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Economia e Setores

O crescimento do e-commerce no Paraná

Crescem as venda em e-commerce e paranaenses apostam no conforto e praticidade de compras online

O e-commerce é um modelo de negócios que, com a ascensão da internet e dos smartphones, vem ganhando destaque e ampliando as possibilidades e variedades de consumo. O fenômeno das compras virtuais conquista pela praticidade dos serviços, agilidade, preços mais acessíveis e disponibilidade 24 horas por dia. O que poderia ser mais conveniente à correria e falta de tempo contemporânea? Nada mais fácil que ceder ao conforto e à versatilidade de fazer compras sem sair de casa.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2014 o mercado de e-commerce do país, aproximadamente 400 mil sites, faturou R$ 40 bilhões. Para este ano estima-se que as vendas cheguem a 49,8 bilhões de reais, apresentando um crescimento de 27%. A ABComm também prevê que com a utilização da internet por cerca de 70% da população brasileira, 57 milhões de pessoas realizarão compras virtuais em 2015.

 

Cenário estadual

Curitiba está entre as três cidades com maior número de compras online do país, abaixo apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A inclusão curitibana no eixo das duas maiores metrópoles do país demonstra algumas tendências do consumo paranaense, como o hábito da navegação virtual e a busca por praticidade e conforto.

Um exemplo do sucesso do e-commerce no Paraná é a loja virtual O Segredo do Vitório, criada em 2008. Para Ismênia Machado, sócia-proprietária da loja, o modelo de negócios virtuais é um mercado cada vez mais movimentado e atrativo. “É evidente que o consumo virtual está crescendo. Comprar online é um hábito que contagia mais e mais pessoas, pois é prático, rápido e você tem a internet inteira com informações à disposição para pesquisar sobre o produto antes de efetuar a compra”, analisa a empreendedora. “Ano passado, por exemplo, foi um período de grande desenvolvimento para o e-commerce. O nosso site esteve em uma linha crescente de vendas”, afirma.

Outra característica que favorece a ascensão do modelo digital de comercialização de produtos é a oferta de mercadorias de nicho, inexistentes em boa parte das lojas físicas. Ismênia explica que O Segredo de Vitório foi criado para atender a demanda de um público especifico, carente de determinados bens de consumo. “Nossa empresa foi fundada num momento em que havia uma grande lacuna no mercado de fun gifts no Brasil. Na verdade não existia uma loja online que comercializasse produtos divertidos e inusitados, desses que a gente se encanta quando viaja para fora”, recorda Ismênia. A loja, então, nasceu para atender a um segmento chamado de Kidult (kid + adult) e que nada mais são que presentes para as casas dos novos adultos, a geração Y e Millenials. Um público que gosta do lúdico, de super-heróis, de cor e decoração original e criativa.

O Segredo de Vitório

Segundo Ismênia, o mercado de e-commerce no Paraná é bem aquecido e movimentado, composto por consumidores acostumados a usarem a internet e extrair dela as múltiplas possibilidades. Como qualquer empreendimento atual, o sucesso de um e-commerce está muito vinculado à inovação, organização estratégica e capacidade de entender aquilo que o consumidor procura. Investir em uma comunicação assertiva e assumir posicionamentos bem definidos também são aspectos imprescindíveis. O Segredo do Vitório aposta em conhecer o público muito bem para poder conversar quase que intimamente com ele, cultivando um relacionamento entre marca e consumidor. “Sabemos que o nosso público é muito antenado em tecnologia, redes sociais e novidades do mercado internacional”, exemplifica a empresária.

A boa experiência de compra também é uma das características procuradas pelo perfil de quem visita a loja. Dessa maneira, Ismênia também busca trabalhar todos os detalhes das vendas efetuadas para fortalecer o relacionamento e torná-lo mais humano. “As mensagens de confirmação de pedido, até a caixa onde colocamos a mercadoria, são personalizadas para o nosso cliente”, afirma. “Nós identificamos que a qualidade do atendimento e a originalidade dos produtos são fatores decisivos de compra para o nosso público, então investimos em ações nesse sentido sempre”.

paranaenses preferem compras online

A loja virtual, de acordo com Ismênia Machado também deve apostar em características que tornam mais agradável a visita do consumidor ao site, como um sistema de navegação funcional, de fácil usabilidade, e um layout agradável, bonito e esteticamente harmônico, que cative o usuário e estimule a compra. É essencial, também, passar confiança e segurança ao consumidor. “Se você não tiver um site seguro ninguém vai se arriscar a comprar. É preciso investir na segurança do site e demonstrar isso ao cliente. A credibilidade deixa a pessoa mais à vontade para comprar”, ressalta.

Por fim, como boa parte do sucesso da área de e-commerce está diretamente ligado ao mercado de smartphones e tablets, é fundamental que as lojas virtuais possuam formatos mobiles para alavancar as vendas e ampliar o público consumidor.

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