares brasileiros que ligar o aparelho é como ligar a luz em um cômodo para iluminar. Como uma necessidade ou companhia que está sempre disposta nas muitas casas do Brasil. Por isso, alguns padrões comportamentais não alteram tanto, principalmente no chamado “horário nobre”. As novelas, em todas as faixas noturnas, não apresentaram grandes alterações em relação ao número de telespectadores desde o começo das reprises. E é exatamente sobre isso que Cassio, Alexssandra e Alice comentam nesse episódio!  

Aqui no site de negócios já publicamos a respeito do ator Alexandre Nero e a volta dele nas telinhas com a novela Império. 

Trouxemos também alguns números de audiência das novelas no Paraná 

E no portal Gente, da Globo tem um compilado das razões do brasileiro gostar tanto de novela!

Produção: Alexssandra Quadros, Cássio Senhor e Paulo Cezar Teilor Jr.
Apresentação e roteiro: Alexssandra Quadros e Cássio Senhor
Edição de áudio e sonorização: Paulo Cezar Teilor Jr.
Textos de apoio: Alice Maria Lira Lima
Realização: Marketing RPC

Dicas, sugestões mandem e-mail para: horadobreak@rpc.com.br 

Fonte de alguns números de audiência citados no episódio: Kantar Ibope Media – Instar Analytics – Curitiba – 1/1/2020 a 29/3/2021 – NOVELA III SS – Total indivíduos – Rch%. Dados extrapolados para área de cobertura de Curitiba (2020 – 3.854.947 e 2021 – 3.928.108).