Menu Busca

Inovação e Tendências

Inovação em foco: Toledo recebe maratona de startups

Toledo recebeu o evento Hackaton, maratona de startups. Inovação, empreendedorismo e boas ideias foram os principais destaques do encontro que reuniu profissionais das mais diversas áreas.

No último fim de semana – dias 7 e 8 de novembro – Toledo recebeu a segunda edição da Hackaton, maratona de startups, realizada anteriormente em Cascavel.

RPC Hackaton Maratona Startups Toledo

A maratona reuniu 55 pessoas, somando participantes, mentores e empresas colaboradoras, e propôs um trabalho de idealização e produção de soluções tecnológicas para pequenos negócios. “O Hackaton é uma maratona de criação de startups. Nele temos um modelo de evento que oferece uma imersão na produção tecnológica. O objetivo principal é alinhar questões tecnológicas ao cotidiano do mundo dos negócios e gerar um produto viável e finalizado para o mercado de pequenas empresas”, explica o consultor de inovações, Adriano Spanhol.

RPC Hackaton Adriano Spanhol
Adriano Spanhol, um dos idealizadores no evento, vê no Hackaton a oportunidade de gerar uma cultura de criação de startups no Paraná

O trabalho de criação foi realizado por três equipes que foram desafiadas a solucionar três problemas recorrentes no universo empresarial: “Cada time, composto por cerca de 10 pessoas, teve que produzir algo que resolvesse um dos três problemas apontados pelas empresas participantes. O primeiro tratava de uma melhor gestão de carta frete – para evitar que existam desvios, má índole ou abusos no sistema -, o segundo visava o desenvolvimento de um sistema que facilitasse o controle de estoque de empresas de pequeno porte e, por fim, o terceiro tinha como finalidade promover a divulgação automática, o marketing destas empresas nas mídias sociais”, explica.

Segundo um dos organizadores do evento e diretor executivo da 4aw, Sidenei Steinbach, a maratona é uma oportunidade de pôr em prática ideias voltadas à tecnologia: “A grande característica do Hackaton é propor uma ação, possibilitar que soluções tecnológicas sejam implementadas em um serviço efetivo. O objetivo é a produção”, afirma. Colocar todas as ideias em movimento é uma excelente maneira de incentivar o desenvolvimento da cultura de startups no Paraná.

Para Adriano Spanhol, o evento oportuniza a atividade tecnológica criativa e, ao final, apresenta um produto pronto ao mercado: “O foco era a entrega de um produto que atendesse as necessidades de nossos empresários e que pudesse ser testado e integrado às suas atividades profissionais. Quando os participantes se propõe a gerar um produto e desenvolver o pensamento de criação de empresas, obtém-se uma cultura voltada a soluções e práticas que podem ser transformadas em modelos de negócio. O evento incentiva e fomenta isto e pode ser considerado uma porta de entrada no mercado de startups”, finaliza.RPC Hackaton Toledo Sidenei Steinbach

O Hackaton está inserido numa série de eventos, entre eles o Startup Weekend, em prol do ecossistema de startups paranaenses. O intuito é fomentar”

Sidenei Steinbach | Diretor executivo 4aw

Confira a seguir o depoimento e a experiência vivenciada pelos participantes do Hackaton:

– Nickolas Veni, consultor de gestão e estratégia do Sebare, atuou como mentor das equipes durante a maratona.

 – Mateus Fachin, membro da equipe vencedora do Hackaton, conta como foi o trabalho em conjunto

– Hermes Fiorentin, proprietário da Beauty Sale, participou do evento como empresário proponente de questões a serem solucionadas.

Inspirador, não é? Fique com a gente! Saiba mais sobre o universo das startups – elas estão ganhando muito espaço no Paraná!

Artigos relacionados

0 respostas para “Inovação em foco: Toledo recebe maratona de startups”

Deixe uma resposta