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Marketing e Comunicação

Salsicha, samba, bigode e food truck: conheça o case de marca do Sr. Garibaldi

Especializado em cachorros-quentes artesanais, o empreendimento conquista pelo trabalho em marca que se reverte em vendas. Conversamos com Horácio Coutinho, sócio-proprietário do Sr. Garibaldi, para entender o segredo do sucesso.

Reza uma lenda que o centro da capital paranaense possui diversas galerias subterrâneas, muito usadas durante a Segunda Guerra Mundial. O que poucos sabem é que num destes túneis clandestinos foi encontrado o diário de um homem misterioso e fascinante, o Sr. Garibaldi, que deixou registros de uma vida repleta de aventuras e episódios históricos. Adivinhem quem conduzia o carro presidencial quando John Kennedy,  presidente dos Estados Unidos, foi assassinado?

Não estávamos de brincadeira ao afirmar que Garibaldi teve uma vida fascinante. Sem saber, nosso narrador foi responsável por grandes contribuições históricas, a última delas – possivelmente a mais popular e saborosa – foi o cachorro-quente! Presenteado na Alemanha com uma salsicha mágica, Garibaldi bolou essa iguaria da culinária, que faz sucesso nos quatro cantos do mundo e ganhou uma versão pra lá de especial em Curitiba. Quem conta a lenda para nós é Horácio Coutinho, um dos sócios-proprietários do Sr. Garibaldi. Também é ele quem nos conta a história de sucesso da marca.

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Horácio Coutinho, sócio-proprietário do Sr. Garibaldi

Um negócio que nasceu para ser grande 

Fundado em 2013, o Sr. Garibaldi atuou inicialmente como delivery, mas não tardou em demonstrar seu potencial – hoje conta com três lojas prontas, duas em construção, uma Kombi para eventos, um food truck, uma unidade de produção e um delivery (ufa!).

De acordo com Horácio Coutinho, mais do que oferecer cachorros-quentes, o Sr. Garibaldi vende sonhos, histórias e experiências lúdicas. Não se trata de um produto ou estabelecimento, mas de uma marca que soube se construir, se relacionar com diversos públicos. O destino não poderia ser outro: crescimento! 

 

Sr. Garibaldi marca: bem humorado, criativo, receptivo e delicioso 

Para criar a atmosfera envolvente e receptiva que o Sr. Garibaldi exigia, Horácio e seus sócios elaboraram diversas lendas acerca da marca, conferindo-lhe personalidade e carisma. O toque de criatividade está presente em todos os detalhes: do nome de cada cachorro-quente no cardápio à comunicação nas redes sociais, tudo foi pensado para encantar e fidelizar os clientes.

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“Tudo isso faz parte da construção da marca, cria um clima de diversão, descontração. É nesta atmosfera que nos baseamos. E não é uma coisa só da boca para fora. O clima dentro das lojas, dentro da cozinha, é descontraído e aconchegante. Queremos que as pessoas entendam e sejam cativadas pela história que criamos para a nossa marca. Queremos gerar envolvimento”, afirma Horácio.

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A personalidade do Sr. Garibaldi se estende também aos veículos que levam a marca para feiras e eventos. Cada um deles têm seu próprio nome – Horácio Coutinho conta para a gente em vídeo: 

 

Cachorro-quente no quintal, com roda de samba e amigos reunidos

“Traga sua toalha de piquenique, seu violão, seu pandeiro, seu chocalho, sua alegria; e não esquece que pode até trazer o seu cachorrinho se quiser! Todo mundo é bem-vindo no Quintal do BOB”.

O convite – praticamente irrecusável para um fim de tarde de muito calor na capital paranaense – deixa claro que o Sr. Garibaldi oferece um produto que vai muito além do cachorro-quente. A marca oferece aos seus clientes experiências que transformam a hora do lanche em momentos especiais.

Por falar em produto…

Nem só de lendas e experiências vive o Sr. Garibaldi. Para construir uma marca sólida é preciso gerar empatia, ir além das narrativas. É preciso apresentar estruturas e serviços efetivos, que levem um “final feliz” ao cliente. Por isso a grande aposta é na qualidade de seus produtos: salsichas artesanais, ingredientes especiais e receitas exclusivas.

Salsichas artesanais são ingrediente exclusivo do Sr. Garibaldi
Salsichas artesanais são ingredientes exclusivos do Sr. Garibaldi

“Difícil você comer um cachorro-quente aqui sem prestar atenção na salsicha. A criatividade está nisso: em buscar informações, descobrir um hábito novo de consumo, propor um jeito novo de comer. Todos os sabores do nosso cardápio remetem ao modo de consumo de outros países. Temos o cachorro-quente capadócio (com caponata de berinjela) ou o uruguaio (com mussarela e presunto). Nosso desafio é adaptar consumos de outras culturas à cultura brasileira”, afirma Horácio.

Os sócios do Sr. Garibaldi entendem que existe uma grande variedade de consumidores e buscam agradar a todos: “Nós tentamos envolver e criar vínculos com todos os tipos de público. Do mesmo jeito que criamos as lendas para um público que é cativado elementos lúdicos, construímos ambientes confortáveis para quem só quer comer um bom cachorro-quente com comodidade e aconchego. Temos também ambientes pets para aqueles que gostam da companhia de seus animais de estimação. Oferecemos cachorros-quentes vegetarianos, construímos food trucks para pessoas que buscam um alimento de qualidade numa oferta mais rápida. Enfim, criamos diversas pontas para conversar com diversos públicos”, explica.

Horácio e o food truck do Sr. Garibaldi
Horácio e o food truck do Sr. Garibaldi

O food truck é uma grande tendência deste ano. Perceber o crescimento deste segmento foi mais uma das sacadas do Sr. Garibaldi. “É outro formato de negócio, tem uma dinâmica diferente. Nos permite ir para rua e entregar um produto numa velocidade muito maior e num preço mais acessível. Tem uma coisa que eu sempre digo: se tem roda é pra rodar. Ao contrário do que fazem a maioria dos food trucks, nos concentramos mais em fazer eventos em outras cidades do que em Curitiba. A ideia é apresentar nossa marca para outras cidades, como Criciúma (SC), onde estamos construindo uma franquia. É isso que queremos: chegar a lugares diferentes, apresentar nossa marca, levar nosso produto”, finaliza Horácio.

O Sr. Garibaldi é a prova de que a construção de uma marca bem sucedida depende de diversos aspectos:  qualidade, inovação, criatividade e proximidade com o cliente.

 

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