Empresas investem em responsabilidade social
Preocupação com o meio ambiente, trânsito e conscientização social já fazem parte do dia a dia de muitas empresas. Veja exemplos inspiradores no mundo dos negócios.
Foi-se o tempo em que empresas empenhavam-se apenas na conquista de mercado e no aumento da lucratividade. Mais conscientes e engajadas, hoje elas buscam soluções para problemas contemporâneos, como poluição, trânsito e consumo de energia elétrica. Estas empresas preocupam-se com seu entorno – porque, afinal, também estão inseridas nele – e adotam medidas diferenciadas para contribuir com o bem-estar social.
Curitiba, considerada pela ONU um modelo de desenvolvimento sustentável, tem inúmeros exemplos de marcas e empresas socialmente engajadas.
Um bom exemplo do engajamento entre instituições públicas, privadas e sociedade é o Maio Amarelo, que este ano teve sua segunda edição. Com o objetivo de alertar a população sobre os alarmantes índices de acidentes de trânsito, a iniciativa conjunta levou à sociedade várias ações e medidas socioeducativas relacionadas à conscientização e prevenção no trânsito. Atualmente o Maio Amarelo já conta com a participação e mobilização de 18 países, 223 cidades brasileiras e 500 entidades (destas, 24 internacionais) na busca por um trânsito mais seguro.

Mobilidade no foco das questões socioambientais
Mobilidade urbana e meio ambiente são duas questões de grande relevância para a construção de um espaço social mais harmônico. A mobilidade nas grandes cidades é um problema cada vez mais difícil de solucionar, com engarrafamentos quilométricos, transtornos no trânsito, grande quantidade de emissão de poluentes e saturação do transporte público. É aí que entra uma velha conhecida nossa: a bicicleta, um modal com potencial de resolver boa parte destes impasses.
A popularização da bicicleta como meio de transporte tem mudado os hábitos da população e até o cenário das cidades, com a inclusão de ciclofaixas em diversas vias. Mais do que interferir na mobilidade, a bicicleta também vem ganhando destaque por ser um veículo que não agride o meio ambiente e traz benefícios à saúde, diminuindo o sedentarismo para quem não tem tempo de frequentar aulas de academia.
Também cresceram o número de empresas que apostam na bicicleta para a locomoção de seus funcionários e para a realização de algumas tarefas, como serviços de entrega.
Exemplos inspiradores
Atualmente, Curitiba possui três empresas que oferecem serviços de entrega com a bicicleta como meio de transporte. Uma delas é a SemCO2, criada em 2013. Segundo o sócio-fundador da empresa, Reginato de Souza, pequenas boas ações são capazes de gerar impactos positivos no futuro. “Na minha opinião, é fundamental contribuir com o nosso entorno. Nós ofertamos um serviço de entrega que não causa danos ao meio ambiente, desafoga o trânsito da cidade e ainda emprega jovens que amam pedalar e querem fazer disso sua profissão. Então, existe uma contribuição ambiental e social . Acredito na necessidade de criar uma rede de bondade em que cada um faz sua parte. Este trabalho de formiguinha terá reflexos muito positivos daqui dez ou vinte anos”, afirma.
A rede de bondade da qual a SemCO2 faz parte vem aumentando e conscientizando cada vez mais pessoas e entidades. Atualmente a empresa conta com cinco bikers, aproximadamente 170 clientes cadastrados (entre pessoas físicas e jurídicas) e atende mais de cem demandas diárias. Souza atribui o sucesso de seu empreendimento à Curitiba, que, segundo ele, é uma cidade que prima pelo desenvolvimento urbano ecológico e sustentável.
Outra iniciativa inspiradora é a Leve2Go, que combina produção gastronômica saudável e orgânica com ações que preservam o meio ambiente.
“A nossa proposta é oferecer uma alimentação saudável, preparada com carinho e cuidado, que atenda às novas demandas sociais. Então, prezamos pela agilidade , para manter a velocidade do corre-corre cotidiano, como fazem os fast-foods, mas com refeições balanceadas e ricas em nutrientes”, explica o sócio-proprietário, Júlio Armstrong.
Para Armstrong, a essência da Leve2Go, que também aposta nas entregas ecológicas, é ofertar qualidade de vida e contribuir para um ambiente mais saudável. “Nosso posicionamento busca minimizar os impactos do nosso negócio no meio ambiente e na sociedade”, conclui.
Iniciativas de dentro para fora das organizações
A agência Opus Múltipla é outra empresa que integrou consciência ambiental ao pensamento organizacional. Através da iniciativa Pense Verde, a empresa adotou diversos comportamentos internos que fazem a diferença. “O Pense Verde engloba várias ações que visam manter uma responsabilidade social e ambiental dentro da empresa. Por exemplo, instruímos nossos funcionários a otimizar suas impressões e diminuir o consumo e desperdício de papel”, esclarece o gerente de logística, Edson Rodrigues.
Acompanhando a tendência de outras empresas, a Opus também aposta no transporte ecológico, ao adotar o serviço de entregas por bikers em 10% de suas demandas. “As empresas precisam pensar no bem-estar social e em como contribuir para que isso aconteça. Nós temos a defesa do meio ambiente como uma de nossas bandeiras e o resultado de nossas ações é vantajoso para ambos os lados”, conclui Rodrigues.
Estas iniciativas servem de inspiração para outras empresas: mais do que investir em negócios, é preciso pensar na sociedade de forma mais ampla e consciente. Vamos juntos!
0 respostas para “Empresas investem em responsabilidade social”