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Economia e Setores

Outlets se destacam como opção de compras

Moda com qualidade, variedade e preços acessíveis: outlets têm conquistado consumidores brasileiros

O brasileiro é o público consumidor mais assíduo em território norte-americano, principalmente nos setores de vestuários, calçados e acessórios. Uma viagem aos Estados Unidos vai muito além de um simples passeio, é também uma oportunidade de negócios e consumo. Afinal, quem não quer estar por dentro das últimas tendências e usar marcas famosas por um preço acessível? Este é um dos principais atrativos de cidades como Nova York, Orlando e Miami: o mundo das compras a poucos dólares de distância.

Porém, o Brasil também oferece soluções para quem adora grifes e tendências fashion, mas não quer assumir custos exorbitantes ou viagens internacionais: os outlets. Responsáveis por um mercado novo e ainda pouco explorado no país, os outlets demonstram grande potencial de desenvolvimento. Seu diferencial está na oferta de produtos de qualidade por preços baixos, numa relação custo benefício em que tanto consumidor quanto comerciante saem ganhando. Este modelo de negócio é reflexo de novas demandas de consumo, nas quais se busca variedade e qualidade a custos menores; e também de um avanço no comércio varejista brasileiro, em que a palavra de ordem é competitividade.

comprando em outlets

Roupas de grife a preços competitivos

Para se inserir no mercado de vestuários de Curitiba de forma assertiva e competitiva, Danilo Flores fundou em 2010 o Outlet CWB, hoje com cinco lojas licenciadas: “Eu e meu sócio nos inspiramos nos modelos de lojas norte-americanas e decidimos, num momento em que existiam pouquíssimos outlets no Brasil, apostar e nos inserir neste mercado”.

Fornecedor de marcas como Lacoste, Ralph Lauren, Colcci e Tommy Hilfiger, o Outlet CWB rema contra a corrente do segmento – que geralmente oferta produtos de coleções passadas ou com leves avarias – para se destacar e apresentar ao consumidor um diferencial. Sim, é possível ter acesso a roupas de grife, em perfeito estado, com numeração diversificada e preço abaixo do mercado tradicional!

“Por não nos localizarmos dentro de um shopping, por exemplo, temos um custo operacional menor, que nos possibilita ofertar produtos de altíssima qualidade e de coleções atuais a preços mais acessíveis. Para sustentar e assegurar a competitividade dos nossos preços apostamos em pontos centrais – que atraem grande quantidade de pessoas -, compras volumosas e sedução dos clientes através de um bom atendimento, infraestrutura e roupas que acompanham a estação e as tendências de cada marca, sem defeitos e com uma larga grade de numerações”, explica Danilo Flores.

O Outlet CWB se destaca no segmento por manter suas vendas focadas em coleções atualizadas de marcas famosas
O Outlet CWB se destaca no segmento por manter suas vendas focadas em coleções atualizadas de marcas famosas

Segundo Flores, os produtos ofertados no Outlet CWB chegam a valores 30% e 40% mais baratos; e em tempos de liquidação custam até 50% menos em relação às lojas tradicionais de cada grife. “É claro que não podemos comparar nossos preços com os americanos. Lá é outro país, com outras tributações e logísticas. Mas no mercado nacional, preço é o nosso grande diferencial”, afirma Flores, para quem o consumo brasileiro passou por um processo de aprendizado e agora – mesmo nas classes mais altas – assume um comportamento mais racional frente às compras.

“Nosso público alvo são jovens das classes A e B, mas mesmo estes consumidores com maior poder aquisitivo estão dando mais valor ao dinheiro e buscando as grifes e marcas a preços que apresentem um bom custo benefício. Por isso, vejo os outlets como um setor com grande potencial de crescimento, já que a demanda é grande e a oferta vale à pena. Acredito que este mercado vai crescer muito nos próximos anos”, destaca Flores.

 

Grandes descontos geram grandes demandas

Seguindo a mesma linha de pensamento, a sócia-proprietária do Secret Outlet, Patrícia Amaral, também confia no crescimento do setor, afinal, ela já possui 13 franquias pelo Brasil – 5 delas em Curitiba – e vê este mercado cada vez mais aquecido.

O Secret Outlet trabalha com marcas como Polo, Forum e Triton e investe tanto em pontas de estoque quanto em coleções atuais: “Nós trabalhamos muito com lotes que são arrematados pela Receita Federal, pontas de estoque, mostruários e coleções atuais. Roupas que apresentam pequenos defeitos são separadas do restante e vendidas a preços que vão de 9 a 60 reais”. De acordo com Patrícia, este é um segmento muito procurado por seus preços e descontos: “Nossos produtos são de grifes conhecidas por sua qualidade. Nós ofertamos o mundo fashion por preços abaixo de mercado, com 40% a 70% de desconto. Isto gera uma demanda muito boa”, afirma.

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Para o proprietário do Outlet Lingerie, fundado em 2012 e com duas lojas em Curitiba, Arnoldo Bley, o mercado de outlets ainda está engatinhando no Brasil, mas apesar da timidez o clima é de otimismo para o segmento, que ainda pode crescer muito e gerar novas oportunidades de negócios: “Decidi investir em outlets por seu ineditismo. É um mercado pouco explorado no Brasil e o nicho é assertivo, uma vez que toda mulher gosta de comprar lingeries”.

O Outlet Lingerie decidiu apostar em um único segmento e vende itens que são irresistíveis para o público feminino
O Outlet Lingerie decidiu apostar em um único segmento e vende itens que são irresistíveis para o público feminino

Assim como os outros proprietários, Bley ressalta a qualidade dos produtos e preços baixos como o principal atrativo de um outlet: “Nós trabalhamos com marcas como Valisère, Uni, Calvin Klein, Loungerie e as vendemos com descontos muito altos, alguns alcançam até 70%”. Outra questão apontada pelo proprietário do Outlet Lingerie é um movimento de migração do consumo: “Observo que as pessoas que antes eram acostumadas a ir para os Estados Unidos para realizar compras agora estão passando nos outlets, é mais cômodo e oferece grandes vantagens, principalmente para o bolso”.

Ao que tudo indica, os outlets – que já fazem parte da rotina de consumo norte- americana – estão ganhando terreno no Brasil e prometem não só crescer, como também se diversificar e alavancar o comércio varejista.

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