Eu, consumidor: o que você espera quando vai às compras?
O atendimento ao consumidor é parte fundamental de qualquer negócio. Para vender seus produtos ou serviços e criar uma relação de empatia com quem os consome, não existe segredo: mais do que saber vender, saber receber quem compra! Para celebrar o Dia do Consumidor, conversamos com nove profissionais e propusemos um exercício: o que eles esperam quando são consumidores? Confira na nossa matéria de hoje e inspire-se com os insights!
A gente faz de tudo para agradar os consumidores. Nem pode ser diferente! Hoje, no Dia do Consumidor, é mais do que necessário relembrar que para uma marca alcançar o tão sonhado sucesso é preciso estar conectado com seu público. Mas….
E quando nós é que estamos posicionamos como clientes, o que esperamos? Tão habituados a estarmos do lado de cá do balcão, esquecemos, muitas vezes, de nos perguntarmos o que nós, quando somos os consumidores, esperamos das marcas que estão ao nosso redor. Convidamos nove experts do mercado para nos responder a uma única pergunta: o que é mais importante para você como consumidor?
Lidianne Hupfer
Sócia proprietária da consultoria de gestão de marca Valente Branding, em Curitiba
Observo sempre dois pontos: se as marcas são fiéis às suas crenças – e isso reflete em todos os pontos de contato com o público porque tem a ver com a essência dela; e também quando a marca percebe na sua estrutura possibilidades de inovação, se está aberta a fazer algo novo ou ainda melhor do que já faz.
Quando as marcas entendem e vivem as suas crenças, tudo que entra em contato com ela sente o que ela quer transmitir. É decepcionante quando as marcas não cumprem as promessas que fazem.
Leudimila Parcianello
Atendimento e Planejamento na agência Enjoy, em Cascavel
Respeito. Essa palavra resume o que eu espero de qualquer atendimento. O respeito pelo meu tempo, pela minha escolha àquela loja ou serviço, minha necessidade e sobretudo meu dinheiro. Por consequência, o atendimento será mais cordial, objetivo, comprometido e satisfatório. Essa abordagem gera reciprocidade. É quase aquele ditado popular “faça o bem e receberá o bem”. Atenda-me com respeito e eu respeitarei sua venda!
Juliana Mehl Camillo
Atendimento e planejamento da Olé Propaganda, em Ponta Grossa
Por estarmos sempre planejando e criando campanhas que vendam, com condições de pagamento irrecusáveis, quando estou comprando como consumidora sempre penso: será que não é apenas jogada comercial?
Mas ainda sim, com um bom atendimento, atenção e simpatia, não tem quem não me ganhe na hora da venda. Não tem o que a gente não precise até o momento em que o vendedor nos convença do contrário. Consumidor quer se sentir importante, bem atendido e único.
Junior José Jacobs
Proprietário do Grupo Maximus, em Toledo
Por ser empresário e lidar todos os dias com as variáveis de um negócio, eu me sinto mais tolerante em relação ao atendimento que recebo. Não entro em uma loja com a ânsia da crítica. Se não sou atendido imediatamente, por exemplo, não vejo nisso motivo para minimizar a experiência que vivi naquele estabelecimento. Tento relevar e entender como pontos positivos: se não fui atendido imediatamente, pode ser porque a loja está realmente cheia devido à sua qualidade. Isso significa que é um lugar bom. Detecta-se um problema de gerenciamento, mas isso é mínimo. Ou pode ser que algum funcionário tenha faltado.
Claro que há valores dos quais não abro mão: credibilidade e confiança são imprescindíveis. Se a marca promete algo que não cumpre entendo que não fui respeitado.
Luis Fumagalli
Professor Doutor em Administração
Sou muito crítico como consumidor. Eu procuro por atendimento personalizado, que escute minhas necessidades. Procuro assessoria e consultoria, não só ser recebido. Nem todos os produtos ou serviços que contratamos sabemos como manusear. Acontece muito em relação à tecnologia. É essencial que quem está na frente do consumidor tenha condições de esclarecer dúvidas e orientar. A experiência de compra passa por isso: trazer soluções ao cliente. Às vezes, o atendimento recebido é tão bom que ficamos até constrangidos em sair de lá sem o produto. Quando isso acontece, o vendedor afastou do cliente o peso do preço.
Ivo Petris
Presidente do grupo PolloShop, em Curitiba
Por estar sempre muito envolvido com o varejo, quando vou ao supermercado ou a lojas de vestuário fico atento às técnicas de venda. Para mim, o bom vendedor é aquele que consegue captar as minhas necessidades, busca descobrir meus gostos pessoais e avalia as condições de pagamento. Quando vou comprar, já sei o que quero, tenho um olhar treinado para a venda. Mas quem vende bem consegue ir além. Uma vez, fui comprar uma calça e acabei levando mais duas camisas por sugestão do vendedor. Foi uma pessoa que viu meu gosto, abriu o diálogo entre nós: no fim, foi ele quem vendeu, não eu quem comprou.
O que me faz insatisfeito como consumidor é frequentar lojas pouco organizadas, que te fazem ficar dependente do vendedor para conseguir ter acesso aos produtos. É desagradável ficar incomodando uma pessoa o tempo todo só para ver se tem um produto que você gostaria de comprar. A disposição dos produtos é muito importante.
Gustavo Bizelli
Analista Chefe da Diferencial Pesquisa de Mercado, em Curitiba
1 – Pontualidade ou prontidão. Ser atendido logo que chego ou na hora marcada, sabendo que existe uma flexibilidade de ajuste…. o que não dá é chá de cadeira.
2 – Interesse por você. Ser atendido por alguém que te valoriza como cliente daquele estabelecimento, que sabe que você é a peça que gera a receita para aquela cadeia, que se você não comprar ou não usar o serviço, tudo que veio antes não serve para nada.
3 – Preparação. A pessoa que me atenda mostreconhecimento daquilo que estou comprando ou recebendo em termos de serviços, que pelo menos saiba do que se trata o estabelecimento onde ela trabalha.
Sara Caroline Feliczaki
Executiva de Contas da Pulsar Propaganda, em Guarapuava
Quando estou do outro lado, sou bastante exigente. Ou seja, quero atenção e conhecimento sobre o produto/serviço. Uma dose de simpatia também é fundamental. Ainda penso que o bom senso é essencial. Há uma grande diferença entre ser proativo e inconveniente, e o consumidor está atento a isto.
André Carvalhal
Gerente de Marketing da Farm, no Rio de Janeiro
Eu espero ética, carinho e atenção :))
E você já parou para pensar o que você espera quando é o cliente da vez? Conte para nós aqui nos comentários. E feliz Dia do Consumidor!
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Meu muito obrigado!!!
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