Menu Busca

Comportamento

“Projeto verão” é oportunidade para restaurantes e academias

Saladas, sucos, atividades físicas: nesta época do ano começa a corrida em busca da saúde para encarar o verão com mais energia. Junto com as altas temperaturas, a estação traz oportunidades para vários segmentos, entre eles, restaurantes e academias.

É típico do verão um aumento na procura por hábitos de vida mais saudáveis. Tanto o desejo por uma alimentação leve e balanceada quanto a preocupação estética mais aguçada são resultados de um único fator: o calor. Durante esta estação, frutas, verduras, sucos refrescantes e muita hidratação ganham destaque, assim como os exercícios físicos para perder gordura, modelar e tonificar os músculos.

O verão também é uma ótima oportunidade para modelos de negócios que ofertam um estilo de vida diferenciado. Academias e restaurantes com opções mais saudáveis e naturais aumentam sua lucratividade e recebem uma demanda maior de pessoas.

Prato bonito e saudável é oportunidade de negócio

Em Curitiba, o restaurante Veg e Lev, voltado à gastronomia saudável, já está elaborando um cardápio específico para atender as necessidades deste período do ano: “No verão as pessoas se preocupam mais com dieta e em praticar exercícios. A procura por opções mais saudáveis, como é o nosso caso, aumenta muito. O calor traz consigo essa questão da cultura da saúde do corpo”, afirma um dos sócios proprietários, Almiro Neto. Aberto há nove meses, o Veg e Lev se propõe a oferecer alimentos mais saudáveis, orgânicos e funcionais, sem perder de vista o sabor de seus pratos. Almiro explica que a aposta neste segmento foi embasada em pesquisas de mercado, a partir das quais foi possível detectar uma oportunidade.

RPC Momento fitness Almiro Neto VegLev

Nós descobrimos que este é um nicho com muito público, porém carente de restaurantes que ofertassem uma alimentação adequada a esta demanda. Desde que inauguramos tivemos uma movimentação bem bacana, já temos clientes fidelizados e uma taxa de retorno alta. Eu tenho visto que este é um nicho em ascensão. A procura é grande e o público se demonstra muito animado com a proposta do restaurante.

Almiro Neto | Sócio proprietário do Veg e Lev

 

Em Cascavel, a nutricionista e sócia do restaurante Qualy Life, Alleyane Espinola, observou a mesma oportunidade de negócios no mercado de alimentação saudável: “Nós percebemos que o segmento estava crescendo muito, as pessoas estão procurando cada vez mais uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. É um nicho que aumenta a cada dia e a nossa proposta é justamente esta, oferecer qualidade de vida”, explica.

Para Alleyane o público do restaurante é diferenciado, mas a procura aumenta no verão: “Essa é uma estação em que as pessoas querem cuidar do corpo e buscam alimentação mais orgânica, leve e balanceada. Nós aproveitamos este período para atrair clientela com um cardápio específico e promoções”.

RPC Momento fitness Vivafit

Um terceiro exemplo é o restaurante Viva Fit, localizado em Londrina, que foi inaugurado para atender a demanda interna de uma academia, mas logo expandiu seu público: “Com o tempo, a região em que estamos inseridos passou a optar e procurar hábitos alimentares mais saudáveis. A nossa vizinhança é composta por diversos fast foods e outros restaurantes e o que aconteceu foi que as pessoas passaram a migrar para o Viva Fit”, conta o proprietário, Felipe Aueda.

Para a surpresa de Aueda, a demanda aumentou e hoje o Viva Fit, com dois anos, já se prepara para expandir seus horizontes e abrir franquias em outras cidades: “Antes tínhamos um público restrito. Agora as famílias também estão mudando seus hábitos e acabamos impactando mais pessoas. No verão isto é ainda maior. Notamos um aumento de 20% na nossa movimentação”.

 A febre do crossfit

 Outro mercado que está em alta e que só tem a lucrar no verão é o de academias de crossfit, modalidade que conquistou grande destaque nos últimos anos e prospera cada vez mais. Segundo o proprietário da CrossFit OAK, Thales Rosa, o crossfit é uma modalidade de treinamento norteamericano que chegou recentemente ao Brasil: “Esta metodologia está em expansão no mundo inteiro. Nos Estados Unidos são mais de 7.000 academias, aqui no Brasil são 400 filiadas. É um mercado bem posto lá fora e que começa uma ascensão aqui”, revela.

A OAK, inaugurada em junho deste ano, também é fruto de estudos de mercado e entendimento de tendências: “O mais interessante no crossfit é a gestão simplificada e a facilidade de inserção e aceitação do mercado. Desde que abrimos tivemos uma procura muito bacana, um fluxo grande de interessados”, afirma Thales.

E a modalidade não tem feito sucesso apenas em capitais. Em Toledo, por exemplo, o proprietário da academia Cross, Iuli Silveira, colhe os mesmos frutos: “A procura é bem acentuada, este ano aumentou ainda mais em relação ao ano passado. O crossfit é uma marca em ascensão global. É cada vez maior o número de academias dedicadas a ele e o número de informações e divulgações sobre”.

Equipe da academia Cross Toledo demonstrando que cuidados com o corpo devem ocorrem o ano todo
Equipe da academia Cross Toledo demonstrando que cuidados com o corpo devem ocorrem o ano todo

O grande diferencial do crossfit é o mix de modalidades, que tornam o treinamento mais dinâmico e inteligente: “Ele é uma mistura de levantamento de peso, ginástica e atletismo, que trabalha força e resistência muscular de forma integrada e harmônica”, explica Silveira, que também identifica um crescimento da demanda pelo exercício no verão: “A procura aumenta,sim. Porém exercício físico tem que ser feito pra vida, não pra uma época do ano. Aqui na academia percebemos que o fluxo não aumenta tanto igual em uma academia convencional, pois os alunos se tornam muito fiéis a metodologia e treinam em todas as estações”.

E você, vai investir em quê neste verão? Vamos juntos adotar um estilo de vida mais saudável e consciente?

Artigos relacionados

1 respostas para ““Projeto verão” é oportunidade para restaurantes e academias”

  1. Rafa says:

    Crossfit é tudo de bom, com orientação de um bom coach, há ótimos resultados!

Deixe uma resposta