Com ideias simples, marcas inovam para estreitar relação com consumidores
Nos últimos anos as marcas têm encontrado um grande desafio: conectar-se aos consumidores de forma mais emocional, muito além da venda. Conquistar a preferência - e o coração - do seu público é uma tarefa que exige criatividade, inovação e até mesmo simplicidade. Veja alguns exemplos de grandes marcas que adotam estratégias diferenciadas para ficar pertinho dos consumidores.
“Enquanto eles choram, eu vendo lenços”. A frase é de Nizan Guanaes, publicada em um anúncio na década de 1990, durante uma das mais graves crises econômicas do país. Mas foi justamente em um dos piores momentos da carreira que o publicitário decidiu pensar diferente. E para bom entendedor meia palavra basta: as crises, no fundo, acabam sendo o momento mais oportuno para inovar e aumentar a competitividade.
Marcas inovadoras carregam este DNA em sua identidade. Em vez de desacelerar, vão fundo e tentar compreender com ainda mais precisão quais são os anseios dos seus consumidores. Fica claro para quem lida todos os dias com o mercado que a economia não parou. A retração do consumo, na verdade, está ligada aos novos critérios utilizados pelo público para comprar: a exigência nestes momentos sobe e os clientes pensam mais para fechar negócio. Quem conseguir convencer e, mais, envolver o consumidor em boas estratégias de venda, no fim é quem leva. E você, tem pensado diferente?
Algumas marcas têm se destacado quando o assunto é inovação. Para não perder mercado neste período delicado da economia, separamos alguns cases de inovação de empresas que foram buscar soluções que atraíssem seus consumidores para reforçar o relacionamento e mantê-los conectados com novidades. Confira!
No entanto, para inovar não dá para contar só com a inspiração. É preciso estudar o mercado para conseguir reconhecer quais oportunidades estão abertas e podem ajudar a facilitar a vida do consumidor. Ainda dá tempo de revisar seu planejamento para 2016 e repensar quais produtos ou serviços podem se diferenciar.
0 respostas para “Com ideias simples, marcas inovam para estreitar relação com consumidores”