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Economia e Setores

O Natal está chegando. Decorações, promoções e experiências deixam a data mais especial no varejo

Muito além do Papai Noel: shoppings e lojas apostam em super produções na decoração de Natal em 2015. Mais do que atrair consumidores, a ideia é oferecer experiências cheias de emoção! Promoções, sorteios e até uma mesa de chá para os clientes: vale tudo para deixar o clima natalino tomar conta do comércio depois de um ano economicamente instável. Inspire-se com algumas ideias!

Mais do que tradição cultural, o Natal é uma data mágica, cercada por carinho e confraternização. Da celebração em família à troca de presentes, o período é cheio de símbolos de fraternidade e união. A data também tem grande importância econômica, já que representa a maior temporada de vendas do ano. Não há crise capaz de frear o consumo nesta data, todo mundo quer presentear e garantir ao menos uma lembrancinha! Cabe ao comércio se deixar levar pelo espírito natalino e recriar a magia da data. Nada mais sedutor do que promoções e decorações especiais.

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Inspirando pessoas para o Natal

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Natal Celestial do Shopping Maringá Park

O Shopping Maringá Park caprichou na decoração, sob a temática Natal Celestial, e enriqueceu o ambiente com anjos natalinos e, claro, a indispensável presença do Papai Noel. De acordo com a gerente geral do shopping, Claudia Michiura, este tipo de ação cativa e atrai consumidores: “Uma decoração bonita e especial cria um ambiente no qual as pessoas querem estar. A ambientação faz com que os consumidores entrem no clima natalino e se sintam dispostos a realizar compras”.

Como o Natal é a principal data do calendário varejista – ótima oportunidade para recuperar a queda nas vendas durante o ano – é preciso saber chamar a atenção do consumidor: “Além da decoração, que é um grande chamariz e gera divulgação espontânea do espaço, contamos com muitas promoções e o sorteio de um Jeep Compass”, conta Claudia, explicando também que cada R$ 400 reais em compras são revertidos em cupons para o sorteio. Nas segundas, terças e quartas-feiras a promoção dobra e dá direito a dois cupons: “A ideia é atrair o fluxo no shopping também para o início da semana”.

Decoração do Shopping Catuaí, em Londrina, traz o clima do Natal pra pertinho dos consumidores
Decoração do Shopping Catuaí, em Londrina, traz o clima do Natal pra pertinho dos consumidores

Em Londrina, o Shopping Catuaí apostou numa decoração clássica e sofisticada, criada pelo renomado artista plástico Juarez Fagundez. O espaço foi tomado por ursos de pelúcia gigantes e cores vibrantes, que reforçam o caráter lúdico da data e a empolgação dos consumidores. Outro atrativo será o sorteio de um KIA Ceratto a cada R$ 300 em compras. “O objetivo é incentivar a fidelidade de nossos consumidores e encantar o público, que está acostumado com as decorações caprichadas do shopping. O Natal é um momento mágico, quanto mais se reproduz esse clima de fascínio, fraternidade e comemoração, mais o consumidor se sente estimulado”, explica o superintendente do Shopping Catuaí, Fabiano Batista.

Mesa de chá traz o clima de confraternização para dentro da loja

Na Daju, o clima de Natal convida as pessoas a tomarem um chá para celebrar a união
Na Daju, o clima de Natal convida as pessoas a tomarem um chá para celebrar a união

A rede de lojas Daju apostou em mais do que decorações natalinas e promoções, que já são típicas do varejo. Segundo a gerente de marketing, Fernanda Lima, neste Natal a Daju quer proporcionar uma experiência interativa para seus consumidores: “Nossas lojas estão no clima do Natal, queremos passar este conceito de união e felicidade familiar. Contamos com decoração aérea, ursinhos, luzes, mas principalmente com interatividade. Além do Papai Noel, que é o grande símbolo da data e faz a alegria da criançada, montamos uma mesa de chá para nossos clientes. A ideia é oferecer a experiência do Natal dentro das lojas: reunir pessoas para compartilharem um momento feliz e comemorativo”.

Para aumentar ainda mais a atratividade a loja oferecerá mais de 120 produtos com preços promocionais e sorteio de carros e celulares. Mas o intuito principal é outro: “Queremos passar nossos valores, a importância da família, a proximidade e empatia entre pessoas e a tradição natalina, baseada em amor e cuidado com o próximo”, destaca Fernanda.

RPC Natal 2015 Palladium Vila Nevada 2
Shopping Palladium, em Curitiba: espetáculo de dança dentro de um globo de neve gigante inspira adultos e crianças

 O Shopping Palladium, em Curitiba, também acredita que mais do que criar uma ambientação especial, é preciso ofertar uma experiência inédita para o consumidor: “Nós sentimos a necessidade de trazer algo extraordinário para as pessoas. A intenção é criar, através de espetáculos, um momento inusitado, que cative e se fixe no coração de nossos consumidores”, explicou a gerente de marketing, Maria Aparecida de Oliveira. 

Para proporcionar esta vivência especial, o shopping criou a Cidade Nevada, composta por diversos ambientes e personagens. O passeio pelo vilarejo é guiado pelos Porteiros Malucos, que conduzem os consumidores ao teatro da Família Neve, exibido diariamente a cada vinte minutos. Outra atração é o espetáculo Polaris, que aborda a força inspiradora dos sonhos, e o Papai Noel, a postos para conversar e tirar fotos com crianças de todas as idades.  “Nosso objetivo é, além de trazer a magia do Natal, passar uma mensagem de carinho e respeito por nossos clientes, oferecendo uma experiência para ficar guardada na memória. Queremos fazer a diferença para os nossos consumidores, para merecer e conquistar sua fidelidade”, afirma Maria Aparecida.

Se inspirou? Quais vão ser suas ações de Natal? Compartilhe conosco como tornar esta data um momento oportuno para o varejo e feliz para os consumidores. Vamos juntos comemorar este período!

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