Menu Busca

Economia e Setores

No litoral, promoções e atrações para agitar a alta temporada

Comerciantes do litoral paranaense se preparam para a alta temporada, que vai de dezembro a fevereiro. Vale tudo para oferecer entretenimento, diversão e garantir o movimento: shows, promoções, sorteios e negociações especiais na locação de imóveis. Asssociações comerciais do litoral têm expectativas otimistas para os próximos meses.

Com a proximidade do descanso prolongado devido às festas de final de ano, turistas de todo o Brasil se preparam para viajar e aproveitar o período em meio a lazer e diversão. E o litoral paranaense se prepara para oferecer descanso e entretenimento aos visitantes.

A alta temporada, que acontece entre dezembro e fevereiro, é o momento de maior movimentação comercial e financeira do litoral, explica o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (ACIMA), Adriano Menine.  E já é tradição na temporada em Matinhos: grandes promoções envolvem os comerciantes da região. Neste ano, a campanha “Verão Legal” fará sorteios de notebooks, tablets, bicicletas, televisores e vale-compras. “O momento é de união e fortalecimento. Vários comerciantes da região, inclusive os que não são associados, aderiram à campanha. É um atrativo para a região porque faz o turista querer consumir e permanecer conosco”, acredita Menine.

Com a alta do dólar a expectativa é que os turistas brasileiros permaneçam no Brasil para o fim de ano, trazendo um aumento de 20% a 30% no faturamento da cidade em comparação ao ano passado. No entanto, devido ao fenômeno climático El Niño, que tem aumentado a quantidade de chuvas,  Menine afirma que ainda é cedo para maiores previsões.

RPC - Litoral - Adriano Menine

Estamos otimistas. Fazemos uma avaliação progressiva da visitação turística à cidade ao longo do ano, principalmente durante os feriados. Ficou abaixo do ano passado, mas foi devido à chuva constante. Estamos empenhados para receber os turistas. Além do sorteio de produtos, realizaremos shows na praça e exibições teatrais.
Adriano Menine – Associação Comercial e Empresarial de Matinhos

Para garantir atendimento flexível aos turistas, a ACIMA tem negociado junto aos sindicatos da região a mudança do horário de trabalho dos funcionários. “O acordo que temos permite que o horário de trabalho se estenda até as 22h na semana que antecede o Natal. Normalmente, o sindicato expande a mudança de jornada porque sabe que é este o grande momento do litoral”, explica Menine.

Guaratuba: a praia mais agitada do Paraná

RPC Litoral Vista de Guaratuba
Guaratuba: 22km de praias (foto: Secretaria de Turismo).

De acordo com Edna Castro, diretora financeira da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (ACIG), comerciantes e empresários têm se unido para melhorar o atendimento oferecido ao consumidor.

“Nós somos como a safra. Há tempo para tudo. Para nós, a temporada vai até junho, já que em maio há o veranico que continua a trazer turistas. Depois disso, chegam as chuvas e nesse momento nosso empresariado foca em desenvolvimento. Reformamos, estudamos o mercado e recomeçamos”
Edna Castro | Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba

Guaratuba, além de ser uma das cidades preferidas para descanso e diversão, é o maior município dormitório do litoral paranaense. São hotéis, pousadas e imóveis disponíveis para locação durante todo o ano para receber turistas. De acordo com Cleosvaldo Santiago, proprietário da Bolão Imóveis, em Guaratuba, tem sido comum nos últimos anos a ocupação de 100% dos imóveis ofertados para locação durante o período de Réveillon. E com a alta do dólar a expectativa das imobiliárias é que estrangeiros de países vizinhos, como Argentina e Paraguai, optem pelo litoral paranaense.

RPC - Litoral - Cleosvaldo Santiago
Cleosvaldo Santiago, proprietário da Bolão Imóveis, destaca um bom movimento nas locações para o Réveillon em Guaratuba

Para deixar a cidade ainda mais atrativa, imobiliárias da cidade concordaram em não aumentar o preço de locação em relação ao ano passado e oferecer diferentes condições de pagamento. “Fizemos isso para fortalecer o turismo neste ano de crise. Deu resultado: as locações e reservas estão excelentes”, afirma Edna. Santigo endossa: “Na nossa imobiliária, 70% dos imóveis disponíveis para o ano novo estão locados. Para janeiro, ainda há muitas possibilidades”, destaca.

O perfil dos turistas da cidade, de acordo com a ACIG, é de famílias que procuram descanso próximo à natureza e com pouco ruído urbano. Guaratuba atrai em grande parte paranaenses do sudoeste, norte e campos gerais.

E você? Está se preparando para aproveitar a temporada para negócios? Conte para a gente quais são suas expectativas e ideias inspiradoras!

Artigos relacionados

0 respostas para “No litoral, promoções e atrações para agitar a alta temporada”

Deixe uma resposta